A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30022 |
Resumo: | O artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura científica, oportunizando reflexões em torno do seu desenvolvimento pedagógico, que deve ter uma intencionalidade e, com isso, um planejamento dos componentes curriculares, neste caso, História, podendo, desse modo, estimular a adoção crítica de dispositivos e artefatos digitais, tanto para os estudantes, como para a própria prática da docência. |
id |
RCAP_4227567753d15afb64d18cc20116c0a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de HistóriaNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasO artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura científica, oportunizando reflexões em torno do seu desenvolvimento pedagógico, que deve ter uma intencionalidade e, com isso, um planejamento dos componentes curriculares, neste caso, História, podendo, desse modo, estimular a adoção crítica de dispositivos e artefatos digitais, tanto para os estudantes, como para a própria prática da docência.The article presents a qualitative investigation, which aims to understand teachers' perceptions through a systematic literature review on pedagogical practice, especially with the critical adoption of digital learning objects (DLO) in pedagogical practice in high school. Thus, it presents some conceptions about ODAS concepts present in the scientific literature and in the systematic review to constitute, in an organized and objective way, considerations about ODA in pedagogical practices, bringing to light reflections around pedagogical development, which must have an intentionality and with Therefore, a planning of curricular components, in which it can stimulate the critical adoption of digital devices and artifacts, both for students and for the teaching practice itself and its ongoing training.El artículo presenta una investigación cualitativa, que tiene como objetivo comprender las percepciones de los profesores a través de una revisión sistemática de la literatura sobre la práctica pedagógica, especialmente con la adopción crítica de objetos digitales de aprendizaje (ODD) en la práctica pedagógica en la escuela secundaria. Así, presenta algunas concepciones sobre los conceptos ODA presentes en la literatura científica y en la revisión sistemática para constituir, de forma organizada y objetiva, consideraciones sobre los ODA en las prácticas pedagógicas, sacando a la luz reflexiones en torno al desarrollo pedagógico, que debe tener una intencionalidad y con por tanto, una planificación de componentes curriculares, en la que se pueda estimular la adopción crítica de dispositivos y artefactos digitales, tanto para los estudiantes como para la propia práctica docente y su formación permanente.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30022por1646-2335Mendes de Freitas, KellenFofonca, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.294249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
title |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
spellingShingle |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História Mendes de Freitas, Kellen Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
title_short |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
title_full |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
title_fullStr |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
title_full_unstemmed |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
title_sort |
A Adoção Crítica de Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de História |
author |
Mendes de Freitas, Kellen |
author_facet |
Mendes de Freitas, Kellen Fofonca, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Fofonca, Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes de Freitas, Kellen Fofonca, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
topic |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
description |
O artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre a prática pedagógica, especialmente acerca da adoção crítica de objetos digitais de aprendizagem (ODA) na prática pedagógica no Ensino Médio. Assim, tem-se como principal objetivo apresentar as percepções docentes a partir da natureza bibliográfica, numa revisão sistemática de literatura. Para tanto, apontamos concepções dos ODA presentes na literatura científica, oportunizando reflexões em torno do seu desenvolvimento pedagógico, que deve ter uma intencionalidade e, com isso, um planejamento dos componentes curriculares, neste caso, História, podendo, desse modo, estimular a adoção crítica de dispositivos e artefatos digitais, tanto para os estudantes, como para a própria prática da docência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.30022 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.30022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133546465460224 |