A guerra espectáculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/2906
Resumo: O conceito de “guerras novas”, surgido no ocaso do século findo num trabalho de Mary Kaldor (New and Old Wars: Organized Violence in a Global Era, 1999), ensaiava uma primeira abordagem sistemática das novas expressões de beligerância que se afirmaram na última década do século XX, produto do ambiente estratégico pós-ordem bipolar e sobretudo da globalização. Seis anos depois, numa segunda edição do mesmo trabalho (2006), a autora completava o conceito lançado anos antes com um novo, inspirado em particular pelo ataque da NATO à Sérvia e na intervenção americana no Iraque em 2003: a “guerra espectáculo”. A guerra feita à distância, apostando fundamentalmente no air power, com baixos riscos para quem a conduz e capaz de produzir impactos visuais de grande efeito nos média.
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