À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andreia Osório
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10477
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
id RCAP_8606bfb01b4137cfac7fe7d474671158
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaConsciência da palavraLinguagem oralLinguagem escritaCrianças em idade pré-escolarEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017O Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita.Horta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaRibeiro, Andreia Osório2018-03-23T16:04:40Z2017-12-0620172017-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10477TID:201849178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:07Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:10.289570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
spellingShingle À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Ribeiro, Andreia Osório
Consciência da palavra
Linguagem oral
Linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_full À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_fullStr À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_full_unstemmed À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_sort À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
author Ribeiro, Andreia Osório
author_facet Ribeiro, Andreia Osório
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andreia Osório
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência da palavra
Linguagem oral
Linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Consciência da palavra
Linguagem oral
Linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Educação pré-escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06
2017
2017-12-06T00:00:00Z
2018-03-23T16:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10477
TID:201849178
url http://hdl.handle.net/10400.1/10477
identifier_str_mv TID:201849178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133253550997504