Flexibilidade curricular: a perceção dos seus autores num agrupamento de escolas do litoral alentejano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covas, Felismina Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26061
Resumo: O presente estudo tem a sua génese no quadro legal criado pelo Despacho nº 5908/2017 que autorizou, em regime de experiência pedagógica, a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) dos ensinos básico e secundário, no ano letivo 2017-2018, resultante da prioridade dada à educação pelo XXI Governo Constitucional quando a assumiu “como um meio privilegiado de promover a justiça social e a igualdade de oportunidades”. O contexto do estudo foi um Agrupamento de Escolas (AE) situado no litoral alentejano, mais precisamente os professores do referido AE, que no neste ano letivo lecionaram turmas de 5º Ano de escolaridade, um dos anos abrangidos pelo PAFC, procurando-se compreender a perceção dos mesmos face ao processo. À luz do paradigma qualitativo, a nossa investigação procurou dar resposta a questões que abrangeram as seguintes dimensões de análise: envolvimento dos docentes no processo de construção do PAFC do Agrupamento; potencialidades e constrangimentos encontrados na implementação do mesmo e PAFC como motor de mudança. A realização deste estudo permitiu-nos descrever e compreender a perceção tida por este grupo de professores que encararam esta possibilidade de mudança como uma oportunidade. Os resultados da investigação apontaram também para a existência de fatores que determinaram o sucesso de implementação e desenvolvimento do PAFC tais como a vasta experiência profissional destes professores e o profundo conhecimento dos seus pares. Como conclusão, é de salientar a postura tida por este grupo de professores que, tendo consciência da necessidade de mudança de paradigma educacional, encararam o PAFC como um filão a explorar, apesar de cientes de que o ser humano tende a oferecer, por natureza, resistência aos processos de mudança; Curricular Flexibility - The perception of its actors in a Grouping of Schools of the Alentejo Coast ABSTRACT: The present study has its genesis in the legal framework created by Order No. 5908/2017 which authorized, under the pedagogical experience regime, the implementation of the Project of Autonomy and Curricular Flexibility (PAFC) of basic and secondary education, in the school year 2017-2018. , resulting from the priority given to education by the 21st Constitutional Government when it took it "as a privileged means of promoting social justice and equal opportunities". The context of the study was a Grouping of Schools (AE) located in the Alentejo coast, more precisely the teachers of that AE, who in this school year taught classes of 5th grade, one of the years covered by the PAFC, trying to understand the their perception of the process. In light of the qualitative paradigm, our research sought to answer questions which covered the following dimensions of analysis: involvement of teachers in the process of building the Group's PAFC; potentialities and constraints found in its implementation and PAFC as a change engine. This study allowed us to describe and understand the perception of this group of teachers who saw this possibility of change as an opportunity. The research results also pointed to the existence of factors that determined the successful implementation and development of PAFC such as the vast professional experience of these teachers and the in-depth knowledge of their peers. In conclusion, it is noteworthy the position taken by this group of teachers who, being aware of the need for a change in educational paradigm, viewed PAFC as a lode to explore, although aware that the human being tends to offer, by nature, resistance to change processes.
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