O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pólvora, Sara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4354
Resumo: Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_431b200d0169c158ac2a4776b37edc20
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4354
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade finaMotricidade finaEducação visual e tecnológicaExpressão plásticaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMotricity/fine motor skillsVisual and technological educationPlastic expressionEducação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoCom o presente estudo, pretendeu-se investigar os possíveis contributos das actividades de expressão plástica desenvolvidas na disciplina de EVT, para o aperfeiçoamento da habilidade de Motricidade Fina junto de alunos do 5º ano de escolaridade. A investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: “Quais os contributos das actividades de expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de Motricidade Fina dos alunos de 5º ano?”. Assim, definimos para este estudo como objectivos de investigação: identificar o grau de habilidade da Motricidade Fina que os alunos possuem no início e no final da investigação, e, compreender como é que a habilidade de Motricidade Fina evolui no decorrer das aulas de EVT. Como objectivo de intervenção, definimos desenvolver nos alunos a habilidade de Motricidade Fina através de diversas actividades de expressão plástica, tais como o desenho, a pintura, a modelagem, o recorte, a rasgagem e a colagem. A investigação/acção desenrolou-se na Escola Básica Carlos Ribeiro, no Seixal, numa turma de 5º ano de escolaridade, constituída por vinte alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos. A intervenção contou com cinco actividades de expressão plástica cujo tema foi “Retratos de uma turma”. Através das actividades que foram desenvolvidas verificámos que os dados revelaram uma evolução na habilidade de Motricidade Fina dos alunos em estudo. Porém, e de acordo com a escala definida por Vítor da Fonseca verificou-se que os alunos mantiveram uma “Aquisição hesitante”, nível 2.This work aims to study the possible contributions of plastic art activities, developed in VTE classes, to improve fine motor skills of students of 5th level of elementary school. The study was based on the following question: “What are the contributions of plastic art activities to develop Fine Motor Skills of students of the 5th level of elementary school?". Thus, we defined as study aims for this work the following: to identify the level of Fine Motor Skills that students have at the beginning and at the end of the study and to understand how Fine Motor Skills are developed through VTE classes. As regards our intervention aim, we intended to develop student’s Fine Motor Skills through diverse plastic expression activities, such as drawing, painting, modelling, cutting, tearing and pasting. The study/action was developed in Escola Básica Carlos Ribeiro, in Seixal, with a class of 5th level of elementary, composed by twenty students, at the ages between ten and thirteen years old. The intervention consisted of five plastic art activities on the theme “Portraits of a class". Through the activities developed we concluded that the data revealed the students under study had developed their Fine Motor Skills. However, and according to the scale defined by Vítor da Fonseca we realized that the students had kept a “hesitant Acquisition”, level 2.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPires, João PauloRepositório ComumPólvora, Sara2013-06-11T09:58:38Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:51.195651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
title O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
spellingShingle O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
Pólvora, Sara
Motricidade fina
Educação visual e tecnológica
Expressão plástica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Motricity/fine motor skills
Visual and technological education
Plastic expression
title_short O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
title_full O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
title_fullStr O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
title_full_unstemmed O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
title_sort O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade fina
author Pólvora, Sara
author_facet Pólvora, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, João Paulo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pólvora, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Motricidade fina
Educação visual e tecnológica
Expressão plástica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Motricity/fine motor skills
Visual and technological education
Plastic expression
topic Motricidade fina
Educação visual e tecnológica
Expressão plástica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Motricity/fine motor skills
Visual and technological education
Plastic expression
description Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2013-06-11T09:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4354
url http://hdl.handle.net/10400.26/4354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135310655782912