As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Teodora Saraiva da, 1972-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7609
Resumo: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_432aa6b69c56ba2d029a9934e43cc302
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolaresBibliotecas escolares - PortugalWeb 2.0Novas tecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Compete à biblioteca escolar constituir-se como um recurso básico do processo educativo, assumindo um papel nos domínios da aprendizagem da leitura, literacia, criação e desenvolvimento do prazer de ler e aquisição de hábitos de leitura, competências de informação e aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística. O presente estudo que teve como principal objetivo perceber quais as potencialidades das ferramentas da Web 2.0 na dinamização das bibliotecas escolares. Foram para esse efeito, constituídas as seguintes questões de investigação: a) de que forma os professores bibliotecários integram as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente os recursos da Web 2.0, nas atividades das biblioteca escolar?; b) que tipo de recursos da Web 2.0 se revelam particularmente interessantes na dinamização das biblioteca escolar?; c) que tipo de dificuldades encontram os professores bibliotecários no processo de integração das tecnologias de informação e comunicação e a que estratégias recorrem para superarem essas dificuldades?; d) quais as perspectivas dos diferentes atores sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas escolares? Nesta investigação, de natureza qualitativa, participaram, a nível nacional, seiscentos e noventa e sete professores dos mil quinhentos e sessenta e nove bibliotecários em exercício de funções nas bibliotecas escolares, do ensino oficial público, integradas no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, constituindo a população total e a mesma foi inquirida nesta investigação. Para responder às questões foi utilizado como método de recolha de dados um questionário aplicado aos professores bibliotecários.The school library's mission is to constitute a resource for the learning process, playing a leading role in the areas of reading and literacy, creation and development of the pleasure of reading and of reading habits, information literacy, citizenship, science, technology and art education. The main objective of this research study is to understand how Web 2.0 tools can be used to enhance the work of school libraries. Therefore, the following research questions were formulated: a) How do teacher librarians integrate information and communication technologies and namely the Web 2.0 tools in the school libraries activities?; b) Which of the Web 2.0 tools are particularly interesting for the work of school libraries?; c) What kind of difficulties do teacher librarians face when integrating ICT and what strategies do they use to overcome those difficulties?; d) What vision do the different actors have on the integration of ICT in the school libraries? In this qualitative research we had the participation of six hundred and ninety seven of the one thousand five hundred and sixty nine teacher librarians, working in public school libraries integrated in the School Libraries Network Programme. The instrument used to collect the data was a questionnaire answered by these teacher.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Teodora Saraiva da, 1972-2013-01-31T10:58:44Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:23.306317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
title As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
Costa, Teodora Saraiva da, 1972-
Bibliotecas escolares - Portugal
Web 2.0
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2012
title_short As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
title_full As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
title_sort As tecnologias de informação e comunicação e as bibliotecas escolares
author Costa, Teodora Saraiva da, 1972-
author_facet Costa, Teodora Saraiva da, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Teodora Saraiva da, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares - Portugal
Web 2.0
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2012
topic Bibliotecas escolares - Portugal
Web 2.0
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T10:58:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7609
url http://hdl.handle.net/10451/7609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134216405909504