A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2963 |
Resumo: | O presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato. |
id |
RCAP_432294ed1ce7712f97fd6809f6c9d044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básicoEducação Básicasensorespensamento abstratoTICEstudo do Meioeducação ambientalPrimary educationenvironmental educationsensorsabstract thinkingICTsciencesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.The present study is a qualitative method case study, which sought to study how the use of ICT can improve and promote abstract thinking on children in primary schools. It was implemented as a project in a 3rd grade class under the name of "Horta-Bio". This project intended to develop some learning activities at the environmental education level, covering concepts related to the area of Social Environment and Mathematics. Electronic sensors were used to collect data and establish relationships between environmental and biological variables. Several 2.0 Web tools were also used by the students for registration and disclosure of the results. The deployed theoretical framework draws attention to the constructivist and constructionist learning theories, while emphasizing the contribution of technology for learning and develop skills in the twenty-first century. The analysis of the results achieved conclude, without generalizations, that the use of technology, inserted in significant learning situations, promotes the development of thinking.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, Cristina AzevedoGonçalves, NelsonRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Isabel da Conceição Gomes Mendes2015-11-25T10:40:41Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2963TID:201015072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:13Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:02.070281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
title |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes Educação Básica sensores pensamento abstrato TIC Estudo do Meio educação ambiental Primary education environmental education sensors abstract thinking ICT sciences Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes |
author_facet |
Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Cristina Azevedo Gonçalves, Nelson Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica sensores pensamento abstrato TIC Estudo do Meio educação ambiental Primary education environmental education sensors abstract thinking ICT sciences Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Básica sensores pensamento abstrato TIC Estudo do Meio educação ambiental Primary education environmental education sensors abstract thinking ICT sciences Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 2014-10-01T00:00:00Z 2015-11-25T10:40:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2963 TID:201015072 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2963 |
identifier_str_mv |
TID:201015072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130887140409344 |