Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7860
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação
id RCAP_f3c4c808a3607439cd2bc1e77eea612a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)PHDAProfessoresPerceçãoConhecimentoADHDTeachersPerceptionKnowledgeDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da EducaçãoO presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), relacionando essas perceções com o conhecimento que os mesmos detêm sobre a patologia. Além deste objetivo, foram incluídas ainda algumas variáveis sociodemográficas, como o Tempo de Serviço Docente, Experiência Prévia no Trabalho com Alunos com Diagnósticos de PHDA, Formação em PHDA e Ciclo de Ensino Lecionado, comparando-as com as três dimensões (Falta de Controlo, Perceção de Competência e Influências na Gestão) da escala de perceção. A amostra que constitui a presente investigação é composta por 109 sujeitos, que responderam ao Questionário de Avaliação do Conhecimento sobre a PHDA (QACP) (Oliveira, 2017) e ao questionário traduzido e adaptado do Beliefs regarding ADHD (Kos, 2004), por Alvarez (2014). Os principais resultados obtidos sugerem que os professores com maiores níveis de conhecimento percecionam uma maior Falta de Controlo e uma menor Competência, quando comparados com os professores com menores níveis de conhecimento. Relativamente às restantes variáveis, os resultados indicam a não existência de diferenças significativas entre as três dimensões da perceção e o Tempo de Serviço dos professores, sendo os resultados semelhantes na variável Formação em PHDA. Por outro lado, na variável Experiência Prévia no Trabalho com Crianças com PHDA verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção de Competência, indicando que os professores que referiram ter essa experiência, percecionam ter uma maior Competência. Por fim, os professores que lecionam alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico percecionam uma maior FalThe main objective of the present study is to characterize the perceptions of elementary and middle school teachers about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), relating these perceptions to the knowledge they have about the pathology. Besides this objective, some socio-demographic variables will also be included, such as Time of Teaching Service, Previous Experience in Working with Students with ADHD diagnoses, ADHD Training and the Teaching Course Taught, comparing them with the three dimensions (Lack of Control, Perception of Competence and Influences in Management) of the perception scale. The sample constituting this research consists of 109 participants, who answered the Questionnaire to Evaluate Knowledge of ADHD – QEKA (Questionário de Avaliação do Conhecimento da PHDA – QACP (Oliveira, 2017) and the adapted questionnaire of Beliefs regarding ADHD (Kos, 2004). The main results obtained suggest that teachers with higher levels of knowledge perceive a greater Lack of Control and a lower Competence, when compared with teachers with lower levels of knowledge. For the remaining variables, the results indicate that there are no significant differences between the three dimensions of perception and teachers' length of service, with similar results for the variable ADHD Training. On the other hand, in the variable Prior Experience in Working with Children with ADHD, there were statistically significant differences in the Perception of Competence dimension, indicating that teachers who reported having such prior experience perceived greater Competence. Finally, middle school teachers perceive a greater Lack of Control than elementary school teachers.Monteiro, VeraRepositório do ISPAMoreira, Catarina Isabel dos Santos Valido2020-12-16T18:03:18Z2020-10-01T00:00:00Z2020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7860202530850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:42.393402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
title Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
spellingShingle Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido
PHDA
Professores
Perceção
Conhecimento
ADHD
Teachers
Perception
Knowledge
title_short Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
title_full Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
title_fullStr Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
title_full_unstemmed Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
title_sort Perceção dos professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico sobre a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
author Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido
author_facet Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Catarina Isabel dos Santos Valido
dc.subject.por.fl_str_mv PHDA
Professores
Perceção
Conhecimento
ADHD
Teachers
Perception
Knowledge
topic PHDA
Professores
Perceção
Conhecimento
ADHD
Teachers
Perception
Knowledge
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T18:03:18Z
2020-10-01T00:00:00Z
2020-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7860
202530850
url http://hdl.handle.net/10400.12/7860
identifier_str_mv 202530850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551137911341056