À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10477 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 |
id |
RCAP_8606bfb01b4137cfac7fe7d474671158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaConsciência da palavraLinguagem oralLinguagem escritaCrianças em idade pré-escolarEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017O Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita.Horta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaRibeiro, Andreia Osório2018-03-23T16:04:40Z2017-12-0620172017-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10477TID:201849178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:07Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:10.289570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
spellingShingle |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica Ribeiro, Andreia Osório Consciência da palavra Linguagem oral Linguagem escrita Crianças em idade pré-escolar Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_full |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_fullStr |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_full_unstemmed |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
title_sort |
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica |
author |
Ribeiro, Andreia Osório |
author_facet |
Ribeiro, Andreia Osório |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Horta, Maria Helena Martins da Cruz Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Andreia Osório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência da palavra Linguagem oral Linguagem escrita Crianças em idade pré-escolar Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Consciência da palavra Linguagem oral Linguagem escrita Crianças em idade pré-escolar Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-06 2017 2017-12-06T00:00:00Z 2018-03-23T16:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10477 TID:201849178 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10477 |
identifier_str_mv |
TID:201849178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133253550997504 |