Literatura infantojuvenil e sustentabilidade na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29623 |
Resumo: | Perante a urgência da mudança de comportamentos e mentalidades para um mundo mais sustentável, importa sensibilizar as crianças, desde cedo, para questões de (in)sustentabilidade e dar-lhes ferramentas para que se tornem cidadãos críticos e interventivos. Neste sentido, a literatura infantojuvenil pode ter um papel preponderante na formação dessas crianças, enquanto veículo para a aquisição e mobilização do conhecimento, desenvolvimento de capacidades e promoção de atitudes e valores, de uma forma apelativa e que lhes é familiar. O presente relatório divide-se em duas grandes partes: enquadramento teórico e estudo empírico, que se encontram ainda subdivididas em diversos capítulos. Com a realização deste estudo, pretendíamos atingir os seguintes objetivos de investigação: Sensibilizar crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar para o valor da literatura infantojuvenil como forma de reflexão sobre um tema da atualidade (sustentabilidade) e Desenvolver competências em compreensão na leitura associadas à aquisição de conhecimentos. Para tal, definimos uma questão de investigação para a qual procurávamos resposta: Que papel poderá a literatura infantojuvenil desempenhar na reflexão sobre temas da atualidade (sustentabilidade) e no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura associadas à aquisição de conhecimento? Deste modo, concebemos e implementámos uma intervenção didática composta por quatro sessões, que recaíram sobre a exploração de obras de literatura infantojuvenil com a finalidade de discutir questões que se prendiam com a sustentabilidade dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. O público-alvo do nosso estudo foi um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos a frequentar a Educação Pré-Escolar. Adotámos uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo ao estudo de caso, na medida em que considerámos que seria aquela que mais se adequava ao contexto em questão. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre a sustentabilidade ligada à gestão dos recursos hídricos e o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura a partir da exploração de álbuns de literatura infantojuvenil. Pensamos poder afirmar que obtivemos resposta – positiva – à questão de investigação que formulámos inicialmente, uma vez que, por um lado, o grupo demonstrou estar sensibilizado para questões da sustentabilidade associadas à gestão de recursos hídricos, e, por outro lado, verificámos algum progresso no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. |
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Com a realização deste estudo, pretendíamos atingir os seguintes objetivos de investigação: Sensibilizar crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar para o valor da literatura infantojuvenil como forma de reflexão sobre um tema da atualidade (sustentabilidade) e Desenvolver competências em compreensão na leitura associadas à aquisição de conhecimentos. Para tal, definimos uma questão de investigação para a qual procurávamos resposta: Que papel poderá a literatura infantojuvenil desempenhar na reflexão sobre temas da atualidade (sustentabilidade) e no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura associadas à aquisição de conhecimento? Deste modo, concebemos e implementámos uma intervenção didática composta por quatro sessões, que recaíram sobre a exploração de obras de literatura infantojuvenil com a finalidade de discutir questões que se prendiam com a sustentabilidade dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. O público-alvo do nosso estudo foi um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos a frequentar a Educação Pré-Escolar. Adotámos uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo ao estudo de caso, na medida em que considerámos que seria aquela que mais se adequava ao contexto em questão. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre a sustentabilidade ligada à gestão dos recursos hídricos e o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura a partir da exploração de álbuns de literatura infantojuvenil. Pensamos poder afirmar que obtivemos resposta – positiva – à questão de investigação que formulámos inicialmente, uma vez que, por um lado, o grupo demonstrou estar sensibilizado para questões da sustentabilidade associadas à gestão de recursos hídricos, e, por outro lado, verificámos algum progresso no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura.The need to change attitudes and minds to make our world more sustainable implies making children conscious of the problems created by (un)sustainability and give them the tools they must use to become critical and active citizens as soon as possible. Children’s literature can play a very important role in education as an instrument to acquire and mobilize knowledge, to develop capacities and to promote attitudes and values in an amusing way using familiar texts. This report is composed of two parts: theoretical background and empirical study. Each part contains several chapters. This study had two research objectives: to make children attending kindergarten conscious of the importance of literature to reflect on a major issue in modern society (sustainability) and to develop competences in reading comprehension related with the acquisition of knowledge. We also looked for an answer to the following research question: What role may children’s literature play in the reflection on modern social issues (sustainability) and the development of competences in reading comprehension related with the acquisition of knowledge? Consequently, we conceived and applied a didactic intervention, including four sessions, focused on the use of children’s literature to reflect on sustainability related with the management of water resources and to contribute to the development of competences in reading comprehension. The study involved a group of children aged between 3 and 6 years attending kindergarten. We used a qualitative research methodology based on case study, since we considered it was the most adapted to the context. We collected data concerning the children’s performance in situations involving the reflection on the sustainability related with the management of water resources and reading comprehension through the analysis of children’s literature albums. We think we can say that we got a positive answer to our research question since the children revealed to be conscious of the importance of issues related with the management of water and developed their competences in reading comprehension.2020-10-29T09:20:32Z2019-10-22T00:00:00Z2019-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29623porCorreia, Ana Margarida Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:19Zoai:ria.ua.pt:10773/29623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:54.698532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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