O valor económico da bicicleta à escala local:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Pedro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Isidoro, Catarina, Moura e Sá, Frederico, Mota, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.18055/Finis25261
Resumo: A investigação sobre mobilidade urbana sustentável tem vindo a destacar o valor da bicicleta e os seus benefícios económicos, sociais e ambientais. No entanto, apesar do consenso quanto aos aspetos positivos, a mudança de paradigma que permita afirmar a bicicleta como meio de deslocação enfrenta desafios, principalmente em contextos onde é pouco utilizada. Em Portugal, segundo os Censos 2011, apenas 0,5% da população usa a bicicleta na sua mobilidade urbana diária. É neste contexto que o projeto BOOST desenvolveu um Roteiro para Cidades Principiantes que integra a estimativa do potencial valor económico da bicicleta, à escala local. Os resultados mostram que um aumento de cerca de 2% da quota modal da bicicleta em 10 anos, na globalidade dos municípios portugueses, pode corresponder a reduções de custos anuais superiores a 1,1 milhões de euros nas emissões de CO2, a quase 25 milhões de euros no consumo de combustível e a 500 mil euros na qualidade do ar. Quanto aos benefícios na saúde, a redução da mortalidade associada à atividade física e à redução da poluição atmosférica, representam um impacto económico positivo potencial superior a 140 milhões de euros em 10 anos para Portugal. Neste sentido, é possível concluir que padrões de deslocação mais sustentáveis e em que a bicicleta assuma uma posição de maior relevância terá um impacto económico substancial, pelo menos ao nível da saúde, da energia e ambiente.
id RCAP_f254c0e80bd71ffd29b06c9704e0a638
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor económico da bicicleta à escala local:El valor económico de la bicicleta a escala local:O valor económico da bicicleta à escala local:ArtigosA investigação sobre mobilidade urbana sustentável tem vindo a destacar o valor da bicicleta e os seus benefícios económicos, sociais e ambientais. No entanto, apesar do consenso quanto aos aspetos positivos, a mudança de paradigma que permita afirmar a bicicleta como meio de deslocação enfrenta desafios, principalmente em contextos onde é pouco utilizada. Em Portugal, segundo os Censos 2011, apenas 0,5% da população usa a bicicleta na sua mobilidade urbana diária. É neste contexto que o projeto BOOST desenvolveu um Roteiro para Cidades Principiantes que integra a estimativa do potencial valor económico da bicicleta, à escala local. Os resultados mostram que um aumento de cerca de 2% da quota modal da bicicleta em 10 anos, na globalidade dos municípios portugueses, pode corresponder a reduções de custos anuais superiores a 1,1 milhões de euros nas emissões de CO2, a quase 25 milhões de euros no consumo de combustível e a 500 mil euros na qualidade do ar. Quanto aos benefícios na saúde, a redução da mortalidade associada à atividade física e à redução da poluição atmosférica, representam um impacto económico positivo potencial superior a 140 milhões de euros em 10 anos para Portugal. Neste sentido, é possível concluir que padrões de deslocação mais sustentáveis e em que a bicicleta assuma uma posição de maior relevância terá um impacto económico substancial, pelo menos ao nível da saúde, da energia e ambiente.Research on sustainable urban mobility has highlighted the value of the bicycle and its economic, social and, environmental benefits. However, despite the consensus on the positive aspects, the paradigm shift that allows the bicycle to be affirmed as a means of daily commuting faces many challenges, especially in contexts where it is rarely used. In Portugal, according to the 2011 Census only 0.5% of the population uses the bicycle in their daily urban mobility. It is in this context that the BOOST project developed a Roadmap for Starter Cities that integrates the estimation of the potential economic value of cycling at a local scale. The results show that an increase of about 2% in the modal share of the bicycle in 10 years, in the whole of Portuguese municipalities, can correspond to annual cost reductions of more than 1.1 million euros in CO2 emissions, to almost 25 million euros in fuel consumption and 500 thousand euros in air quality. As for the health benefits, the reduction in mortality associated with physical activity and the reduction of air pollution, represent a potential positive economic impact of more than 140 million euros in 10 years for Portugal. In this sense, it is possible to conclude that more sustainable travel patterns and in which the bicycle assumes a more relevant position in urban mobility will have economic impacts, at least in terms of health, energy, and environment.La investigación sobre movilidad urbana sostenible ha puesto de relieve el valor de la bicicleta y sus beneficios económicos, sociales y medioambientales. A pesar del consenso sobre los aspectos positivos, el cambio de paradigma que permite afirmar la bicicleta como un medio de desplazamiento se enfrenta a muchos retos, especialmente en contextos donde raramente se utiliza. En Portugal, según el censo de 2011, solo el 0,5% de la población utiliza la bicicleta en su movilidad urbana diaria. Es en este contexto que el proyecto BOOST ha desarrollado un roadmap para Ciudades Principiantes, que integra la estimación del valor económico potencial del uso de bicicleta, a escala local. Los resultados muestran que un aumento de alrededor del 2% del uso de bicicleta en 10 años, en el conjunto de los municipios portugueses, puede corresponder a reducciones de costos anuales de más de 1,1 millones de euros en emisiones de CO2, a casi 25 millones de euros en consumo de combustible, y 500 mil euros en calidad del aire. En la salud, la reducción de la mortalidad asociada a la actividad física y la reducción de la contaminación atmosférica, representan un potencial impacto económico positivo de más de 140 millones de euros en 10 años para Portugal. Así, es posible concluir que, modelos de desplazamiento más sostenibles y, en los que la bicicleta, asuma una posición más importante en la movilidad urbana, tendrán un impacto económico sustancial, al menos, en términos de salud, energía y ambiente.Centro de Estudos Geográficos2022-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.18055/Finis25261por2182-29050430-5027Ferreira, João PedroIsidoro, CatarinaMoura e Sá, FredericoMota, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:40:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:12:57.526562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor económico da bicicleta à escala local:
El valor económico de la bicicleta a escala local:
O valor económico da bicicleta à escala local:
title O valor económico da bicicleta à escala local:
spellingShingle O valor económico da bicicleta à escala local:
Ferreira, João Pedro
Artigos
title_short O valor económico da bicicleta à escala local:
title_full O valor económico da bicicleta à escala local:
title_fullStr O valor económico da bicicleta à escala local:
title_full_unstemmed O valor económico da bicicleta à escala local:
title_sort O valor económico da bicicleta à escala local:
author Ferreira, João Pedro
author_facet Ferreira, João Pedro
Isidoro, Catarina
Moura e Sá, Frederico
Mota, José Carlos
author_role author
author2 Isidoro, Catarina
Moura e Sá, Frederico
Mota, José Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Pedro
Isidoro, Catarina
Moura e Sá, Frederico
Mota, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A investigação sobre mobilidade urbana sustentável tem vindo a destacar o valor da bicicleta e os seus benefícios económicos, sociais e ambientais. No entanto, apesar do consenso quanto aos aspetos positivos, a mudança de paradigma que permita afirmar a bicicleta como meio de deslocação enfrenta desafios, principalmente em contextos onde é pouco utilizada. Em Portugal, segundo os Censos 2011, apenas 0,5% da população usa a bicicleta na sua mobilidade urbana diária. É neste contexto que o projeto BOOST desenvolveu um Roteiro para Cidades Principiantes que integra a estimativa do potencial valor económico da bicicleta, à escala local. Os resultados mostram que um aumento de cerca de 2% da quota modal da bicicleta em 10 anos, na globalidade dos municípios portugueses, pode corresponder a reduções de custos anuais superiores a 1,1 milhões de euros nas emissões de CO2, a quase 25 milhões de euros no consumo de combustível e a 500 mil euros na qualidade do ar. Quanto aos benefícios na saúde, a redução da mortalidade associada à atividade física e à redução da poluição atmosférica, representam um impacto económico positivo potencial superior a 140 milhões de euros em 10 anos para Portugal. Neste sentido, é possível concluir que padrões de deslocação mais sustentáveis e em que a bicicleta assuma uma posição de maior relevância terá um impacto económico substancial, pelo menos ao nível da saúde, da energia e ambiente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.18055/Finis25261
url https://doi.org/10.18055/Finis25261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2905
0430-5027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Geográficos
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Geográficos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129997352370176