BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos. Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade. |
id |
RCAP_421e66fc9a3fc1455bb3486d4daa08a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADESArtigosO objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos. Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932por2182-9608Milheiro, Vitorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:48.906301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
title |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
spellingShingle |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES Milheiro, Vitor Artigos |
title_short |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
title_full |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
title_fullStr |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
title_full_unstemmed |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
title_sort |
BICICLETA E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES |
author |
Milheiro, Vitor |
author_facet |
Milheiro, Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milheiro, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar as principais medidas que os países amigos da bicicleta tem vindo a implementar com a finalidade de devolver as cidades às pessoas e de provocar melhorias na qualidade de vida dos seus cidadãos. A constante monitorização das políticas de incentivo ao uso da bicicleta tem servido de base à publicação de variada literatura sobre este assunto. A análise destes trabalhos permitiu-nos verificar que nessas cidades diminuiu a poluição e o ruído, há menos engarrafamentos e são evidentes as melhorias na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos. Entre as principais medidas que tem conduzido ao aumento da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte e de lazer, destacamos a redução da capacidade de estacionamento automóvel no centro das cidades, a redução do número de faixas destinadas aos veículos automóveis, a criação de faixas específicas para os ciclistas, a implementação de medidas ativas e passivas de abrandamento da velocidade dos carros, a criação de estacionamentos adequados e seguros, o envolvimento das empresas disponibilizando balneários e estacionamento seguro aos seus empregados, a integração da bicicleta com outros meios de transporte e a facilitação do transporte das bicicletas nos transportes públicos. Palavras chave: bicicleta, ciclista, qualidade de vida, cidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130483432357888 |