Educação para a saúde na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vanessa Raquel Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6842
Resumo: A Educação e a Saúde são dos bens mais preciosos que temos. Neste sentido é importante que desde tenra idade fomentemos nas crianças cuidados relacionadas com a sua saúde física e mental. Esta foi a temática escolhida para desenvolvermos um projeto, com um grupo de 25 crianças do Ensino Pré-escolar, que teve como principal objetivo motivar e fomentar nas crianças escolhas que lhe possibilitam uma vida saudável. A metodologia utlizada foi a metodologia de projeto, onde nas diversas fases foram trabalhadas diversas atividades, com as crianças. O grupo mostrou-se bastante motivado, observando-se no decorrer do projeto uma evolução na forma como as crianças iam colaborando nas atividades. Através da observação e avaliação do projeto concluiu-se que este tipo de metodologia e estratégias escolhidas influenciam as escolhas das crianças bem como foram determinantes para o seu alerta perante os pais. Este projeto foi implementado durante a prática pedagógica desenvolvida no Jardim de Infância Escola Básica nº2. Este Jardim de Infância, em particular a sala com o grupo que trabalhamos, já apresentava alguns projetos alusivos ao tema de Educação para a Saúde na escola, foi neste sentido que se achou pertinente colocar em prática um projeto que fosse ao encontro das necessidades e principalmente das curiosidades e interesses do grupo. A prática de ensino supervisionada decorreu durante cerca de 7 meses. O período de observação e cooperação inicial foi fundamental para a prática pedagógica, uma vez que nos ajudou a conhecer o grupo, os seus interesses, bem como as estratégias que poderiam ter um impacto positivo no grupo. E foi isso que aconteceu, começamos por implementar uma estratégia de trabalho englobando todo o grupo, trabalhando com todos em sistemático, mas facilmente percebemos que essa forma de trabalho não seria viável, começando assim a trabalhar em pequenos grupos para alcançar todos os objetivos. Realizámos avaliações sistemáticas para que conseguíssemos, junto das crianças perceber o impacto que os conhecimentos que eram transmitidos, através das atividades, iam tendo no seu dia-a-dia. A avaliação não poderia ter sido mais positiva. Inicialmente o medo de errar era constante, uma vez que o grupo era bastante agitado. Esta avaliação foi positiva não apenas observando as crianças e o seu feedback mas principalmente pelo feedback dos pais.
id RCAP_427d4cf55367c812051b567fd37ea804
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a saúde na educação pré-escolarEducação para a saúdeEducação pré-escolarA Educação e a Saúde são dos bens mais preciosos que temos. Neste sentido é importante que desde tenra idade fomentemos nas crianças cuidados relacionadas com a sua saúde física e mental. Esta foi a temática escolhida para desenvolvermos um projeto, com um grupo de 25 crianças do Ensino Pré-escolar, que teve como principal objetivo motivar e fomentar nas crianças escolhas que lhe possibilitam uma vida saudável. A metodologia utlizada foi a metodologia de projeto, onde nas diversas fases foram trabalhadas diversas atividades, com as crianças. O grupo mostrou-se bastante motivado, observando-se no decorrer do projeto uma evolução na forma como as crianças iam colaborando nas atividades. Através da observação e avaliação do projeto concluiu-se que este tipo de metodologia e estratégias escolhidas influenciam as escolhas das crianças bem como foram determinantes para o seu alerta perante os pais. Este projeto foi implementado durante a prática pedagógica desenvolvida no Jardim de Infância Escola Básica nº2. Este Jardim de Infância, em particular a sala com o grupo que trabalhamos, já apresentava alguns projetos alusivos ao tema de Educação para a Saúde na escola, foi neste sentido que se achou pertinente colocar em prática um projeto que fosse ao encontro das necessidades e principalmente das curiosidades e interesses do grupo. A prática de ensino supervisionada decorreu durante cerca de 7 meses. O período de observação e cooperação inicial foi fundamental para a prática pedagógica, uma vez que nos ajudou a conhecer o grupo, os seus interesses, bem como as estratégias que poderiam ter um impacto positivo no grupo. E foi isso que aconteceu, começamos por implementar uma estratégia de trabalho englobando todo o grupo, trabalhando com todos em sistemático, mas facilmente percebemos que essa forma de trabalho não seria viável, começando assim a trabalhar em pequenos grupos para alcançar todos os objetivos. Realizámos avaliações sistemáticas para que conseguíssemos, junto das crianças perceber o impacto que os conhecimentos que eram transmitidos, através das atividades, iam tendo no seu dia-a-dia. A avaliação não poderia ter sido mais positiva. Inicialmente o medo de errar era constante, uma vez que o grupo era bastante agitado. Esta avaliação foi positiva não apenas observando as crianças e o seu feedback mas principalmente pelo feedback dos pais.Education and Health are the most precious assets we have. In this sense it is important that from an early age to be encouraged in children care related to their physical and mental health. This was the thematic chosen to develop a project with a group of 25 children in the kindergarten, which had as main objective to motivate and encourage the children choices that enable an a healthy life. We used the design methodology, where in the different phases were worked many activities with the children. The group proved to be very motivated, observing the course of the project an evolution in the way the children were cooperating in activities. Through the observation and evaluation of the project it was concluded that this type of methodology and chosen strategies influence the choices of children and were determinant for its warning to parents. This project was implemented during pedagogical practice developed in Jardim de Infância Escola Básica n.º2. This kindergarten, especially the room with the group we work with, already presented some related to the theme of Education for school health projects, was this sense that we found appropriate to implemented a project that would meet the needs and mainly the curiosities and interests of the group. A supervised teaching practice was held over about seven months. The observation period and initial cooperation was essential to the pedagogical practice, as it helped us to know the group, their interests, as well as strategies that could have a positive impact on the group. And that's what happenedwe started to implement a work strategy covering the entire group, working with all at the same time, but easily realize that this way of working was not viable, beginning therefore to work in small groups so that we could achieve all objectives. We performed systematic reviews for which we could, among children, perceive the impact for the knowledge that was transmitted through the activities were having on their day-to-day. The evaluation could not have been more positive. Initially the fear of failure was constant, since the group was quite busy. This review was positive not only watching the children and their feedback but mainly by feedback from the parents.2016-11-16T16:05:59Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6842porGomes, Vanessa Raquel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:40.731828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a saúde na educação pré-escolar
title Educação para a saúde na educação pré-escolar
spellingShingle Educação para a saúde na educação pré-escolar
Gomes, Vanessa Raquel Gonçalves
Educação para a saúde
Educação pré-escolar
title_short Educação para a saúde na educação pré-escolar
title_full Educação para a saúde na educação pré-escolar
title_fullStr Educação para a saúde na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Educação para a saúde na educação pré-escolar
title_sort Educação para a saúde na educação pré-escolar
author Gomes, Vanessa Raquel Gonçalves
author_facet Gomes, Vanessa Raquel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vanessa Raquel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a saúde
Educação pré-escolar
topic Educação para a saúde
Educação pré-escolar
description A Educação e a Saúde são dos bens mais preciosos que temos. Neste sentido é importante que desde tenra idade fomentemos nas crianças cuidados relacionadas com a sua saúde física e mental. Esta foi a temática escolhida para desenvolvermos um projeto, com um grupo de 25 crianças do Ensino Pré-escolar, que teve como principal objetivo motivar e fomentar nas crianças escolhas que lhe possibilitam uma vida saudável. A metodologia utlizada foi a metodologia de projeto, onde nas diversas fases foram trabalhadas diversas atividades, com as crianças. O grupo mostrou-se bastante motivado, observando-se no decorrer do projeto uma evolução na forma como as crianças iam colaborando nas atividades. Através da observação e avaliação do projeto concluiu-se que este tipo de metodologia e estratégias escolhidas influenciam as escolhas das crianças bem como foram determinantes para o seu alerta perante os pais. Este projeto foi implementado durante a prática pedagógica desenvolvida no Jardim de Infância Escola Básica nº2. Este Jardim de Infância, em particular a sala com o grupo que trabalhamos, já apresentava alguns projetos alusivos ao tema de Educação para a Saúde na escola, foi neste sentido que se achou pertinente colocar em prática um projeto que fosse ao encontro das necessidades e principalmente das curiosidades e interesses do grupo. A prática de ensino supervisionada decorreu durante cerca de 7 meses. O período de observação e cooperação inicial foi fundamental para a prática pedagógica, uma vez que nos ajudou a conhecer o grupo, os seus interesses, bem como as estratégias que poderiam ter um impacto positivo no grupo. E foi isso que aconteceu, começamos por implementar uma estratégia de trabalho englobando todo o grupo, trabalhando com todos em sistemático, mas facilmente percebemos que essa forma de trabalho não seria viável, começando assim a trabalhar em pequenos grupos para alcançar todos os objetivos. Realizámos avaliações sistemáticas para que conseguíssemos, junto das crianças perceber o impacto que os conhecimentos que eram transmitidos, através das atividades, iam tendo no seu dia-a-dia. A avaliação não poderia ter sido mais positiva. Inicialmente o medo de errar era constante, uma vez que o grupo era bastante agitado. Esta avaliação foi positiva não apenas observando as crianças e o seu feedback mas principalmente pelo feedback dos pais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16T16:05:59Z
2016-11-16T00:00:00Z
2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6842
url http://hdl.handle.net/10348/6842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137132751618048