O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paula Alexandra Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30129
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_42798f3880edc92a936418d22d6f45ac
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015Ensino da educação físicaPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico revela-se uma etapa indispensável na formação académica, uma vez que permite ao estagiário colocar em prática os conhecimentos científicos adquiridos na formação inicial, potenciando o desenvolvimento dos mesmos através da intervenção pedagógica e adaptando-os ao contexto real (escola). O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico que integra as unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, pretendendo englobar a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante a intervenção pedagógica. Este documento traduz todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo 2014/2015, junto de uma turma do 8ºano de escolaridade. Este contempla três capítulos essenciais: o primeiro alusivo à contextualização da prática desenvolvida; o segundo relativo à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, nomeadamente o planeamento, a realização, a avaliação e a ética profissional; e o terceiro respeitante ao aprofundamento do tema problema: “O impacto do “Dia Ferrer Paralímpicos” nas atitudes dos alunos sem NEE do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de Educação Física”. Este estudo tem como objetivo principal avaliar o impacto do programa de atividade física adaptada, denominado “Dia Ferrer Paralímpicos”, nas atitudes dos alunos sem NEE face à inclusão de pares com NEE nas aulas de EF e secundariamente analisar as variáveis que influenciam essas atitudes. A amostra é constituída por 27 alunos do 8º ano de escolaridade, 14 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, com idade média de 13 anos. Para avaliar as atitudes dos alunos, foi aplicada antes e depois da atividade a versão traduzida e adaptada por Campos e Ferreira (2012) do questionário Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education – Revised (CAIPE-R) (Block,1995). Os resultados mostraram, que após a implementação da atividade, houve diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos sem NEE, originando atitudes mais favoráveis por parte destes face à inclusão de pares com NEE nas aulas de Educação Física. The Pedagogic Internship proves to be an indispensable stage in academic training, as it allows the trainee to put into practice the scientific knowledge acquired in initial training, enhancing its development through educational intervention and adapting it to the real context (school). The final report of internship comes under the Pedagogic Internship that integrates the curricular units that make up the course of study of the 2nd year of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education in Faculty of Sports Science and Physical Education of Coimbra University, intending to include the description and reflection about developed practices and obtained learning along the pedagogical intervention. This document reflects all the work developed throughout the internship in Integrated Basic School c / JI Prof. Dr. Ferrer Correia, in the school year 2014/2015, with a class of 8th grade. This includes three main chapters: the first about the contextualization of developed practice; the second on the reflective analysis of the pedagogical practice, including the planning, conduct, evaluation and professional ethics; and the third concerning the deepening of the problem theme "The impact of the " Ferrer Paralympics Day " in the attitudes of 8th graders due to the inclusion of peers with SEN in physical education classes." This study aims to evaluate the impact of adapted physical activity program, called "Ferrer Paralympic Day" in the attitudes of students towards inclusion pairs with SEN in PE classes and secondarily analyze the variables that influence these attitudes. The sample consists of 27 students of the 8th grade, 14 male and 13 female, and age average of 13 years. To evaluate the attitudes of students, it was applied before and after the activity the version translated and adapted by Campos and Ferreira (2012) questionnaire Children's Attitudes Toward Integrated Physical Education - Revised (CAIPE-R) (Block, 1995). The results showed that after the implementation of the activity, there were statistically significant differences in the attitudes of students without special needs, resulting in more favorable attitudes towards inclusion of these pairs with SEN in physical education classes.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30129http://hdl.handle.net/10316/30129TID:201341948porGonçalves, P. (2015). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Gonçalves, Paula Alexandra Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
title O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
spellingShingle O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
Gonçalves, Paula Alexandra Teixeira
Ensino da educação física
Prática pedagógica
title_short O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
title_full O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
title_fullStr O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
title_full_unstemmed O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
title_sort O impacto do "Dia Ferrer Paralímpicos" nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de pares com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada C-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºF no ano letivo de 2014-2015
author Gonçalves, Paula Alexandra Teixeira
author_facet Gonçalves, Paula Alexandra Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paula Alexandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30129
http://hdl.handle.net/10316/30129
TID:201341948
url http://hdl.handle.net/10316/30129
identifier_str_mv TID:201341948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, P. (2015). Relatório Final de Estágio. Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302575707586560