Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3610 |
Resumo: | O nosso sistema numérico é um sistema posicional e de base dez. É posicional porque o valor dos símbolos depende da posição que ocupam. É de base dez por serem necessárias dez unidades de ordem inferior para compor uma de ordem imediatamente superior. Embora consideremos este sistema simples e natural quando o utilizamos no dia a dia, não nos devemos esquecer de como é sofisticado e engenhoso. A humanidade demorou muito a ter um sistema numérico como o que utilizamos presentemente. Houve mesmo épocas em que civilizações avançadas utilizavam diferentes sistemas em simultâneo. Alguns consideravelmente piores do que o atual. Por isso, não podemos almejar que uma criança em idade pré-escolar possa compreender totalmente o sistema decimal. De facto, a temática das ordens numéricas e, em particular, a da ordem das dezenas, é consideravelmente delicada. Neste artigo, exploraremos algumas formas de abordar o conceito de ordem das dezenas junto de crianças a partir dos cinco anos de idade. As ideias apresentadas são inspiradas no Singapore Math, método utilizado para o ensino da matemática inicial em Singapura, um exemplo bem-sucedido da abordagem "concreto-pictórico-abstrato". |
id |
RCAP_42b72975806bf76c594154138381eedc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3610 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenasEducação Pré-EscolarOrdem das DezenasOrdens NuméricasSistema DecimalConcreto-Pictórico-AbstratoO nosso sistema numérico é um sistema posicional e de base dez. É posicional porque o valor dos símbolos depende da posição que ocupam. É de base dez por serem necessárias dez unidades de ordem inferior para compor uma de ordem imediatamente superior. Embora consideremos este sistema simples e natural quando o utilizamos no dia a dia, não nos devemos esquecer de como é sofisticado e engenhoso. A humanidade demorou muito a ter um sistema numérico como o que utilizamos presentemente. Houve mesmo épocas em que civilizações avançadas utilizavam diferentes sistemas em simultâneo. Alguns consideravelmente piores do que o atual. Por isso, não podemos almejar que uma criança em idade pré-escolar possa compreender totalmente o sistema decimal. De facto, a temática das ordens numéricas e, em particular, a da ordem das dezenas, é consideravelmente delicada. Neste artigo, exploraremos algumas formas de abordar o conceito de ordem das dezenas junto de crianças a partir dos cinco anos de idade. As ideias apresentadas são inspiradas no Singapore Math, método utilizado para o ensino da matemática inicial em Singapura, um exemplo bem-sucedido da abordagem "concreto-pictórico-abstrato".Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática ElementarRepositório da Universidade dos AçoresSantos, Carlos PereiraTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha2016-02-01T13:18:30Z2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3610porSantos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Matemática na Educação Pré-Escolar: A ordem das dezenas", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 5, 23-39.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:46Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:14.712522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
title |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
spellingShingle |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas Santos, Carlos Pereira Educação Pré-Escolar Ordem das Dezenas Ordens Numéricas Sistema Decimal Concreto-Pictórico-Abstrato |
title_short |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
title_full |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
title_fullStr |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
title_full_unstemmed |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
title_sort |
Matemática na Educação Pré-Escolar : A ordem das dezenas |
author |
Santos, Carlos Pereira |
author_facet |
Santos, Carlos Pereira Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Pereira Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ordem das Dezenas Ordens Numéricas Sistema Decimal Concreto-Pictórico-Abstrato |
topic |
Educação Pré-Escolar Ordem das Dezenas Ordens Numéricas Sistema Decimal Concreto-Pictórico-Abstrato |
description |
O nosso sistema numérico é um sistema posicional e de base dez. É posicional porque o valor dos símbolos depende da posição que ocupam. É de base dez por serem necessárias dez unidades de ordem inferior para compor uma de ordem imediatamente superior. Embora consideremos este sistema simples e natural quando o utilizamos no dia a dia, não nos devemos esquecer de como é sofisticado e engenhoso. A humanidade demorou muito a ter um sistema numérico como o que utilizamos presentemente. Houve mesmo épocas em que civilizações avançadas utilizavam diferentes sistemas em simultâneo. Alguns consideravelmente piores do que o atual. Por isso, não podemos almejar que uma criança em idade pré-escolar possa compreender totalmente o sistema decimal. De facto, a temática das ordens numéricas e, em particular, a da ordem das dezenas, é consideravelmente delicada. Neste artigo, exploraremos algumas formas de abordar o conceito de ordem das dezenas junto de crianças a partir dos cinco anos de idade. As ideias apresentadas são inspiradas no Singapore Math, método utilizado para o ensino da matemática inicial em Singapura, um exemplo bem-sucedido da abordagem "concreto-pictórico-abstrato". |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 2015-12-22T00:00:00Z 2016-02-01T13:18:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3610 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Carlos P.; Teixeira, Ricardo C. (2015). "Matemática na Educação Pré-Escolar: A ordem das dezenas", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 5, 23-39. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130714338230272 |