O contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte de alunos com necessidades educativas específicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8491 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. |
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O contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte de alunos com necessidades educativas específicasApoio tutorialNecessidades Educativas EspecíficasCurrículoAgrupamento de EscolasFlexibilidade curricularTutorial supportSpecific Education NeedsCurriculumGrouping of schoolsCurricular flexibilityDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.O presente trabalho de investigação desenvolve-se em torno de uma medida de suporte à aprendizagem e à inclusão de que os alunos com necessidades educativas específicas, abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, alínea e), artigo 9.º, podem usufruir – o Apoio Tutorial. Pretendemos averiguar qual o contributo do Apoio Tutorial no acesso ao currículo por parte de alunos com Necessidades Específicas. Trata-se de um estudo de caso, levado a cabo numa escola da zona centro interior de Portugal, que designamos por Agrupamento de Escolas X. Os participantes são 4 alunos, intencionalmente selecionados, dado beneficiarem desta medida de suporte à aprendizagem e à inclusão, os respetivos pais/encarregados de educação, diretores de turma destes tutorados e a coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e da Educação Especial do Agrupamento. A investigação organiza-se de acordo com a metodologia qualitativa (estudo de caso). Estamos perante um tipo de estudo exploratório, observacional, descritivo e transversal. A partir do problema e dos objetivos definidos apresentamos uma determinada visão da temática, na base da fundamentação teórico-conceptual, metodologia e procedimentos de recolha e tratamento de dados. Para além disso, o estudo assume-se como naturalista, interpretativo e analítico. A nível empírico operacionalizamos uma pesquisa qualitativa, baseada no paradigma interpretativo, cujas técnicas de recolha de dados assentam, designadamente, na observação participante, entrevistas semiestruturadas, observação documental e registo de notas de campo. Primeiramente, implementámos, então, a recolha de dados com a aplicação das entrevistas, análise documental (com registos de notas de campo) e observação direta e participante das sessões de Apoio Tutorial (com recurso a notas de campo). Numa fase posterior, procedemos à análise de conteúdo das entrevistas, agrupando-se a informação relevante em categorias e subcategorias e efetuando, depois, a interpretação na base da triangulação destes dados com os obtidos nos diferentes registos de notas de campo. Os dados obtidos permitiram-nos concluir que a escola, enquanto espaço promotor de diferentes práticas, dá resposta a toda uma população bastante diversificada, recorrendo a um conjunto de estratégias, como é o caso do Apoio Tutorial. Perante os resultados pudemos compreender que a sua aplicação reforça diferentes áreas, mediante as necessidades de cada tutorando. A verificabilidade das perguntas de investigação possibilitou-nos confirmar que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo por parte destes alunos, concretizando-se o referido contributo numa compensação relacional dos discentes, que, por motivos diferenciados, experienciam diversos tipos de dificuldades ou perdas na relação com os outros e com o ambiente e processos de aprendizagem, para além de terem sido ou serem expostos a elevados níveis de adversidades e fragilidades. Assim, através da promoção de competências, sejam elas pessoais, sociais ou técnicas, este tipo de apoio assume-se como uma importante estratégia mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens significativas de cada tutorando, contribuindo para que todos e cada um de forma única, previamente definida e adaptada, cumpra o currículo para si definido, num efetivo exercício de Autonomia e Flexibilidade Curricular.Abstract: The present research work is developed around a support measure for learning and inclusion that students with specific educational needs, covered by Decree-Law n.º 54/2018, of July 6, paragraph e ), article 9, can benefit from – Tutorial Support. We intend to find out the contribution of Tutorial Support in accessing the curriculum by students with Specific Needs. This is a case study, carried out in a school in the central inland area of Portugal, which we call the Grouping of Schools X. The sample consists of 4 students, intentionally selected, as they benefit from this measure of support for learning and inclusion, the respective parents/guardians, class directors of these tutors and the Multidisciplinary Team to Support Inclusive Education and Special Education coordinator of the Grouping. The investigation is organized according to the qualitative methodology (case study). This is an exploratory, observational, descriptive and cross-sectional study. Based on the problem and the defined objectives, we present a certain view of the subject, based on the theoretical-conceptual foundation, methodology and procedures for collecting and processing data. Furthermore, the study assumes itself as naturalistic, interpretative and analytical. At an empirical level, we carried out a qualitative research, based on the interpretative paradigm, whose data collection techniques are based, namely, on participant observation, semi-structured interviews, documental observation and recording of field notes. First, we implemented data collection with the application of interviews, document analysis (with field notes records) and direct and participant observation of the Tutorial Support sessions (using field notes). In a later phase, we proceeded with the content analysis of the interviews, grouping the relevant information into categories and subcategories and then carrying out the interpretation based on the triangulation of these data with those obtained in the different records of field notes. The data obtained allowed us to conclude that the school, as a space that promotes different practices, responds to an entire population that is quite diverse, using a set of strategies, as is the case of Tutorial Support. In view of the results, we could understand that its application reinforces different areas, according to the needs of each student. The verifiability of the research questions allowed us to confirm that the Tutorial Support contributes to the access to the curriculum by these students, materializing the referred contribution in a relational compensation of the students, who, for different reasons, experience different types of difficulties or losses in the relationship with others and with the environment and learning processes, in addition to having been or being exposed to high levels of adversity and weaknesses. Thus, through the promotion of skills, whether personal, social or technical, this type of support is assumed to be an important mediating and enabling strategy in accessing the significant learning of each student, contributing to that each and every one, in a unique way, previously defined and adapted, fulfils the curriculum defined for them, in an effective exercise of Curriculum Autonomy and Flexibility.Martins, Ernesto CandeiasRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Ana Isabel Nogueira2023-05-19T09:04:42Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8491TID:203295161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-10T01:45:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:13.416721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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