Representações sociais dos órgãos de gestão acerca da cultura de escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2535 |
Resumo: | Este estudo tem por objectivo identificar as representações sociais que os professores, membros dos órgãos de gestão de um agrupamento de escolas, têm acerca da cultura de escola e da influência das interacções sociais entre os membros da comunidade educativa. Sobre a mesma, exploram-se vários conceitos relevantes como: as representações sociais, a cultura organizacional, a cultura de escola e a problemática da cultura organizacional escolar. Tendo em conta este objectivo, foi elaborado um trabalho de natureza qualitativa, com recurso às técnicas da entrevista semi-estruturada e da análise documental, tendo como finalidade identificar aspectos da cultura de escola, quer como um todo, quer nas suas diversas componentes. Os dados obtidos, a partir do conjunto de significações que os docentes associam à cultura de escola, permitiram o apuramento de um clima de escola bastante positivo entre todos os actores educativos, reflectindo-se esse ambiente na organização e gestão do agrupamento de escolas, bem como nas actividades programadas e na interacção com a comunidade educativa. Afigura-se verdadeiramente fundamental que as escolas possuam e implementem uma cultura de escola, como forma de afirmar a sua identidade e perconizar os valores expressos no projecto educativo. |
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Representações sociais dos órgãos de gestão acerca da cultura de escolaRepresentações sociaisPromoção da excelênciaCultura organizacionalSistema de representações sociaisEste estudo tem por objectivo identificar as representações sociais que os professores, membros dos órgãos de gestão de um agrupamento de escolas, têm acerca da cultura de escola e da influência das interacções sociais entre os membros da comunidade educativa. Sobre a mesma, exploram-se vários conceitos relevantes como: as representações sociais, a cultura organizacional, a cultura de escola e a problemática da cultura organizacional escolar. Tendo em conta este objectivo, foi elaborado um trabalho de natureza qualitativa, com recurso às técnicas da entrevista semi-estruturada e da análise documental, tendo como finalidade identificar aspectos da cultura de escola, quer como um todo, quer nas suas diversas componentes. Os dados obtidos, a partir do conjunto de significações que os docentes associam à cultura de escola, permitiram o apuramento de um clima de escola bastante positivo entre todos os actores educativos, reflectindo-se esse ambiente na organização e gestão do agrupamento de escolas, bem como nas actividades programadas e na interacção com a comunidade educativa. Afigura-se verdadeiramente fundamental que as escolas possuam e implementem uma cultura de escola, como forma de afirmar a sua identidade e perconizar os valores expressos no projecto educativo.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumMendes, Luís António2014-10-31T12:39:11Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:11.499020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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