O cuidar especializado à pessoa em situação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41606 |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde - Porto da Universidade Católica Portuguesa, e a evidência do percurso realizado na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório que é composta por dois momentos de estágio, sendo eles: o Serviço de Cuidados Intensivos e o Serviço de Urgência de um Hospital na zona norte, no período de 5 de setembro de 2022 a 16 de dezembro de 2022. Numa perspetiva geral, a prestação de cuidados à pessoa em situação crítica deve ser alicerçada numa visão holística em que o objetivo será otimizar todas as intervenções que ocorrem e que são necessárias para a salvaguarda da vida da pessoa, sendo este um foco do enfermeiro especialista. Do Enfermeiro Especialista, espera-se a posse e a demonstração não só conhecimento científico, técnico e relacional baseados na experiência, como também um olhar crítico e reflexivo sobre novas situações. Assim, com base nestes pressupostos, a aquisição e sedimentação de conhecimento e o desenvolvimento de competências Especializadas em Enfermagem na área da Pessoa em Situação Crítica permitirão exercer de forma mais autónoma, aperfeiçoar a prática assistencial diária, desenvolver perícia nesta área e uma melhor adaptação a um ambiente em constante transformação e evolução. Este documento pretende descrever todas as atividades desenvolvidas durante os dois momentos de estágio, realizados em contexto de Unidade Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência com vista à aquisição de competências técnicas, humanas e científicas enquanto futura enfermeira mestre e especialista. Durante a prática de estágio, foi possível realizar uma proposta de projeto de melhoria relativa à segurança do utente na aplicação do Cateter Arterial no Serviço de Urgência, em consonância com o enfermeiro tutor, e a realização de um trabalho sobre a Comunicação eficaz através da Técnica ISBAR atendendo ao perfil do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica, numa Unidade de Cuidados Intensivos, com objetivo de saber qual a opinião dos enfermeiros sobre o uso e beneficio da técnica ISBAR na passagem de turno e, assim, contribuir com dados sensíveis e pertinentes, sustentados pela evidência científica para ambos os contextos. Estruturalmente, o relatório inicia-se pela introdução, contemplando depois o segundo capítulo que é dedicado ao percurso de desenvolvimento, ainda no primeiro ano do curso, em contexto de emergência extra-hospitalar, que serviu de base diferenciadora para os restantes estágios. No terceiro capítulo decorre a análise das competências adquiridas e a contextualização dos diferentes locais de estágio, analisando criticamente as competências adquiridas em cada domínio de competências Comuns do Enfermeiro Especialista. Em cada domínio são descritas as atividades desenvolvidas e que permitiram a concretização dos objetivos específicos em cada serviço. Por fim, é realizada uma reflexão global do percurso, apresentada na conclusão. Para a realização deste relatório foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva, fundamentada com a pesquisa bibliográfica com o objetivo de descrever e fundamentar o caminho percorrido para a aquisição de conhecimento e competências especializados no âmbito do curso. |
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O cuidar especializado à pessoa em situação críticaSpecialised care for person in critical situationEnfermeiro especialistaPessoa em situação críticaEnfermagem médico-cirúrgicaCompetênciasSpecialized nurseCritically ill patientMedical-surgical nursingCompetenciesDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde - Porto da Universidade Católica Portuguesa, e a evidência do percurso realizado na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório que é composta por dois momentos de estágio, sendo eles: o Serviço de Cuidados Intensivos e o Serviço de Urgência de um Hospital na zona norte, no período de 5 de setembro de 2022 a 16 de dezembro de 2022. Numa perspetiva geral, a prestação de cuidados à pessoa em situação crítica deve ser alicerçada numa visão holística em que o objetivo será otimizar todas as intervenções que ocorrem e que são necessárias para a salvaguarda da vida da pessoa, sendo este um foco do enfermeiro especialista. Do Enfermeiro Especialista, espera-se a posse e a demonstração não só conhecimento científico, técnico e relacional baseados na experiência, como também um olhar crítico e reflexivo sobre novas situações. Assim, com base nestes pressupostos, a aquisição e sedimentação de conhecimento e o desenvolvimento de competências Especializadas em Enfermagem na área da Pessoa em Situação Crítica permitirão exercer de forma mais autónoma, aperfeiçoar a prática assistencial diária, desenvolver perícia nesta área e uma melhor adaptação a um ambiente em constante transformação e evolução. Este documento pretende descrever todas as atividades desenvolvidas durante os dois momentos de estágio, realizados em contexto de Unidade Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência com vista à aquisição de competências técnicas, humanas e científicas enquanto futura enfermeira mestre e especialista. Durante a prática de estágio, foi possível realizar uma proposta de projeto de melhoria relativa à segurança do utente na aplicação do Cateter Arterial no Serviço de Urgência, em consonância com o enfermeiro tutor, e a realização de um trabalho sobre a Comunicação eficaz através da Técnica ISBAR atendendo ao perfil do enfermeiro especialista em enfermagem Médico-Cirúrgica, numa Unidade de Cuidados Intensivos, com objetivo de saber qual a opinião dos enfermeiros sobre o uso e beneficio da técnica ISBAR na passagem de turno e, assim, contribuir com dados sensíveis e pertinentes, sustentados pela evidência científica para ambos os contextos. Estruturalmente, o relatório inicia-se pela introdução, contemplando depois o segundo capítulo que é dedicado ao percurso de desenvolvimento, ainda no primeiro ano do curso, em contexto de emergência extra-hospitalar, que serviu de base diferenciadora para os restantes estágios. No terceiro capítulo decorre a análise das competências adquiridas e a contextualização dos diferentes locais de estágio, analisando criticamente as competências adquiridas em cada domínio de competências Comuns do Enfermeiro Especialista. Em cada domínio são descritas as atividades desenvolvidas e que permitiram a concretização dos objetivos específicos em cada serviço. Por fim, é realizada uma reflexão global do percurso, apresentada na conclusão. Para a realização deste relatório foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva, fundamentada com a pesquisa bibliográfica com o objetivo de descrever e fundamentar o caminho percorrido para a aquisição de conhecimento e competências especializados no âmbito do curso.This report is part of the Master's Degree Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing of Critically Ill Patients in the Institute of Health Sciences – Universidade Católica Portuguesa, Porto. It presents evidence of the internship and report module, which includes two internship moments: at the Intensive Care Unit and at the Emergency Department of a hospital in the northern region from September 5th, 2022, to December 16th, 2022. In general, the provision of care for critically ill patients should be based on a holistic approach aimed at optimizing all necessary interventions to safeguard the person's life, which is a focus of the specialized nurse. The specialized nurse is expected to possess and demonstrate scientific, technical, and relational knowledge based on experience, as well as a critical and reflective perspective on new situations. Therefore, the acquisition and consolidation of knowledge and the development of specialized nursing skills in the area of critically ill patients will enable nurses to practice more autonomously, improve daily care practice, develop expertise in this area, and adapt to a constantly changing and evolving environment. This document describes all the activities carried out during the two internship moments, in the Intensive Care Unit and Emergency Department, with a view to acquiring technical, human, and scientific skills as a future Master's level and specialized nurse. During the internship, it was possible to propose a project to improve patient safety in the application of the Arterial Catheter in the Emergency Department in agreement with the supervising nurse, as well as to conduct a study on effective communication through the ISBAR technique. This study aimed to investigate the opinion of nurses about the use and benefits of the ISBAR technique during shift change in the Intensive Care Unit and contribute relevant data supported by scientific evidence for both contexts. Structurally, the report begins with an introduction and then covers the second chapter dedicated to the development journey during the first year of the course in an extra-hospital emergency context, which served as a differentiating basis for the remaining internships. The third chapter analyzes the acquired competencies and contextualizes the different internship locations, critically analyzing the competencies acquired in each domain of the Common Competencies of the Specialized Nurse. Each domain describes the activities developed, which allowed the achievement of specific objectives in each service. Finally, a global reflection on the journey is presented in the conclusion. To carry out this report, a critical-reflexive methodology was used, based on bibliographic research with the aim of describing and justifying the path taken to acquire specialized knowledge and skills in the course.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendonça, Catarina Alexandre Miranda2023-07-06T17:09:52Z2023-06-292023-042023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41606TID:203324226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:16.623297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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