Um estudo piloto na aula de formação auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Mario
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116
Resumo: Este estudo pretende aferir o impacto de uma proposta pluridisciplinar e multidimensional no reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica, organização melódica/harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística/instrumental. Face às características e objetivos do estudo, foi desenvolvido um design experimental de grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Participaram quarenta e dois alunos de uma instituição de ensino superior (n=21 grupo experimental e n=21 grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 18 e 49 anos. Os dados foram recolhidos no princípio e no final do período de implementação (40 sessões de 30 minutos de duração) através da aplicação do Teste de Conhecimento Individual e do Teste de Reconhecimento Auditivo. Os resultados revelam a existência de diferenças significativas entre os resultados de desempenho do grupo experimental e grupo de controlo relativamente ao reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica e organização melódica/harmónica. No caso das restantes variáveis, não existem diferenças significativas entre os resultados de desempenho dos grupos experimental e de controlo.
id RCAP_42f2c729161f88633766b95c075a4ac1
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo piloto na aula de formação auditivaA pilot study in the ear training classMusical hearingauditory recognitionmusicmusical trainingAudição musicalreconhecimento auditivomúsicaformação musicalEste estudo pretende aferir o impacto de uma proposta pluridisciplinar e multidimensional no reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica, organização melódica/harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística/instrumental. Face às características e objetivos do estudo, foi desenvolvido um design experimental de grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Participaram quarenta e dois alunos de uma instituição de ensino superior (n=21 grupo experimental e n=21 grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 18 e 49 anos. Os dados foram recolhidos no princípio e no final do período de implementação (40 sessões de 30 minutos de duração) através da aplicação do Teste de Conhecimento Individual e do Teste de Reconhecimento Auditivo. Os resultados revelam a existência de diferenças significativas entre os resultados de desempenho do grupo experimental e grupo de controlo relativamente ao reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica e organização melódica/harmónica. No caso das restantes variáveis, não existem diferenças significativas entre os resultados de desempenho dos grupos experimental e de controlo.This study aims to measure the impact of a multidisciplinary and multidimensional proposal on the auditory recognition of the rhythmic/metrical structure, melodic/harmonic organization, expressive elements and stylistic/instrumental diversity. Given the characteristics and the aims of the study was developed an experimental design of a control group with pre-test and post-test. Forty-two students of a higher education institution were involved in the study (n=21 experimental group and n=21 control group), their ages ranging from 18 to 49 years. The data were collected in the beginning and at the end of the implementation period (40 sessions of 30 minutes duration) through the application of the Individual Knowledge Test and the Auditory Recognition Test. The results reveal the existence of significant differences between the performance results of the experimental group and the control group regarding the auditory recognition of the rhythmic/metric structure and the melodic/harmonic organization. In the case of the remaining variables, there were no significant differences between the performance results of the experimental and control groups.Instituto Politécnico de Bragança2018-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116EduSer; Vol. 10 No. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84Eduser - revista de Educação; v. 10 n. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84EduSer; Vol. 10 N.º 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-842183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116/113Direitos de Autor (c) 2018 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Mario2023-02-18T06:01:41Zoai:eduser.ipb.pt:article/116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:53.009355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo piloto na aula de formação auditiva
A pilot study in the ear training class
title Um estudo piloto na aula de formação auditiva
spellingShingle Um estudo piloto na aula de formação auditiva
Cardoso, Mario
Musical hearing
auditory recognition
music
musical training
Audição musical
reconhecimento auditivo
música
formação musical
title_short Um estudo piloto na aula de formação auditiva
title_full Um estudo piloto na aula de formação auditiva
title_fullStr Um estudo piloto na aula de formação auditiva
title_full_unstemmed Um estudo piloto na aula de formação auditiva
title_sort Um estudo piloto na aula de formação auditiva
author Cardoso, Mario
author_facet Cardoso, Mario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Mario
dc.subject.por.fl_str_mv Musical hearing
auditory recognition
music
musical training
Audição musical
reconhecimento auditivo
música
formação musical
topic Musical hearing
auditory recognition
music
musical training
Audição musical
reconhecimento auditivo
música
formação musical
description Este estudo pretende aferir o impacto de uma proposta pluridisciplinar e multidimensional no reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica, organização melódica/harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística/instrumental. Face às características e objetivos do estudo, foi desenvolvido um design experimental de grupo de controlo com pré-teste e pós-teste. Participaram quarenta e dois alunos de uma instituição de ensino superior (n=21 grupo experimental e n=21 grupo de controlo), com idades compreendidas entre os 18 e 49 anos. Os dados foram recolhidos no princípio e no final do período de implementação (40 sessões de 30 minutos de duração) através da aplicação do Teste de Conhecimento Individual e do Teste de Reconhecimento Auditivo. Os resultados revelam a existência de diferenças significativas entre os resultados de desempenho do grupo experimental e grupo de controlo relativamente ao reconhecimento auditivo da estrutura rítmica/métrica e organização melódica/harmónica. No caso das restantes variáveis, não existem diferenças significativas entre os resultados de desempenho dos grupos experimental e de controlo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116
https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116
url https://doi.org/10.34620/eduser.v10i2.116
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/116/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 10 No. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84
Eduser - revista de Educação; v. 10 n. 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84
EduSer; Vol. 10 N.º 2 (2018): Eduser - Revista de educação; 73-84
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939992834048