BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milheiro, Vitor
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos. Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade.
id RCAP_421e66fc9a3fc1455bb3486d4daa08a1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADESArtigosO objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos. Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932por2182-9608Milheiro, Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:48.906301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
title BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
spellingShingle BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
Milheiro, Vitor
Artigos
title_short BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
title_full BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
title_fullStr BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
title_full_unstemmed BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
title_sort BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
author Milheiro, Vitor
author_facet Milheiro, Vitor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milheiro, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos. Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130483432357888