Passagens entre o filme-ensaio e o documentário (revisões/problematizações)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/1006 |
Resumo: | Unlike documentary, the essay film is “a way that thinks”, which inscribes movements and thought processes of the filmmaker in action, revealing their modes of subjectivation. Stylistics that erupted in audiovisual and cinema in recent decades, lightly named autobiographical, in the first person, self-portraits, performatives, were indexed as documentary, but their consistency refers to the uniqueness of the essayfilm. The purpose of the text is to analyse and discuss, from a filmic corpus, how these differences and passages between these two territories or conceptions of cinema operate. |
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Passagens entre o filme-ensaio e o documentário (revisões/problematizações)Passagens entre o filme-ensaio e o documentário (revisões/problematizações)Passagens entre o filme-ensaio e o documentário (revisões/problematizações)Passagens entre o filme-ensaio e o documentário (Revisões/Problematizações)essay film; documentary; subjectivation; thought processesensayo cinematográfico; documental; subjetivación; procesos de pensamientofilm-essai ; documentaire ; subjectivation ; processus de penséefilme-ensaio; documentário; subjetivação; processos de pensamentoUnlike documentary, the essay film is “a way that thinks”, which inscribes movements and thought processes of the filmmaker in action, revealing their modes of subjectivation. Stylistics that erupted in audiovisual and cinema in recent decades, lightly named autobiographical, in the first person, self-portraits, performatives, were indexed as documentary, but their consistency refers to the uniqueness of the essayfilm. The purpose of the text is to analyse and discuss, from a filmic corpus, how these differences and passages between these two territories or conceptions of cinema operate.A diferencia del documental, el cine-ensayo es “una forma de pensar”, que inscribe movimientos y procesos de pensamiento del cineasta en acción, revelando sus modos de subjetivación. Estilismos que irrumpieron en el cine audiovisual en las últimas décadas, levemente autobiográficos, en primera persona, autorretratos, performativos, fueron indexados como documentales, pero su consistencia remite a la singularidad del film-ensayo. El propósito del texto es analizar y discutir, desde uncorpus fílmico, cómo operan estas diferencias y pasajes entre estos dos territorios o concepciones del cine.Contrairement au documentaire, le film-essai est « une manière qui pense », qui inscrit les mouvements et les processus de pensée du cinéaste en action, révélant ses modes de subjectivation. Les stylistiques qui ont fait irruption dans le cinéma audiovisuel ces dernières décennies, peut-être dénommées avec une certaine légèreté autobiographiques, à la première personne, autoportraits, performatifs, ont été répertoriées comme documentaires, mais leur cohérence renvoie à l’unicité du film-essai. Le propos du texte est d’analyser et de discuter, à partir d’un corpus filmique, comment opèrent ces différences et passages entre ces deux territoires ou conceptions du cinéma.Diferentemente do documentário, o filme-ensaio é “uma forma que pensa”,que inscreve movimentos e processos de pensamento do realizador em ato, dando a ver seus modos de subjetivação. Estilísticas que irromperam nas últimas décadas no cinema-audiovisual, nomeadas com ligeireza de autobiográficas, em primeira pessoa, autorretratos, performativas, foram indexadas como documentais, mas sua consistência remete à singularidade do filme-ensaio. O propósito do texto é analisar e problematizar, a partir de um corpus fílmico, como se operam essas diferenças e passagens entre esses dois territórios ou concepções do cinema.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/1006oai:doc.ubi.pt:article/1006DOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animationDOC On-line; n. 30: CINEMA DE ANIMAÇÃO | Cine de animación | Animated cinema | Cinéma d'animation1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/1006http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/1006/pdfCopyright (c) 2021 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francisco Elinaldo2022-12-03T05:26:26ZPortal AgregadorONG |
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