Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Patrícia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2355
Resumo: As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competênciaschave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta
id RCAP_9cf779362f69f8103bcd17ee95690b3c
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizadosDossierAs sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competênciaschave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta2017-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2355por0872-3419Ávila, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T16:19:54Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:03.416040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
title Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
spellingShingle Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
Ávila, Patrícia
Dossier
title_short Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
title_full Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
title_fullStr Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
title_full_unstemmed Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
title_sort Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados
author Ávila, Patrícia
author_facet Ávila, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier
topic Dossier
description As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos pouco escolarizados recentemente envolvidos em processos de reconhecimento e certificação de competências-chave. Analisa-se, de forma focada e teoricamente orientada, um conjunto de dimensões relevantes para a compreensão dos contextos, dinâmicas e processos que, no decorrer da vida, condicionam, ou proporcionam, o desenvolvimento de competências, nomeadamente de literacia, assim como os possíveis efeitos de um dispositivo que visa, a par da certificação de competênciaschave adquiridas, o desenvolvimento das competências em falta
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2355
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130765996326912