Famílias, estratégias educativas e percursos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, João
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2354
Resumo: O alongamento da escolaridade obrigatória nas últimas décadas coloca à pesquisa sociológica sobre as desigualdades sociais na educação a necessidade de se questionar sobre as transformações que têm reconfigurado os complexos processos sociais produzidos pelo desenvolvimento dos sistemas educativos contemporâneos. Com recurso a modelos explicativos não deterministas, o presente artigo procura conhecer um tal quadro de complexidade e de opacidade. Para o efeito, e tomando por referência uma investigação sociológica recente desenvolvida em três contextos escolares de Lisboa, o artigo centra a sua atenção na acção e estratégias educativas das famílias dos referidos contextos e demonstra que as oposições tradicionais na relação com a escola têm vindo a transformar-se num quadro de diferenciação das valorizações, atitudes e trajectos escolares.
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