Opus di Jazz em Choro: uma proposta de interpretação carioca do Opus di Jazz de Mike Mower

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Giselle
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28543
Resumo: Este trabalho é um projeto artístico submetido ao Programa de Mestrado em Música, no ramo de especialização em Performance da Universidade de Aveiro. Enquadrado como uma investigação artística, trata-se da construção alternativa de uma interpretação da Opus di Jazz (1997) do compositor Mike Mower. Este trabalho tem como tema central a exploração da performance na flauta transversa do encontro entre o Jazz e o Choro. Esta proposta interpretativa visa trazer a ambiência e as características que o Choro oferece, nomeadamente a empatia com o público, que acontece numa Roda de Choro. Assim, instrumentos como o pandeiro são incluídos nesta performance. Fazendo desta sonata um laboratório criativo, foram apresentadas propostas interpretativas que retratam a idiomática do Jazz, sendo reconfigurados na performance-viva, em forma de Choro. Para isto, os argumentos musicais desenvolvidos fazem referência, tanto a intérpretes de Jazz, como a intérpretes do Choro, tal como o flautista Altamiro Carrilho. Esta dissertação apresenta-se em duas partes, sendo a primeira dedicada à contextualização, reflexões sobre a liberdade interpretativa, o intérprete autônomo, a notação, e os processos de construção da performance. Aqui, efetuo um diálogo entre diferentes autores, com o intuito de fomentar uma discussão que auxilie nesta proposta interpretativa. Ainda na primeira parte, é apresentado um panorama contextual que demonstra um paralelo entre Mike Mower e compositores que transitam tanto na música erudita quanto na música popular. A sonata Opus di Jazz é enquadrada no final desta primeira parte, como um eixo de ligação destas duas vertentes musicais. A segunda parte deste projeto refere-se ao desenvolvimento do processo criativo, relatando os argumentos musicais que foram articulados e aplicados após ensaios, apresentações e inquietações surgidas ao longo do trabalho. Neste caso, também fizeram parte desta metodologia estudos de flauta específicos e técnicos, assim como os concertos realizados ao longo do curso, pertinentes para a construção da performance até ao Recital Final – que foi gravado em DVD e anexado a este documento. Desse modo, o produto artístico baseou-se nas relações subjetivas e afetivas do intérprete, trazendo assim para a performance suas vivências da música popular brasileira, no intuito de desenvolver uma interpretação subjetivamente fundamentada da sonata de Mower, agora como: Opus di Jazz em Choro.
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Fazendo desta sonata um laboratório criativo, foram apresentadas propostas interpretativas que retratam a idiomática do Jazz, sendo reconfigurados na performance-viva, em forma de Choro. Para isto, os argumentos musicais desenvolvidos fazem referência, tanto a intérpretes de Jazz, como a intérpretes do Choro, tal como o flautista Altamiro Carrilho. Esta dissertação apresenta-se em duas partes, sendo a primeira dedicada à contextualização, reflexões sobre a liberdade interpretativa, o intérprete autônomo, a notação, e os processos de construção da performance. Aqui, efetuo um diálogo entre diferentes autores, com o intuito de fomentar uma discussão que auxilie nesta proposta interpretativa. Ainda na primeira parte, é apresentado um panorama contextual que demonstra um paralelo entre Mike Mower e compositores que transitam tanto na música erudita quanto na música popular. A sonata Opus di Jazz é enquadrada no final desta primeira parte, como um eixo de ligação destas duas vertentes musicais. A segunda parte deste projeto refere-se ao desenvolvimento do processo criativo, relatando os argumentos musicais que foram articulados e aplicados após ensaios, apresentações e inquietações surgidas ao longo do trabalho. Neste caso, também fizeram parte desta metodologia estudos de flauta específicos e técnicos, assim como os concertos realizados ao longo do curso, pertinentes para a construção da performance até ao Recital Final – que foi gravado em DVD e anexado a este documento. Desse modo, o produto artístico baseou-se nas relações subjetivas e afetivas do intérprete, trazendo assim para a performance suas vivências da música popular brasileira, no intuito de desenvolver uma interpretação subjetivamente fundamentada da sonata de Mower, agora como: Opus di Jazz em Choro.This dissertation is part of the artistic project submitted to the Master’s Program in Music, specialization branch of Performance at the University of Aveiro. Set as an artistic investigation, this is the alternative construction of an interpretation of Opus di Jazz (1997) by composer Mike Mower. This work has as its central theme the exploration of the performance on the transverse flute resulting from the encounter between Jazz and Choro. This interpretative proposal aims to bring the ambience and characteristics that Choro offers, namely the empathy with the public, which happens in a Roda de Choro. Thus, instruments such as the Pandeiro (Brazilian tambourine) are included in this performance. Making this sonata a creative laboratory, interpretative proposals were presented that portray the idiom of Jazz, being reconfigured in the live performance, in the form of Choro. For this purpose, the musical arguments developed make reference to both Jazz interpreters and Choro interpreters, such as the flutist Altamiro Carrilho. This project is presented in two parts, being the first part assigned to a contextualization, reflections on the interpretative freedom, the autonomous interpreter, the notation and the processes of the performance construction. Here, a dialogue was established between different authors, in order to provide a discussion that frames this interpretative proposal. Also in this first part, a contextualization is presented, showing a link between Mike Mower and composers who travel around both classical and popular music. The Opus di Jazz sonata is introduced at the end of this first part, as a connecting axis between these two musical genres. The second part of this project refers to the development of the creative process, reporting the procedures that were applied and operations in the consecutive rehearsals, and presentations as well as concerns arising along the research work. In this case, the specific and technical flute studies were also part of this methodology, as well as the concerts that were held along the course, pertinent to the performance construction that lead to the Final Recital – which was recorded in DVD and is attached to this document. Thereby, the artistic product was based on the performer's subjective and affective relations, thus bringing to the performance her experiences in Brazilian popular music, in order to develop a creative and personally engaged performance of the Mower’ sonata, now as: Opus di Jazz in Choro.2020-05-20T18:37:59Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28543porMascarenhas, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:13Zoai:ria.ua.pt:10773/28543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:03.776980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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