Um estudo piloto na aula de formação auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116 |
Resumo: | Este estudo pretende aferir o impacto de uma proposta pluridisciplinar e multidimensional no reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica, organização melódica/harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística/instrumental. Face às características e objetivos do estudo, foi desenvolvido um design experimental de grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Participaram quarenta e dois alunos de uma instituição de ensino superior (n=21 grupo experimental e n=21 grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 18 e 49 anos. Os dados foram recolhidos no princípio e no final do período de implementação (40 sessões de 30 minutos de duração) através da aplicação do Teste de Conhecimento Individual e do Teste de Reconhecimento Auditivo. Os resultados revelam a existência de diferenças significativas entre os resultados de desempenho do grupo experimental e grupo de controlo relativamente ao reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica e organização melódica/harmónica. No caso das restantes variáveis, não existem diferenças significativas entre os resultados de desempenho dos grupos experimental e de controlo. |
id |
RCAP_42f2c729161f88633766b95c075a4ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um estudo piloto na aula de formação auditivaA pilot study in the ear training classMusical hearingauditory recognitionmusicmusical trainingAudição musicalreconhecimento auditivomúsicaformação musicalEste estudo pretende aferir o impacto de uma proposta pluridisciplinar e multidimensional no reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica, organização melódica/harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística/instrumental. Face às características e objetivos do estudo, foi desenvolvido um design experimental de grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Participaram quarenta e dois alunos de uma instituição de ensino superior (n=21 grupo experimental e n=21 grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 18 e 49 anos. Os dados foram recolhidos no princípio e no final do período de implementação (40 sessões de 30 minutos de duração) através da aplicação do Teste de Conhecimento Individual e do Teste de Reconhecimento Auditivo. Os resultados revelam a existência de diferenças significativas entre os resultados de desempenho do grupo experimental e grupo de controlo relativamente ao reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica e organização melódica/harmónica. No caso das restantes variáveis, não existem diferenças significativas entre os resultados de desempenho dos grupos experimental e de controlo.This study aims to measure the impact of a multidisciplinary and multidimensional proposal on the auditory recognition of the rhythmic/metrical structure, melodic/harmonic organization, expressive elements and stylistic/instrumental diversity. Given the characteristics and the aims of the study was developed an experimental design of a control group with pre-test and post-test. Forty-two students of a higher education institution were involved in the study (n=21 experimental group and n=21 control group), their ages ranging from 18 to 49 years. The data were collected in the beginning and at the end of the implementation period (40 sessions of 30 minutes duration) through the application of the Individual Knowledge Test and the Auditory Recognition Test. The results reveal the existence of significant differences between the performance results of the experimental group and the control group regarding the auditory recognition of the rhythmic/metric structure and the melodic/harmonic organization. In the case of the remaining variables, there were no significant differences between the performance results of the experimental and control groups.Instituto Politécnico de Bragança2018-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116EduSer; Vol. 10 No. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84Eduser - revista de Educação; v. 10 n. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84EduSer; Vol. 10 N.º 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-842183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116/113Direitos de Autor (c) 2018 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Mario2023-02-18T06:01:41Zoai:eduser.ipb.pt:article/116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:53.009355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva A pilot study in the ear training class |
title |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva |
spellingShingle |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva Cardoso, Mario Musical hearing auditory recognition music musical training Audição musical reconhecimento auditivo música formação musical |
title_short |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva |
title_full |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva |
title_fullStr |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva |
title_full_unstemmed |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva |
title_sort |
Um estudo piloto na aula de formação auditiva |
author |
Cardoso, Mario |
author_facet |
Cardoso, Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musical hearing auditory recognition music musical training Audição musical reconhecimento auditivo música formação musical |
topic |
Musical hearing auditory recognition music musical training Audição musical reconhecimento auditivo música formação musical |
description |
Este estudo pretende aferir o impacto de uma proposta pluridisciplinar e multidimensional no reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica, organização melódica/harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística/instrumental. Face às características e objetivos do estudo, foi desenvolvido um design experimental de grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Participaram quarenta e dois alunos de uma instituição de ensino superior (n=21 grupo experimental e n=21 grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 18 e 49 anos. Os dados foram recolhidos no princípio e no final do período de implementação (40 sessões de 30 minutos de duração) através da aplicação do Teste de Conhecimento Individual e do Teste de Reconhecimento Auditivo. Os resultados revelam a existência de diferenças significativas entre os resultados de desempenho do grupo experimental e grupo de controlo relativamente ao reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica e organização melódica/harmónica. No caso das restantes variáveis, não existem diferenças significativas entre os resultados de desempenho dos grupos experimental e de controlo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116 https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 10 No. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84 Eduser - revista de Educação; v. 10 n. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84 EduSer; Vol. 10 N.º 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939992834048 |