A liderança do diretor de escola/agrupamento em tempo de pandemia e os modos de regulaçãosubjacentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Isabel Maria Antunes Vinhas Pires Jorge
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15618
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
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spelling A liderança do diretor de escola/agrupamento em tempo de pandemia e os modos de regulaçãosubjacentesDiretorRegulaçãoLiderançaModelo gestãoDirectorRegulationLeadershipManagement ModelDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalNeste trabalho, abordamos a liderança do diretor de escola/agrupamento num tempo de pandemia e de mudanças significativas na área da educação, procurando conhecer os modos de regulação subjacentes a esse período, tendo em conta as diretivas emanadas pelo Ministério da Educação (ME). Foi nossa preocupação compreender, de que forma, os diretores exerceram a liderança e desenvolveram processos de regulação nos respetivos agrupamentos em contexto de crise pandémica e condicionados pelo “modelo de gestão decretado” em vigor (Decreto-Lei n .º 75/2008 de 22 de abril), que impõe a unipessoalidade deste órgão de gestão. A pesquisa desenvolvida neste trabalho enquadra-se num estudo naturalista de teor descritivo e interpretativo centrado numa abordagem qualitativa, em que os dados foram recolhidos em seis agrupamentos de escolas públicas de um concelho da área metropolitana de Lisboa, através de entrevistas semiestruturadas aos respetivos diretores e tratadas através da análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitem concluir que os diretores, em tempo de pandemia, no sentido de reforçar as suas lideranças, assim como de conferir maior eficácia ao seu desempenho, se empenharam em ações que lhes exigiu maior responsabilidade e capacidade de tomar decisões rápidas, numa lógica de regulação local (situacional, ativa e autónoma), mas também reguladas pelo próprio ME (regulação institucional, normativa ou de controlo). Num processo de regulação que se quer, cada vez mais, descentralizado, evidencia-se por um lado uma regulação exercida pelo ME e por outro uma regulação local associada à gestão escolar e em particular ao diretor. Contudo, verificamos que os diretores ainda se encontram sob um forte controlo do ME, concluindo existir, por vezes, uma regulação híbrida, mas que acarreta sempre um desequilíbrio visível para o lado dos diretores, cuja ação é fortemente condicionada pelas orientações normativas de caráter uniformizador e coercivo da administração central.ABSTRACT In this work, we approach the leadership of the school/group principal during a pandemic with significant changes in the field of education trying to discover the regulation measures taken under this period, taking into account the directives issued by the Ministry of Education (ME). Our concern was to understand how the principals performed their leadership and how they developed the regulatory processes in their schools in the context of a pandemic crisis, conditioned by the “decreed management model” in force (Decree-Law no. 75/2008 of 22 April), which imposes the sole responsibility of this management body. The research developed in this work is part of a naturalistic study of descriptive and interpretive content centered on a qualitative approach. Data were collected in six groups of state schools in the metropolitan area of Lisbon through semi-structured interviews with each principal and through content analysis. The study results allow us to conclude that in a time of pandemic in order to strengthen their leadership, as well as to give greater effectiveness to their performance the principals engaged in actions that required greater responsibility and the ability to make quick decisions, in a logic of local regulation (situational, active and autonomous), but also regulated by the ME itself (institutional, normative or control regulation). In a process of regulation that needs to be more and more decentralized,on one hand there is evidence of the regulation performed by the ME and on the other hand of the local regulation associated with school management and in particular with the principal. However, we found that the principals are still under strong control of the ME, concluding that there is, at times, a hybrid regulation, but that always entails a visible imbalance on the side of the principals, whose action is strongly conditioned by standardized and coercive normative guidelines of the central administration.Pires, CarlosRCIPLCunha, Isabel Maria Antunes Vinhas Pires Jorge2023-02-16T09:53:39Z2021-12-292021-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15618TID:203209958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:15.544272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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