As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31003 |
Resumo: | A presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT. |
id |
RCAP_425c9f07ad50b0b1bd032660cb4c19e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone PortugalTelecomunicaçõesServiços OTT5GMarketingCelebrity endorsementTelecommunicationsOTT servicesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT.This dissertation aims to investigate which marketing dynamics are adopted by telecommunications operators in order to face the growing popularity of Over-The-Top (OTT) services as Netflix, WhatsApp and YouTube. In the theoretical framework, we focused on the history of telecommunications, the convergence between OTT services and telecommunications operators’ main subjects, and marketing strategies implemented by the telecommunications’ sector. Among those strategies we highlight Brand Equity, Brand Loyalty and Celebrity Endorsement. Finally, in the empirical research we opted for a single Case Study based on Vodafone Portugal in order to clarify which strategies this operator is developing to stand out in an overloaded market. The research found that communication, advertising and innovation as decisive factors to the company as a brand in the face of the growth of OTT services.Jorge, Ana Margarida FerreiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Catarina Baêta2020-09-29T10:23:43Z2020-05-0420192020-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31003TID:202508722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:58.686628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
title |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
spellingShingle |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal Antunes, Catarina Baêta Telecomunicações Serviços OTT 5G Marketing Celebrity endorsement Telecommunications OTT services Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
title_full |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
title_fullStr |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
title_full_unstemmed |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
title_sort |
As novas dinâmicas de marketing nas telecomunicações : caso Vodafone Portugal |
author |
Antunes, Catarina Baêta |
author_facet |
Antunes, Catarina Baêta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jorge, Ana Margarida Ferreira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Catarina Baêta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telecomunicações Serviços OTT 5G Marketing Celebrity endorsement Telecommunications OTT services Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Telecomunicações Serviços OTT 5G Marketing Celebrity endorsement Telecommunications OTT services Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A presente dissertação pretende investigar as novas dinâmicas de marketing que as operadoras de telecomunicações estão a implementar para se destacar face ao crescimento dos serviços Over-The-Top (OTT), como a Netflix, o WhatsApp e o YouTube. Desta forma, o enquadramento teórico aborda a história das telecomunicações, as principais temáticas provenientes da convergência entre os serviços OTT e as operadoras de telecomunicações, e das estratégias de marketing implementadas pelo setor das telecomunicações. Destacamos entre estas o Brand Equity, o Brand Loyalty e o Celebrity Endorsement. A investigação empírica consistiu num Estudo de Caso Único sobre a Vodafone Portugal de modo a compreender que estratégias a operadora adota para se destacar num mercado sobrelotado. Neste ponto percebemos então que fatores como a comunicação, publicidade e inovação são elementos chave para a empresa enquanto marca num ambiente de crescimento dos serviços OTT. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-29T10:23:43Z 2020-05-04 2020-05-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/31003 TID:202508722 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/31003 |
identifier_str_mv |
TID:202508722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131963044397056 |