Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Sara Maria dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25711
Resumo: Nas últimas décadas, tem-se verificado uma intensificação das investigações sobre competitividade. Numa fase inicial, os estudos sobre esta temática eram direcionados para um contexto industrial generalizado. No entanto, recentemente, os investigadores começaram a estudar a competitividade em relação a indústrias mais específicas, como é o caso do turismo, com principal destaque para os destinos turísticos e para o setor hoteleiro. A competitividade é, de facto, uma temática atual e cada vez mais valorizada pelos empresários na tomada de decisões estratégicas. Num mercado cada vez mais competitivo, devido ao desenvolvimento crescente do turismo a nível mundial e, consequentemente, do setor hoteleiro, torna-se imprescindível alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre esta temática, direcionada para o setor hoteleiro, como forma de conhecer os conceitos base sobre os quais assenta o estudo empírico. O objetivo central deste estudo é identificar quais os principais fatores competitivos do Hotel Estalagem da Pateira, localizado em Águeda, através de um inquérito por questionário direcionado aos hóspedes. Recorreu-se ao programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences), para a análise e cruzamento dos dados recolhidos. De um modo geral, este estudo permitiu definir o perfil de hóspede que visita o hotel, compreender as suas principais preferências e caraterísticas de viagem e avaliar a competitividade dos fatores competitivos a nível externo e interno. Por conseguinte, tornou possível compreender quais os fatores competitivos mais valorizados pelos hóspedes e quais as áreas em que se deve apostar no futuro para que o hotel possa alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Em conclusão, verificou-se que a análise dos fatores competitivos é fundamental para aumentar a competitividade de um estabelecimento hoteleiro.
id RCAP_42860cdf3b024ddcb10933941d4337fc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da PateiraCompetitividadeDestino turísticoIndústria hoteleiraFatores competitivosÁguedaNas últimas décadas, tem-se verificado uma intensificação das investigações sobre competitividade. Numa fase inicial, os estudos sobre esta temática eram direcionados para um contexto industrial generalizado. No entanto, recentemente, os investigadores começaram a estudar a competitividade em relação a indústrias mais específicas, como é o caso do turismo, com principal destaque para os destinos turísticos e para o setor hoteleiro. A competitividade é, de facto, uma temática atual e cada vez mais valorizada pelos empresários na tomada de decisões estratégicas. Num mercado cada vez mais competitivo, devido ao desenvolvimento crescente do turismo a nível mundial e, consequentemente, do setor hoteleiro, torna-se imprescindível alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre esta temática, direcionada para o setor hoteleiro, como forma de conhecer os conceitos base sobre os quais assenta o estudo empírico. O objetivo central deste estudo é identificar quais os principais fatores competitivos do Hotel Estalagem da Pateira, localizado em Águeda, através de um inquérito por questionário direcionado aos hóspedes. Recorreu-se ao programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences), para a análise e cruzamento dos dados recolhidos. De um modo geral, este estudo permitiu definir o perfil de hóspede que visita o hotel, compreender as suas principais preferências e caraterísticas de viagem e avaliar a competitividade dos fatores competitivos a nível externo e interno. Por conseguinte, tornou possível compreender quais os fatores competitivos mais valorizados pelos hóspedes e quais as áreas em que se deve apostar no futuro para que o hotel possa alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Em conclusão, verificou-se que a análise dos fatores competitivos é fundamental para aumentar a competitividade de um estabelecimento hoteleiro.In the last few decades there has been an intensification in the investigations about competitiveness. At the early stage, the studies on this theme were directed towards a generalized industrial context. However, recently, researchers have been study competitiveness in more specific industries such as tourism, with a particular focus on tourist destinations and the hospitality industry. In fact, competitiveness is a current theme and increasingly valued by entrepreneurs in making strategic decisions. In an increasingly competitive market, due to the growing development of tourism worldwide and, consequently, the hotel industry, it is imperative to achieve a competitive advantage over competition. This dissertation presents a literature review about this theme, directed to the hotel industry, as a way of knowing the basic concepts on which the empirical study is based. The main goal of this study is to identify the competitive factors of Hotel Estalagem da Pateira, located in Águeda, through out a survey answered by the guests. The statistical program SPSS (Statistical Program for Social Sciences) was used for the analysis and cross-referencing of the collected data. In general, this study allowed to define the profile of the guest which visits the hotel, to understand their main preferences and characteristics of travel and to evaluate the competitiveness of competitive factors at the external and internal levels. Consequently, it has made it possible to understand which of the competitive factors most valued by guests and which areas to bet on in the future so that the hotel can achieve a competitive advantage over the competition. In conclusion, it was verified that the analysis of the competitive factors is fundamental to increase the competitiveness of a hotel establishment.2019-04-08T14:15:56Z2017-10-31T00:00:00Z2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25711TID:202239560porPinho, Sara Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:50Zoai:ria.ua.pt:10773/25711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:52.464923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
title Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
spellingShingle Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
Pinho, Sara Maria dos Santos
Competitividade
Destino turístico
Indústria hoteleira
Fatores competitivos
Águeda
title_short Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
title_full Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
title_fullStr Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
title_full_unstemmed Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
title_sort Fatores competitivos em hotelaria : o caso do hotel Estalagem da Pateira
author Pinho, Sara Maria dos Santos
author_facet Pinho, Sara Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Sara Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Destino turístico
Indústria hoteleira
Fatores competitivos
Águeda
topic Competitividade
Destino turístico
Indústria hoteleira
Fatores competitivos
Águeda
description Nas últimas décadas, tem-se verificado uma intensificação das investigações sobre competitividade. Numa fase inicial, os estudos sobre esta temática eram direcionados para um contexto industrial generalizado. No entanto, recentemente, os investigadores começaram a estudar a competitividade em relação a indústrias mais específicas, como é o caso do turismo, com principal destaque para os destinos turísticos e para o setor hoteleiro. A competitividade é, de facto, uma temática atual e cada vez mais valorizada pelos empresários na tomada de decisões estratégicas. Num mercado cada vez mais competitivo, devido ao desenvolvimento crescente do turismo a nível mundial e, consequentemente, do setor hoteleiro, torna-se imprescindível alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Esta dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre esta temática, direcionada para o setor hoteleiro, como forma de conhecer os conceitos base sobre os quais assenta o estudo empírico. O objetivo central deste estudo é identificar quais os principais fatores competitivos do Hotel Estalagem da Pateira, localizado em Águeda, através de um inquérito por questionário direcionado aos hóspedes. Recorreu-se ao programa estatístico SPSS (Statistical Program for Social Sciences), para a análise e cruzamento dos dados recolhidos. De um modo geral, este estudo permitiu definir o perfil de hóspede que visita o hotel, compreender as suas principais preferências e caraterísticas de viagem e avaliar a competitividade dos fatores competitivos a nível externo e interno. Por conseguinte, tornou possível compreender quais os fatores competitivos mais valorizados pelos hóspedes e quais as áreas em que se deve apostar no futuro para que o hotel possa alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência. Em conclusão, verificou-se que a análise dos fatores competitivos é fundamental para aumentar a competitividade de um estabelecimento hoteleiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31T00:00:00Z
2017-10-31
2019-04-08T14:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25711
TID:202239560
url http://hdl.handle.net/10773/25711
identifier_str_mv TID:202239560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137643294883840