A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes de Freitas, Kellen
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fofonca, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.30022
Resumo: O artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura científica, oportunizando reflexões em torno do seu desenvolvimento pedagógico, que deve ter uma intencionalidade e, com isso, um planejamento dos componentes curriculares, neste caso, História, podendo, desse modo, estimular a adoção crítica de dispositivos e artefatos digitais, tanto para os estudantes, como para a própria prática da docência.
id RCAP_4227567753d15afb64d18cc20116c0a9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de HistóriaNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasO artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura científica, oportunizando reflexões em torno do seu desenvolvimento pedagógico, que deve ter uma intencionalidade e, com isso, um planejamento dos componentes curriculares, neste caso, História, podendo, desse modo, estimular a adoção crítica de dispositivos e artefatos digitais, tanto para os estudantes, como para a própria prática da docência.The article presents a qualitative investigation, which aims to understand teachers' perceptions through a systematic literature review on pedagogical practice, especially with the critical adoption of digital learning objects (DLO) in pedagogical practice in high school. Thus, it presents some conceptions about ODAS concepts present in the scientific literature and in the systematic review to constitute, in an organized and objective way, considerations about ODA in pedagogical practices, bringing to light reflections around pedagogical development, which must have an intentionality and with Therefore, a planning of curricular components, in which it can stimulate the critical adoption of digital devices and artifacts, both for students and for the teaching practice itself and its ongoing training.El artículo presenta una investigación cualitativa, que tiene como objetivo comprender las percepciones de los profesores a través de una revisión sistemática de la literatura sobre la práctica pedagógica, especialmente con la adopción crítica de objetos digitales de aprendizaje (ODD) en la práctica pedagógica en la escuela secundaria. Así, presenta algunas concepciones sobre los conceptos ODA presentes en la literatura científica y en la revisión sistemática para constituir, de forma organizada y objetiva, consideraciones sobre los ODA en las prácticas pedagógicas, sacando a la luz reflexiones en torno al desarrollo pedagógico, que debe tener una intencionalidad y con por tanto, una planificación de componentes curriculares, en la que se pueda estimular la adopción crítica de dispositivos y artefactos digitales, tanto para los estudiantes como para la propia práctica docente y su formación permanente.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30022por1646-2335Mendes de Freitas, KellenFofonca, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.294249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
title A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
spellingShingle A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
Mendes de Freitas, Kellen
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas
title_short A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
title_full A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
title_fullStr A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
title_full_unstemmed A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
title_sort A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
author Mendes de Freitas, Kellen
author_facet Mendes de Freitas, Kellen
Fofonca, Eduardo
author_role author
author2 Fofonca, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes de Freitas, Kellen
Fofonca, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas
topic Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas
description O artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura científica, oportunizando reflexões em torno do seu desenvolvimento pedagógico, que deve ter uma intencionalidade e, com isso, um planejamento dos componentes curriculares, neste caso, História, podendo, desse modo, estimular a adoção crítica de dispositivos e artefatos digitais, tanto para os estudantes, como para a própria prática da docência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.30022
url https://doi.org/10.25755/int.30022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133546465460224