A guerra espectáculo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/2906 |
Resumo: | O conceito de “guerras novas”, surgido no ocaso do século findo num trabalho de Mary Kaldor (New and Old Wars: Organized Violence in a Global Era, 1999), ensaiava uma primeira abordagem sistemática das novas expressões de beligerância que se afirmaram na última década do século XX, produto do ambiente estratégico pós-ordem bipolar e sobretudo da globalização. Seis anos depois, numa segunda edição do mesmo trabalho (2006), a autora completava o conceito lançado anos antes com um novo, inspirado em particular pelo ataque da NATO à Sérvia e na intervenção americana no Iraque em 2003: a “guerra espectáculo”. A guerra feita à distância, apostando fundamentalmente no air power, com baixos riscos para quem a conduz e capaz de produzir impactos visuais de grande efeito nos média. |
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