A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2963
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.
id RCAP_432294ed1ce7712f97fd6809f6c9d044
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básicoEducação Básicasensorespensamento abstratoTICEstudo do Meioeducação ambientalPrimary educationenvironmental educationsensorsabstract thinkingICTsciencesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.The present study is a qualitative method case study, which sought to study how the use of ICT can improve and promote abstract thinking on children in primary schools. It was implemented as a project in a 3rd grade class under the name of "Horta-Bio". This project intended to develop some learning activities at the environmental education level, covering concepts related to the area of Social Environment and Mathematics. Electronic sensors were used to collect data and establish relationships between environmental and biological variables. Several 2.0 Web tools were also used by the students for registration and disclosure of the results. The deployed theoretical framework draws attention to the constructivist and constructionist learning theories, while emphasizing the contribution of technology for learning and develop skills in the twenty-first century. The analysis of the results achieved conclude, without generalizations, that the use of technology, inserted in significant learning situations, promotes the development of thinking.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, Cristina AzevedoGonçalves, NelsonRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Isabel da Conceição Gomes Mendes2015-11-25T10:40:41Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2963TID:201015072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:13Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:02.070281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
title A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
Educação Básica
sensores
pensamento abstrato
TIC
Estudo do Meio
educação ambiental
Primary education
environmental education
sensors
abstract thinking
ICT
sciences
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
title_full A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
author Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
author_facet Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Cristina Azevedo
Gonçalves, Nelson
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
sensores
pensamento abstrato
TIC
Estudo do Meio
educação ambiental
Primary education
environmental education
sensors
abstract thinking
ICT
sciences
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Básica
sensores
pensamento abstrato
TIC
Estudo do Meio
educação ambiental
Primary education
environmental education
sensors
abstract thinking
ICT
sciences
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
2015-11-25T10:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2963
TID:201015072
url http://hdl.handle.net/10400.19/2963
identifier_str_mv TID:201015072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130887140409344