À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100007 |
Resumo: | Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1]. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. |
id |
RCAP_42ea785ca1cbc622b3fc3c02df588aea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722019000100007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaConsciência da palavralinguagem orallinguagem escritacrianças em idade pré-escolareducação pré-escolarEste estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1]. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100007Da Investigação às Práticas v.9 n.1 2019reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100007Ribeiro,Andreia OsórioHorta,Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:20Zoai:scielo:S2182-13722019000100007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:29.586991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
spellingShingle |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica Ribeiro,Andreia Osório Consciência da palavra linguagem oral linguagem escrita crianças em idade pré-escolar educação pré-escolar |
title_short |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_full |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_fullStr |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_full_unstemmed |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_sort |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
author |
Ribeiro,Andreia Osório |
author_facet |
Ribeiro,Andreia Osório Horta,Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Horta,Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Andreia Osório Horta,Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência da palavra linguagem oral linguagem escrita crianças em idade pré-escolar educação pré-escolar |
topic |
Consciência da palavra linguagem oral linguagem escrita crianças em idade pré-escolar educação pré-escolar |
description |
Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida[1]. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722019000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.9 n.1 2019 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376409223168 |