(Re)invenção da Educação e da Aprendizagem em Tempos de (Pós)pandemia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30767 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre como o contexto após suspensão das aulas presenciais por causa da COVID-19 foi significado por instituições de ensino e profissionais da educação. Para tanto, enfocam-se questões levantadas a partir da análise de narrativas orais e pictóricas de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, produzidas no diálogo com suas professoras e colegas. Também são descritas falas de professores/as e gestores atuantes na escola pesquisada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa utilizados foram a produção de desenhos seguida de debates coletivos, com as crianças, e entrevistas com os profissionais (professores e gestores) sendo os dados obtidos analisados com inspiração nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), e de referenciais teóricos tais como Lave (1991, 2013, 2015) e Vygotsky (1991). A pesquisa permitiu constatar a urgência de se atentar aos sentidos atribuídos pelas crianças e seus professores às mudanças educacionais e sociais vivenciadas no contexto de pandemia e de pós-pandemia. Suas narrativas indicam a premência de se (re)pensar a cultura escolar e a lógica que tem regido os processos de escolarização, levando-se em conta, crítica e reflexivamente, as questões, desafios e impasses pedagógicos, relacionais etc. com os quais essa instituição e seus atores têm sido levados a se deparar no decorrer dos últimos anos, especialmente. A concretização da escola como instituição democrática e do acesso ao direito à educação por parte dessas crianças dependem disso. |
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(Re)invenção da Educação e da Aprendizagem em Tempos de (Pós)pandemiaNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasO presente artigo busca refletir sobre como o contexto após suspensão das aulas presenciais por causa da COVID-19 foi significado por instituições de ensino e profissionais da educação. Para tanto, enfocam-se questões levantadas a partir da análise de narrativas orais e pictóricas de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, produzidas no diálogo com suas professoras e colegas. Também são descritas falas de professores/as e gestores atuantes na escola pesquisada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa utilizados foram a produção de desenhos seguida de debates coletivos, com as crianças, e entrevistas com os profissionais (professores e gestores) sendo os dados obtidos analisados com inspiração nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), e de referenciais teóricos tais como Lave (1991, 2013, 2015) e Vygotsky (1991). A pesquisa permitiu constatar a urgência de se atentar aos sentidos atribuídos pelas crianças e seus professores às mudanças educacionais e sociais vivenciadas no contexto de pandemia e de pós-pandemia. Suas narrativas indicam a premência de se (re)pensar a cultura escolar e a lógica que tem regido os processos de escolarização, levando-se em conta, crítica e reflexivamente, as questões, desafios e impasses pedagógicos, relacionais etc. com os quais essa instituição e seus atores têm sido levados a se deparar no decorrer dos últimos anos, especialmente. A concretização da escola como instituição democrática e do acesso ao direito à educação por parte dessas crianças dependem disso.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30767por1646-2335, Ana Carolina Stakonski, Ivone Maria Mendes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.912282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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