As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Catarina Baêta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31003
Resumo: A presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT.
id RCAP_425c9f07ad50b0b1bd032660cb4c19e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone PortugalTelecomunicaçõesServiços OTT5GMarketingCelebrity endorsementTelecommunicationsOTT servicesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT.This dissertation aims to investigate which marketing dynamics are adopted by telecommunications operators in order to face the growing popularity of Over-The-Top (OTT) services as Netflix, WhatsApp and YouTube. In the theoretical framework, we focused on the history of telecommunications, the convergence between OTT services and telecommunications operators’ main subjects, and marketing strategies implemented by the telecommunications’ sector. Among those strategies we highlight Brand Equity, Brand Loyalty and Celebrity Endorsement. Finally, in the empirical research we opted for a single Case Study based on Vodafone Portugal in order to clarify which strategies this operator is developing to stand out in an overloaded market. The research found that communication, advertising and innovation as decisive factors to the company as a brand in the face of the growth of OTT services.Jorge, Ana Margarida FerreiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Catarina Baêta2020-09-29T10:23:43Z2020-05-0420192020-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31003TID:202508722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:58.686628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
title As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
spellingShingle As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
Antunes, Catarina Baêta
Telecomunicações
Serviços OTT
5G
Marketing
Celebrity endorsement
Telecommunications
OTT services
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
title_full As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
title_fullStr As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
title_full_unstemmed As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
title_sort As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
author Antunes, Catarina Baêta
author_facet Antunes, Catarina Baêta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Ana Margarida Ferreira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Catarina Baêta
dc.subject.por.fl_str_mv Telecomunicações
Serviços OTT
5G
Marketing
Celebrity endorsement
Telecommunications
OTT services
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Telecomunicações
Serviços OTT
5G
Marketing
Celebrity endorsement
Telecommunications
OTT services
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-29T10:23:43Z
2020-05-04
2020-05-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31003
TID:202508722
url http://hdl.handle.net/10400.14/31003
identifier_str_mv TID:202508722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131963044397056