De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Mónica Maria da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1906
Resumo: O presente relatório enquadra-se na unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes distintas, sendo que, nesta primeira parte abrange a caracterização do meio, do jardim-de-infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. A segunda parte refere-se ao estudo realizado nesse contexto. Na terceira e última parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre todas as PES, conclusão, bibliografia e anexos referentes ao trabalho. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível promover hábitos de higiene oral em crianças dos 3 aos 4 anos de idade?”. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação focada, entrevistas e registos fotográficos. O estudo em questão contou com a participação de treze crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos de idade. Tendo em conta a faixa etária, o presente estudo envolveu a realização de várias atividades, todas elas de carácter lúdico que visaram essencialmente motivar e consciencializar as crianças para a importância da higiene oral, a fim de a promover ao longo das suas vidas. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho da higiene oral em contexto escolar, assim como todas as atividades à volta desta temática no referido contexto, foram potenciadoras de aprendizagens significativas e, essencialmente, fomentadoras de hábitos de higiene oral por parte das crianças. Para além do impacto no grupo de crianças, foram ainda visíveis resultados do projeto na alteração de hábitos também em contexto familiar.
id RCAP_42e5eb93844b2a13a1790ff246fa1fc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-InfânciaHábitos de higiene oralSaúde oralPré-escolarCantinho da higiene oralOral hygiene habitsOral healthPreschoolCorner of oral hygieneO presente relatório enquadra-se na unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes distintas, sendo que, nesta primeira parte abrange a caracterização do meio, do jardim-de-infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. A segunda parte refere-se ao estudo realizado nesse contexto. Na terceira e última parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre todas as PES, conclusão, bibliografia e anexos referentes ao trabalho. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível promover hábitos de higiene oral em crianças dos 3 aos 4 anos de idade?”. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação focada, entrevistas e registos fotográficos. O estudo em questão contou com a participação de treze crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos de idade. Tendo em conta a faixa etária, o presente estudo envolveu a realização de várias atividades, todas elas de carácter lúdico que visaram essencialmente motivar e consciencializar as crianças para a importância da higiene oral, a fim de a promover ao longo das suas vidas. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho da higiene oral em contexto escolar, assim como todas as atividades à volta desta temática no referido contexto, foram potenciadoras de aprendizagens significativas e, essencialmente, fomentadoras de hábitos de higiene oral por parte das crianças. Para além do impacto no grupo de crianças, foram ainda visíveis resultados do projeto na alteração de hábitos também em contexto familiar.This report is part of the lecture of Supervised teaching Practice II (ESP II) of the master's degree in Preschool Education and was developed in a kindergarten of the municipality of Viana do Castelo.This report is structured into three distinct parts, and, in this first part covers the middle of kindergarten and children's group where the PESII. The second part refers to the study in that context. In the third and final part of this report was made a final reflection on all PES, conclusion, bibliography and annexes relating to work. This study was developed around the question:” Is it possible to promote oral hygiene habits on 3 to 4 years old children?”. this research was supported on a qualitative methodology using different instruments for data collection such as observations, interviews and photographic records. This study had the participation of 13 children with ages between 3 and 4 years old. Taking in account the age range, the present study involved the realization of several activities, all of them of a playful nature that aimed essentially to motivate and make children aware of the importance of oral hygiene to promote it throughout their lives. The results of the study show that the creation of the oral hygiene area in the school context, as well as all the activities around this theme in the mentioned context, were potentially of significant learning and essentially foment of oral hygiene habits on children. In addition to the impact on children behavior there were also visible results on the familiar habits.2017-08-25T17:16:24Z2017-07-21T00:00:00Z2017-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1906TID:201729490porDuarte, Mónica Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:09:10Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:09:10Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
title De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
spellingShingle De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
Duarte, Mónica Maria da Silva
Hábitos de higiene oral
Saúde oral
Pré-escolar
Cantinho da higiene oral
Oral hygiene habits
Oral health
Preschool
Corner of oral hygiene
title_short De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
title_full De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
title_fullStr De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
title_full_unstemmed De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
title_sort De Pequenino se cuida dos dentinhos: Práticas de higiene oral com crianças do 3/4 anos num Jardim-de-Infância
author Duarte, Mónica Maria da Silva
author_facet Duarte, Mónica Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Mónica Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de higiene oral
Saúde oral
Pré-escolar
Cantinho da higiene oral
Oral hygiene habits
Oral health
Preschool
Corner of oral hygiene
topic Hábitos de higiene oral
Saúde oral
Pré-escolar
Cantinho da higiene oral
Oral hygiene habits
Oral health
Preschool
Corner of oral hygiene
description O presente relatório enquadra-se na unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Este relatório encontra-se estruturado em três partes distintas, sendo que, nesta primeira parte abrange a caracterização do meio, do jardim-de-infância e do grupo das crianças onde decorreu a PES II. A segunda parte refere-se ao estudo realizado nesse contexto. Na terceira e última parte deste relatório efetua-se uma reflexão final sobre todas as PES, conclusão, bibliografia e anexos referentes ao trabalho. O estudo acima referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “É possível promover hábitos de higiene oral em crianças dos 3 aos 4 anos de idade?”. Apoiado numa metodologia qualitativa, centrada num desenho de investigação-ação, recorreu-se a diversos instrumentos de recolha de dados como grelhas de observação focada, entrevistas e registos fotográficos. O estudo em questão contou com a participação de treze crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos de idade. Tendo em conta a faixa etária, o presente estudo envolveu a realização de várias atividades, todas elas de carácter lúdico que visaram essencialmente motivar e consciencializar as crianças para a importância da higiene oral, a fim de a promover ao longo das suas vidas. Os resultados do estudo evidenciam que a criação do cantinho da higiene oral em contexto escolar, assim como todas as atividades à volta desta temática no referido contexto, foram potenciadoras de aprendizagens significativas e, essencialmente, fomentadoras de hábitos de higiene oral por parte das crianças. Para além do impacto no grupo de crianças, foram ainda visíveis resultados do projeto na alteração de hábitos também em contexto familiar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25T17:16:24Z
2017-07-21T00:00:00Z
2017-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1906
TID:201729490
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1906
identifier_str_mv TID:201729490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543256490115072