A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13599
Resumo: A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é uma das principais demandas da saúde mental, sendo um dos problemas mais estudados do desenvolvimento da infância e adolescência. Neste estudo, pretende-se refletir acerca da perceção que os professores têm sobre diferentes aspetos relacionados com esta problemática, desde logo, o seu nível de conhecimentos, a sua perceção acerca do condicionamento da PHDA na aprendizagem e as formas de intervenção que consideram mais apropriadas. Para tal, aplicou-se um questionário devidamente elaborado, tendo em conta os objetivos propostos. Participaram neste estudo 124 professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os resultados mostram que os participantes têm conhecimento limitado, independentemente das habilitações académicas, do ciclo que lecionam e do tempo de serviço; conclui-se também que a PHDA condiciona a aprendizagem e é considerada grave. Demonstra-se, ainda, que os professores valorizam a intervenção familiar e individual. Devido aos avanços da PHDA no mundo científico, recomenda-se que se continuem estudos especialmente no que diz respeito à perceção dos professores.
id RCAP_423d9f375c1c7fdff62439b0b0d58ddd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos ProfessoresMESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOPSICOLOGIAPROFESSORESPERCEÇÃOPHDAPSYCHOLOGYTEACHERSPERCEPTIONA Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é uma das principais demandas da saúde mental, sendo um dos problemas mais estudados do desenvolvimento da infância e adolescência. Neste estudo, pretende-se refletir acerca da perceção que os professores têm sobre diferentes aspetos relacionados com esta problemática, desde logo, o seu nível de conhecimentos, a sua perceção acerca do condicionamento da PHDA na aprendizagem e as formas de intervenção que consideram mais apropriadas. Para tal, aplicou-se um questionário devidamente elaborado, tendo em conta os objetivos propostos. Participaram neste estudo 124 professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os resultados mostram que os participantes têm conhecimento limitado, independentemente das habilitações académicas, do ciclo que lecionam e do tempo de serviço; conclui-se também que a PHDA condiciona a aprendizagem e é considerada grave. Demonstra-se, ainda, que os professores valorizam a intervenção familiar e individual. Devido aos avanços da PHDA no mundo científico, recomenda-se que se continuem estudos especialmente no que diz respeito à perceção dos professores.The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the main quest in mental health, also it is the most studied problematic about childhood and adolescence development. This project, intends to reflect the perception that teachers have on different aspects of ADHD, therefore their level of knowledge, their perception about the conditioning of ADHD in learning and types of intervention that might be consider appropriate. For this purpose, it was applied a questionnaire elaborated targeting the main goals. There were 124 teachers from all levels of teaching. The results show the participants have limited knowledge independent, of their academic qualification, the level of teaching, the number of years at service; and the disabilities in learning are considered serious for ADHD. It is also shown that teachers value the individual and family intervention. The advances of ADHD in the scientific world are frequent, and it is recommended more studies about the perception of teachers in this subject.2023-02-16T14:40:22Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13599TID:202272117porCouto, Mónica Alexandra da Silva Britesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:11.713133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
title A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
spellingShingle A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
PROFESSORES
PERCEÇÃO
PHDA
PSYCHOLOGY
TEACHERS
PERCEPTION
title_short A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
title_full A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
title_fullStr A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
title_full_unstemmed A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
title_sort A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
author Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
author_facet Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
PROFESSORES
PERCEÇÃO
PHDA
PSYCHOLOGY
TEACHERS
PERCEPTION
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
PROFESSORES
PERCEÇÃO
PHDA
PSYCHOLOGY
TEACHERS
PERCEPTION
description A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é uma das principais demandas da saúde mental, sendo um dos problemas mais estudados do desenvolvimento da infância e adolescência. Neste estudo, pretende-se refletir acerca da perceção que os professores têm sobre diferentes aspetos relacionados com esta problemática, desde logo, o seu nível de conhecimentos, a sua perceção acerca do condicionamento da PHDA na aprendizagem e as formas de intervenção que consideram mais apropriadas. Para tal, aplicou-se um questionário devidamente elaborado, tendo em conta os objetivos propostos. Participaram neste estudo 124 professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os resultados mostram que os participantes têm conhecimento limitado, independentemente das habilitações académicas, do ciclo que lecionam e do tempo de serviço; conclui-se também que a PHDA condiciona a aprendizagem e é considerada grave. Demonstra-se, ainda, que os professores valorizam a intervenção familiar e individual. Devido aos avanços da PHDA no mundo científico, recomenda-se que se continuem estudos especialmente no que diz respeito à perceção dos professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2023-02-16T14:40:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13599
TID:202272117
url http://hdl.handle.net/10437/13599
identifier_str_mv TID:202272117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228969893888