Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7363 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos. |
id |
RCAP_4235f4979c16ee813ca680c1009ae4fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7363 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º anoCompreensão HistóricaEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2ºcicloEnsino de HistóriaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.Mourão, Alda Maria MartinsAlves, Dina Catarina DuarteIC-OnlineMarques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos2022-07-13T14:15:22Z2022-02-072022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7363TID:203037294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:21.704048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
title |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos Compreensão Histórica Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2ºciclo Ensino de História Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
title_full |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
title_sort |
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano |
author |
Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos |
author_facet |
Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourão, Alda Maria Martins Alves, Dina Catarina Duarte IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão Histórica Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2ºciclo Ensino de História Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Compreensão Histórica Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2ºciclo Ensino de História Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13T14:15:22Z 2022-02-07 2022-02-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7363 TID:203037294 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7363 |
identifier_str_mv |
TID:203037294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136996297277440 |