Estudo do impacto e da redução de sujidades de verniz seco no processo de pintura nas peças de polipropileno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/112791 |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito identificar e caracterizar os defeitos mais frequentes na Linha de Pintura de peças de polipropileno, visando desenvolver ações de melhoria com vista à diminuição do seu aparecimento. Nesta análise, foram considerados os dados históricos da Empresa no período compreendido entre janeiro e novembro de 2020 e foi realizada uma monitorização diária da linha de pintura até à primeira semana de novembro. Selecionou-se um dos projetos (peça) que apresenta maior volume de produção e maior quantidade de defeitos/sujidades. As sujidades representam em média 27% dos defeitos inspecionados e o seu peso aumentou de 25% em janeiro, para 29% em novembro de 2020. Entre as sujidades analisadas no projeto selecionado, em média, 82% das sujidades totais são referentes a sujidades de verniz. Evidencia-se, ainda, que as sujidades no domínio de “verniz seco” são as que requerem uma análise de relevo dada a sua criticidade nas peças. Dos modos de falha analisados, concluiu-se que o ponto mais critico no processo encontra-se na Pistola dos Robôs de Pintura, particularmente no misturador. Neste equipamento, ocorre a formação e acumulação de partículas de verniz seco, durante o mecanismo de reação entre o verniz e o próprio endurecedor. Foram avaliadas e classificadas sugestões de melhoria, sendo que foram analisadas e implementadas duas medidas, relativas à limpeza no processo automático de pintura. A sua implementação permitiu uma redução entre 36% e 48% das sujidades de verniz seco nas peças. Conclui-se que, apesar destas medidas não impedirem a formação do verniz seco, permitem uma redução significativa do defeito e, por consequência, uma redução do retrabalho e da repintura das peças. |
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Estudo do impacto e da redução de sujidades de verniz seco no processo de pintura nas peças de polipropilenoIndústria AutomóvelPintura AutomóvelDefeitos de pinturaSujidadesVerniz SecoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaO presente trabalho tem como propósito identificar e caracterizar os defeitos mais frequentes na Linha de Pintura de peças de polipropileno, visando desenvolver ações de melhoria com vista à diminuição do seu aparecimento. Nesta análise, foram considerados os dados históricos da Empresa no período compreendido entre janeiro e novembro de 2020 e foi realizada uma monitorização diária da linha de pintura até à primeira semana de novembro. Selecionou-se um dos projetos (peça) que apresenta maior volume de produção e maior quantidade de defeitos/sujidades. As sujidades representam em média 27% dos defeitos inspecionados e o seu peso aumentou de 25% em janeiro, para 29% em novembro de 2020. Entre as sujidades analisadas no projeto selecionado, em média, 82% das sujidades totais são referentes a sujidades de verniz. Evidencia-se, ainda, que as sujidades no domínio de “verniz seco” são as que requerem uma análise de relevo dada a sua criticidade nas peças. Dos modos de falha analisados, concluiu-se que o ponto mais critico no processo encontra-se na Pistola dos Robôs de Pintura, particularmente no misturador. Neste equipamento, ocorre a formação e acumulação de partículas de verniz seco, durante o mecanismo de reação entre o verniz e o próprio endurecedor. Foram avaliadas e classificadas sugestões de melhoria, sendo que foram analisadas e implementadas duas medidas, relativas à limpeza no processo automático de pintura. A sua implementação permitiu uma redução entre 36% e 48% das sujidades de verniz seco nas peças. Conclui-se que, apesar destas medidas não impedirem a formação do verniz seco, permitem uma redução significativa do defeito e, por consequência, uma redução do retrabalho e da repintura das peças.César, MiguelEusébio, MárioRUNLucas, Mariana Nunes2023-11-29T01:30:35Z2021-01-2820202021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/112791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:09Zoai:run.unl.pt:10362/112791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:12.926255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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