O tempo de estudo autónomo: processos de autorregulação da aprendizagem em alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mariana Ramos Brito da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15827
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling O tempo de estudo autónomo: processos de autorregulação da aprendizagem em alunos do 1.º ciclo do ensino básicoTempo de estudo autónomoPlano individual de trabalhoAutonomiaResponsabilizaçãoAutorregulação da aprendizagemAutonomous study timeIndividual work planLearning autonomyResponsibilityLearning self-regulationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar, de forma reflexiva, a prática pedagógica desenvolvida no 1.º CEB e em duas turmas do 6.º ano do 2.º CEB e, de igual modo, apresentar um trabalho de investigação desenvolvido durante a intervenção no 1.º CEB, subordinado ao tema, “O Tempo de Estudo Autónomo: processos de autorregulação da aprendizagem em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A investigação teve como principal objetivo estudar os processos de autorregulação da aprendizagem dos alunos, de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB, em TEA. Em conformidade com o objetivo geral, configuraram-se como objetivos específicos deste estudo, os seguintes: (i) caracterizar os processos de autorregulação das aprendizagens dos alunos em TEA, no início da intervenção pedagógica na PES II; (ii) caracterizar os processos de autorregulação das aprendizagens dos alunos em TEA, no final da intervenção pedagógica na PES II; (iii) comparar os processos de autorregulação das aprendizagens dos alunos em TEA no início e final da intervenção pedagógica na PES II. Tendo em consideração os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, e como técnicas de recolha de dados: o Focus Group, a observação participante e a análise documental. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo de acordo com os fundamentos propostos por Bardin (2013). Os resultados do estudo permitem identificar uma relação direta entre o trabalho desenvolvido, pelos alunos, em Tempo de Estudo Autónomo e o desenvolvimento de competências de autorregulação da aprendizagem, competências estas, sustentadas pelo desenvolvimento de outras como autonomia e responsabilização no trabalho em sala de aula.ABSTRACT This report is developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the Master’s in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This work it has the main to describe and reflectively analyze, in a reflective way, the pedagogical practice developed in the 1st Cycle of Basic Education and with two classes of the 6th year of the 2nd Cycle of Basic Education, in the same way, to present a research work developed during the intervention in the 1st Cycle of Basic Education, under the theme “The Autonomous Study Time and the processes of self-regulation of learning in students of the 1st Cycle of Basic Education”. The main objective of the investigation was to understand how the Autonomous Study Time enhances the self-regulation of students in the 1st Cycle of Basic Education. Thus, for this general objective, the following specific objectives were defined: (i) characterize the self-regulation processes of students’ learning in Autonomous Study Time, at the beginning of the pedagogical intervention in PES II; (ii) characterize the self-regulation processes of students’ learning in Autonomous Study Time, at the end of the pedagogical intervention in PES II; (iii) to compare the self-regulation processes of students’ learning in Autonomous Study Time at the beginning and end of the pedagogical intervention in PES II. Considering the objectives of the study, a qualitative methodology was chosen, and as data collection techniques: The Focus Group, participant observation and document analysis. The collected data were treated using the content analysis technique according to the fundamentals proposed by Bardin (2013). The results of the study allow us to identify a direct relationship between the work carried out by students in Autonomous Study Time and the development of learning self-regulation skills and, in the same way, of autonomy and responsibility skills in classroom work.Figueira, ConceiçãoRCIPLFonseca, Mariana Ramos Brito da Silva2023-03-22T10:59:23Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15827TID:203189221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:25.912441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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