The influence of nudges and financial literacy on market participation and socially responsible investment
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81748 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão e Negócios |
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The influence of nudges and financial literacy on market participation and socially responsible investmentEnviesamentos comportamentaisFinanças comportamentaisInvestimentos socialmente responsáveisLiteracia financeiraNudgesBehavioral biasesBehavioral financeFinancial literacyNudgesSocially responsible investmentsCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão e NegóciosPara tomar decisões financeiras sólidas, os indivíduos precisam de ter um certo conhecimento de conceitos financeiros e perícia para utilizar esse conhecimento de forma eficiente. Contudo, a literacia financeira não é suficiente para que os indivíduos tomem as melhores decisões financeiras. Isto acontece devido a enviesamentos comportamentais que podem ser corrigidos através do uso de nudges. O objetivo principal deste estudo é testar se o uso de nudges aplicado a decisões financeiras e de investimento, produz efeitos em guiar os indivíduos para a escolha mais vantajosa. A investigação começa por avaliar o nível de literacia financeira da amostra e verificar se variáveis como literacia financeira percecionada, experiência financeira, perfil de risco e características sociodemográficas tem influência na mesma; segue com o estudo sobre a participação de mercado, testando se as mesmas variáveis acrescidas da literacia financeira efetiva tem influência no número de ativos financeiros que os indivíduos detém; avalia as preferências dos indivíduos em relação a nudges de informação, recomendações e opções à priori; se essas preferências poderiam influenciar a participação de mercado; segue com o teste de diversos nudges em cenários hipotéticos em SRI e termina com a análise da importância dada pelos indivíduos a questões de sustentabilidade. Para isso, procedeu-se à realização de um questionário em modo de experimento com um grupo de tratamento e um grupo de controlo, de forma a testar se o uso de nudges produziria diferenças significativas entre a escolha de fundos de investimento convencionais ou SRI. A análise econométrica envolveu a utilização de regressões Ordered Probit e Probit. O universo em análise é a População Portuguesa, assim, o questionário foi distribuído via email e plataformas sociais, construindo-se uma amostra de 244 pessoas de diversas idades, diversos níveis de escolaridade e níveis salariais. Este estudo contribui para a literatura, colmatando a lacuna existente no que diz respeito à utilização de nudges nos mercados financeiros e investimentos sustentáveis. Os resultados revelaram um nível reduzido de literacia financeira e que indivíduos do sexo masculino ou com maior literacia financeira percecionada, escolaridade ou perfil de risco apresentam uma maior literacia financeira. Os níveis de participação de mercado também se revelaram reduzidos e influenciáveis pelo género, área de estudos e literacia financeira. Não houve qualquer influência significativa na utilização de nudges e investimentos socialmente responsáveis. No entanto, verificou-se que os indivíduos dão grande importância a receber informações e breves explicações sobre investimentos financeiros e valorizam questões de sustentabilidade. Assim, conclui que os nudges de informação podem ser utilizados para orientar os investidores para a participação no mercado e, consequentemente, para investimentos socialmente responsáveis.To make sound financial decisions, individuals need to have some knowledge of financial concepts and the expertise to use that knowledge efficiently. However, financial literacy is not enough for individuals to make better financial decisions. This is due to behavioral biases, which can be corrected through the use of nudges. The main objective of this study is to test whether the use of nudges applied to financial and investment decisions produces effects in guiding individuals towards the best choice. The investigation starts by evaluating the sample's level of financial literacy and verifying whether variables such as perceived financial literacy, financial experience, risk profile and sociodemographic characteristics have any influence on it; continues with the study on market participation, testing whether the same variables plus effective financial literacy have an influence on the number of financial assets that individuals hold; assesses individuals' preferences in relation to information nudges, recommendations and default options; whether these preferences could influence market participation; follows with the testing of various nudges in hypothetical scenarios in SRI; and, ends with the analysis of the importance given by individuals to sustainability issues. For this, a questionnaire was created as an experiment with a treatment group and a control group, to test if the use of nudges would produce significant differences between the choice of conventional investment funds or SRI. The econometric analysis involved the use of Ordered Probit and Probit regressions. The universe under analysis is the Portuguese Population, so the questionnaire was distributed via email and social platforms, constructing a sample of 244 respondents of different ages, different levels of education and income levels. This study contributes to the literature, filling the existing gap regarding the use of nudges in financial markets and sustainable investments. The results reveled low levels of financial literacy and that indivduals that were male or had higher perceived financial literacy, education or risk profile were more financially literate. The market participation levels were also low and were influenced by gender, study field and financial literacy. There was no outstanding influence on the use of nudges and SRI. However, it was found that individuals attach great importance to receiving information and brief explanations about financial investments and value sustainability issues. Concluding that information nudges can be used to guide investors towards market participation and, consequently, towards SRI.Leal, Cristiana CerqueiraUniversidade do MinhoMagalhães, Sara Beatriz Ribeiro2022-11-082022-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81748eng203107403info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:11.533852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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