Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, António
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Pardal, Luís, Dias, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/195
Resumo: O ensino técnico e profissional têm-se diferenciado do outro ensino secundário pelo seu carácter marcadamente funcional e reprodutor das estruturas sociais (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). Nos últimos anos tem-se procurado negar esta realidade e criar um sistema de ideias positivo deste ensino em que ele tende a ser apresentado como alternativo ao ensino superior. Em termos metodológicos inquiriu-se uma amostra de 308 alunos dos cursos tecnológicos e dos técnico-profissionais em 2004 e cujos resultados foram comparados com os recolhidos em 1989, junto de 364 alunos, dos cursos técnico-profissionais. Procurou-se assim, por um lado, ver quem são os alunos que frequentam este ensino na actualidade e, por outro, apreciar as alterações ocorridas num espaço temporal de 15 anos. Os dados recolhidos mostram que o carácter funcional e regulador deste ensino se mantém e que continuam a verificar-se correlações fortes entre a sua frequência e a origem social e o aproveitamento escolar dos alunos até ao 9º ano, constatando-se ainda o acentuar destas realidades nos últimos 15 anos. Não obstante tudo isto as aspirações dos alunos estão mais centradas na ida para a universidade do que para o sistema de emprego, apesar da apreciação positiva que fazem desta formação. A ser assim parece que o sistema de ideias criado alterou as representações sobre este ensino mas ainda não alterou as opções que os alunos fazem para os seus trajectos profissionais.Technical and professional teaching has differentiated from other types of secondary teaching through its functional and reproductive character of social structures (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). During the last years people have tried to deny this reality and create a positive system of ideas of the technical-professional teaching in which it has been presented as an ideal pathway for many students and, in a certain way, an alternative to university education. With the objective of studying this reality, we performed an inquiry, in 2004, to a sample of 308 students of technological and technicalprofessional courses, comparing these results with the ones gathered in 1989 from a sample of 364 students of the technical-professional courses. We intended, on the one hand, to find out who are the students that attend these courses nowadays and, on the other hand, appreciate the alterations that occurred in these 15 years. The data gathered shows the functional and regulational character of this type of teaching is still maintained and that there are still strong correlations between its attendance and the social origin and school performance of the students up to the 9th grade, realities that have been accentuated in the past 15 years. Besides all this, the students aspirations are more centred on going to university rather than to the employment system, even though they consider this type of forming positive. It looks like the system of ideas created altered the representation on this type of teaching, but it hasn’t altered the options that the students make for their professional route.
id RCAP_423d7d0eeb4f4fb86cf602c03822d948
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procuraEnsino técnico-profissional;Ensino técnico-profissionalReprodução socialRepresentaçõesAspiraçõesO ensino técnico e profissional têm-se diferenciado do outro ensino secundário pelo seu carácter marcadamente funcional e reprodutor das estruturas sociais (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). Nos últimos anos tem-se procurado negar esta realidade e criar um sistema de ideias positivo deste ensino em que ele tende a ser apresentado como alternativo ao ensino superior. Em termos metodológicos inquiriu-se uma amostra de 308 alunos dos cursos tecnológicos e dos técnico-profissionais em 2004 e cujos resultados foram comparados com os recolhidos em 1989, junto de 364 alunos, dos cursos técnico-profissionais. Procurou-se assim, por um lado, ver quem são os alunos que frequentam este ensino na actualidade e, por outro, apreciar as alterações ocorridas num espaço temporal de 15 anos. Os dados recolhidos mostram que o carácter funcional e regulador deste ensino se mantém e que continuam a verificar-se correlações fortes entre a sua frequência e a origem social e o aproveitamento escolar dos alunos até ao 9º ano, constatando-se ainda o acentuar destas realidades nos últimos 15 anos. Não obstante tudo isto as aspirações dos alunos estão mais centradas na ida para a universidade do que para o sistema de emprego, apesar da apreciação positiva que fazem desta formação. A ser assim parece que o sistema de ideias criado alterou as representações sobre este ensino mas ainda não alterou as opções que os alunos fazem para os seus trajectos profissionais.Technical and professional teaching has differentiated from other types of secondary teaching through its functional and reproductive character of social structures (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). During the last years people have tried to deny this reality and create a positive system of ideas of the technical-professional teaching in which it has been presented as an ideal pathway for many students and, in a certain way, an alternative to university education. With the objective of studying this reality, we performed an inquiry, in 2004, to a sample of 308 students of technological and technicalprofessional courses, comparing these results with the ones gathered in 1989 from a sample of 364 students of the technical-professional courses. We intended, on the one hand, to find out who are the students that attend these courses nowadays and, on the other hand, appreciate the alterations that occurred in these 15 years. The data gathered shows the functional and regulational character of this type of teaching is still maintained and that there are still strong correlations between its attendance and the social origin and school performance of the students up to the 9th grade, realities that have been accentuated in the past 15 years. Besides all this, the students aspirations are more centred on going to university rather than to the employment system, even though they consider this type of forming positive. It looks like the system of ideas created altered the representation on this type of teaching, but it hasn’t altered the options that the students make for their professional route.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMartins, AntónioPardal, LuísDias, Carlos2010-10-26T22:52:45Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/195porMARTINS,António Maria;PARDAL, Luís António; DIAS, Carlos - Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.77-971646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:49Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:52.461687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
title Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
spellingShingle Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
Martins, António
Ensino técnico-profissional;Ensino técnico-profissional
Reprodução social
Representações
Aspirações
title_short Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
title_full Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
title_fullStr Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
title_full_unstemmed Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
title_sort Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura
author Martins, António
author_facet Martins, António
Pardal, Luís
Dias, Carlos
author_role author
author2 Pardal, Luís
Dias, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, António
Pardal, Luís
Dias, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico-profissional;Ensino técnico-profissional
Reprodução social
Representações
Aspirações
topic Ensino técnico-profissional;Ensino técnico-profissional
Reprodução social
Representações
Aspirações
description O ensino técnico e profissional têm-se diferenciado do outro ensino secundário pelo seu carácter marcadamente funcional e reprodutor das estruturas sociais (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). Nos últimos anos tem-se procurado negar esta realidade e criar um sistema de ideias positivo deste ensino em que ele tende a ser apresentado como alternativo ao ensino superior. Em termos metodológicos inquiriu-se uma amostra de 308 alunos dos cursos tecnológicos e dos técnico-profissionais em 2004 e cujos resultados foram comparados com os recolhidos em 1989, junto de 364 alunos, dos cursos técnico-profissionais. Procurou-se assim, por um lado, ver quem são os alunos que frequentam este ensino na actualidade e, por outro, apreciar as alterações ocorridas num espaço temporal de 15 anos. Os dados recolhidos mostram que o carácter funcional e regulador deste ensino se mantém e que continuam a verificar-se correlações fortes entre a sua frequência e a origem social e o aproveitamento escolar dos alunos até ao 9º ano, constatando-se ainda o acentuar destas realidades nos últimos 15 anos. Não obstante tudo isto as aspirações dos alunos estão mais centradas na ida para a universidade do que para o sistema de emprego, apesar da apreciação positiva que fazem desta formação. A ser assim parece que o sistema de ideias criado alterou as representações sobre este ensino mas ainda não alterou as opções que os alunos fazem para os seus trajectos profissionais.Technical and professional teaching has differentiated from other types of secondary teaching through its functional and reproductive character of social structures (Baudelot e Establet, 1971; Bourdieu e Passeron, 1964 e 1970; Snyders, 1981; Cruzeiro e Antunes, 1979; Martins, 1991; Pardal, Franco, Dias, Novaes e Sousa, 2003). During the last years people have tried to deny this reality and create a positive system of ideas of the technical-professional teaching in which it has been presented as an ideal pathway for many students and, in a certain way, an alternative to university education. With the objective of studying this reality, we performed an inquiry, in 2004, to a sample of 308 students of technological and technicalprofessional courses, comparing these results with the ones gathered in 1989 from a sample of 364 students of the technical-professional courses. We intended, on the one hand, to find out who are the students that attend these courses nowadays and, on the other hand, appreciate the alterations that occurred in these 15 years. The data gathered shows the functional and regulational character of this type of teaching is still maintained and that there are still strong correlations between its attendance and the social origin and school performance of the students up to the 9th grade, realities that have been accentuated in the past 15 years. Besides all this, the students aspirations are more centred on going to university rather than to the employment system, even though they consider this type of forming positive. It looks like the system of ideas created altered the representation on this type of teaching, but it hasn’t altered the options that the students make for their professional route.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2010-10-26T22:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/195
url http://hdl.handle.net/10400.15/195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS,António Maria;PARDAL, Luís António; DIAS, Carlos - Ensino técnico e profissional:natureza da oferta e da procura.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.77-97
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020131409920