Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7363
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.
id RCAP_4235f4979c16ee813ca680c1009ae4fc
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º anoCompreensão HistóricaEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2ºcicloEnsino de HistóriaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.Mourão, Alda Maria MartinsAlves, Dina Catarina DuarteIC-OnlineMarques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos2022-07-13T14:15:22Z2022-02-072022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7363TID:203037294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:21.704048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
title Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
spellingShingle Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos
Compreensão Histórica
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2ºciclo
Ensino de História
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
title_short Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
title_full Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
title_fullStr Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
title_sort Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
author Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos
author_facet Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Alda Maria Martins
Alves, Dina Catarina Duarte
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão Histórica
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2ºciclo
Ensino de História
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
topic Compreensão Histórica
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2ºciclo
Ensino de História
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13T14:15:22Z
2022-02-07
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7363
TID:203037294
url http://hdl.handle.net/10400.8/7363
identifier_str_mv TID:203037294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136996297277440