O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pedro Miguel Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5064
Resumo: Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_433919941743b04147c092c0f4940dc8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de cursoPlaneamento e administração da educaçãoEnsino profissionalLiderançaDiretor de cursoVocational educationCourse directorLeadershipDissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaO Ensino Profissional tem-se assumido cada vez mais como uma opção válida para muitos dos alunos que concluem o terceiro ciclo do ensino básico. Este tipo de oferta formativa representa já uma boa parte dos alunos que atualmente frequentam o ensino secundário. Desta forma, o Diretor de um curso profissional, como estrutura intermédia, desempenha um papel crucial no plano da organização escolar, nomeadamente no que respeita à forma e aos modos como desenvolve o seu trabalho. As suas funções enquanto Diretor de Curso estão bem definidas na legislação, no entanto, interessa perceber se faz uso delas, se reclama mais poder, de que modos as exerce e como são percecionadas pelos docentes. Esta análise vai permitir verificar se existe uma estrutura que se limita a cumprir normas e procedimentos previamente estabelecidos ou se, por outro lado, existe uma liderança intermédia com capacidade de mobilização, com capacidade de elevar os índices motivacionais e traçar caminhos novos que levem a uma melhoria significativa das condições do sistema de ensino e aprendizagem. Neste sentido coloca-se uma questão, que trata de verificar se o Diretor de um curso profissional se enquadra como gestor ou como líder no seio da organização escolar.Vocational education has increasingly assumed as a valid option for many of the students who complete the third cycle of basic education. This type of training offer already represents a large proportion of students who currently attend secondary school. Thus, the Director of a professional course as an intermediate structure, plays a crucial role in terms of school organization, particularly as regards the form and the ways in which develops its work. Their functions as Course Director are clearly defined in the legislation, however, interested to understand whether makes use of them, is claimed more power, in what ways and how the exercises are perceived by teachers. This analysis will allow verification that there is a structure which merely comply with rules and procedures previously established or if, on the other hand, there is an intermediate lead with mobilization capacity, capable of raising motivational levels and chart new paths that lead to significant improvement in the teaching and learning system conditions. In this sense it puts up a question that comes to check if the Director of a professional course fits as a manager and as a leader within the school organization.Neves, CláudiaRepositório AbertoFernandes, Pedro Miguel Martins2016-03-21T11:11:45Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5064TID:201136430porFernandes, Pedro Miguel Martins - O papel do diretor de um curso profissional [Em linha] : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso. Bragança : [s.n.], 2015. 146 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:54.030472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
title O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
spellingShingle O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
Fernandes, Pedro Miguel Martins
Planeamento e administração da educação
Ensino profissional
Liderança
Diretor de curso
Vocational education
Course director
Leadership
title_short O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
title_full O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
title_fullStr O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
title_full_unstemmed O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
title_sort O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
author Fernandes, Pedro Miguel Martins
author_facet Fernandes, Pedro Miguel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Cláudia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pedro Miguel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento e administração da educação
Ensino profissional
Liderança
Diretor de curso
Vocational education
Course director
Leadership
topic Planeamento e administração da educação
Ensino profissional
Liderança
Diretor de curso
Vocational education
Course director
Leadership
description Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-21T11:11:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5064
TID:201136430
url http://hdl.handle.net/10400.2/5064
identifier_str_mv TID:201136430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Pedro Miguel Martins - O papel do diretor de um curso profissional [Em linha] : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso. Bragança : [s.n.], 2015. 146 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135031475568640