Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiza Mônica Assis da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5658
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar os principais pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS) e suas aplicações no campo da comunicação organizacional. Nessa corrente teórica, as organizações são compreendidas como espaços privilegiados de produção e disseminação de representações sociais. No âmbito da pesquisa em comunicação organizacional procuramos demonstrar que seus processos comunicativos podem ser estudados em profundidade por meio da análise dos processos representacionais como a ancoragem e a objetivação. Mostramos, de modo resumido, os resultados de um estudo empírico sobre as representações da responsabilidade social em banco público, como exemplo de aplicação das reflexões teóricas e metodológicas aqui propostas.
id UCB-4_b7d18ba97967d640dbdd0311dfa9fde8
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5658
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicasTeoria das Representações Sociais. Representações sociais. Comunicação OrganizacionalEste artigo tem como principal objetivo apresentar os principais pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS) e suas aplicações no campo da comunicação organizacional. Nessa corrente teórica, as organizações são compreendidas como espaços privilegiados de produção e disseminação de representações sociais. No âmbito da pesquisa em comunicação organizacional procuramos demonstrar que seus processos comunicativos podem ser estudados em profundidade por meio da análise dos processos representacionais como a ancoragem e a objetivação. Mostramos, de modo resumido, os resultados de um estudo empírico sobre as representações da responsabilidade social em banco público, como exemplo de aplicação das reflexões teóricas e metodológicas aqui propostas.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/565810.31501/comunicologia.v7i2.5658Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 2, JUL./DEZ., 2014; 115-1281981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5658/3740Silva, Luiza Mônica Assis dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:24Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5658Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:24Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
title Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
spellingShingle Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
Silva, Luiza Mônica Assis da
Teoria das Representações Sociais. Representações sociais. Comunicação Organizacional
title_short Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
title_full Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
title_fullStr Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
title_full_unstemmed Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
title_sort Contribuições da Teoria das Representações Sociais para o Campo Comunicação Organizacional: reflexões teóricas e metodológicas
author Silva, Luiza Mônica Assis da
author_facet Silva, Luiza Mônica Assis da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiza Mônica Assis da
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das Representações Sociais. Representações sociais. Comunicação Organizacional
topic Teoria das Representações Sociais. Representações sociais. Comunicação Organizacional
description Este artigo tem como principal objetivo apresentar os principais pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS) e suas aplicações no campo da comunicação organizacional. Nessa corrente teórica, as organizações são compreendidas como espaços privilegiados de produção e disseminação de representações sociais. No âmbito da pesquisa em comunicação organizacional procuramos demonstrar que seus processos comunicativos podem ser estudados em profundidade por meio da análise dos processos representacionais como a ancoragem e a objetivação. Mostramos, de modo resumido, os resultados de um estudo empírico sobre as representações da responsabilidade social em banco público, como exemplo de aplicação das reflexões teóricas e metodológicas aqui propostas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5658
10.31501/comunicologia.v7i2.5658
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5658
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v7i2.5658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5658/3740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 2, JUL./DEZ., 2014; 115-128
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304105614639104