Nos trilhos da individualização religiosa : um estudo de caso sobre duas comunidades religiosas sociologicamente distintas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Andreia Filipa Soares Passos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/8319
Resumo: A modernidade surge frequentemente associada a uma perda progressiva da importância da religião para o funcionamento das sociedades, ideia que está na base das teorias tradicionais sobre a secularização. Contudo, num contexto de modernidade avançada, merecem ser destacados alguns paradoxos que, em nosso entender, põem em causa o alcance dos argumentos que adoptam uma visão unilinear da relação entre modernidade e religião, e, por conseguinte do próprio processo de secularização. Recusando dissecar a secularização a partir de um único ângulo, propusemo-nos analisar, segundo o método de estudo de caso, a integração normativa nos respectivos modelos oficiais de religião de duas comunidades religiosas pertencentes a dois tipos de organizações religiosas sociológicamente distintas, a Igreja Católica Romana e as Testemunhas de Jeová. Assumindo-se a modernidade como um uqadro pluralista onde diversas expressões religiosas, mesmo que dialécticas, se podem cruzar, adquire especial relevância pensar os esquemas clássicos de análise que percepcionaram a secularização como um processo unidireccional culminando na retirada definitiva da religião das sociedades contemporâneas, reflectindo, a partir de duas organizações (que no discurso sociológico tradicional constituem os dois pólos de um mesmo eixo), sobre o facto de a modernidade secularizada favorecer, a um nível meso-societal, isto é, organizacional, a diversidade de grupos religiosos, tanto de natureza mais universalista como de natureza mais sectária, concorrendo ao mesmo tempo, e quase que paradoxalmente, para a diluição dos particularismos de uns e de outros grupos. Por outro lado, a um nível micro, a modernidade secularizada contribui para a acentuação da tendência para a individualização, o que se, por um lado, não significou necessariamente uma obstrução à formação de comunidades religiosas em que o grupo adquire prevalência sobre o indivíduo.(...)
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