Síntese de vidro rubi por redução de AU+ e CU+ e formação de nanopartículas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Andreia Filipa Cardoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1333
Resumo: Tese de mestrado em Química, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
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spelling Síntese de vidro rubi por redução de AU+ e CU+ e formação de nanopartículasQuímicaTeses de mestradoTese de mestrado em Química, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008O trabalho descrito nesta dissertação teve como objectivo a produção de vidros rubi por redução de Au+ e Cu+ e nucleação dos átomos metálicos em nanopartículas utilizando electrões activos obtidos por interacção de radiação gama com o vidro. Este processo foi comparado com a preparação convencional do vidro rubi utilizando estanho como redutor. Amostras de vidro contendo ouro e cobre foram expostas a uma dose de radiação gama de 100 kGy e posteriormente sujeitas a um tratamento térmico após o qual se obteve a cor vermelha característica do vidro rubi. Variando a temperatura e o tempo de aquecimento obteve-se uma paleta de cores variada. A cor vermelha mais intensa foi obtida para uma concentração de 0,2%(m/m) de HAuCl4 e 1,0% (m/m) de Cu2O ambos com tratamento térmico a700ºC durante 120 min para o ouro e 150 min para o cobre. No âmbito deste projecto foram ainda produzidos vidros rubi luminescentes, sob radiação ultravioleta, adicionando óxidos de lantanídeos à formulação base do vidro com vista à sua aplicação em arte. A redução do ouro ou do cobre também foi feita recorrendo à radiação gama. Foram produzidos vidros rubi com európio e cério utilizando as condições acima referidas para obter a cor mais intensa. Verificou-se que após a adição de uma certa concentração de európio (0,6% no caso do ouro e 0,1% no do cobre) havia redução dos iões metálicos não sendo portanto necessário nestes caso recorrer à radiação gama. A utilização do óxido de cério teve resultados mais peculiares pois a partir de uma certa concentração, os vidros irradiados e posteriormente aquecidos mantinham-se incolores. Provavelmente o poder oxidante do cério compensava a formação dos electrões activos . Em qualquer dos casos controlando a concentração dos óxidos foram obtidos vidros rubi luminescentes cuja aplicação em vidro artístico está a ser explorada.Ruby glass were made by irradiating soda-lime silicate glasses with different concentrations of gold or copper with gamma rays and further heating instead of using a reducing agent such as stannous oxide. Different colours were obtained by controlling the temperature and heating times. A comparison of this process to develop ruby glass with the conventional ones is discussed. The colour of these ruby glasses is due to the presence of gold and copper nanoparticles. The more intense red colour was obtained for the following concentrations:0,2% (w/w) for gold and 1.0% (w/w) for copper, with a heat treatment at 700 ºC during 120 minutes for gold and 150 minutes for copper. For applications in art, luminescent ruby glasses under UV light were produced adding some lanthanide oxides to the base composition of the glass. Gamma radiation was used to reduce copper and gold. Ruby glasses with europium and cerium were produced using the experimental conditions described above to obtain the more intense red colour. After a certain quantity of europium (0,6% for gold samples and 0,1% for copper samples) a reduction of the metallic ions was observed. In this case it was not necessary to use gamma radiation. Using cerium oxide the results were peculiar because above a certain concentration of the lanthanide oxide no red colour was obtained after heating the irradiated glasses. Probably the cerium oxide is quenching the formation of the defects produced by gamma radiation. With both lanthanide oxides luminescent ruby glasses were obtained and their application in art is being studied.Matos, António Pires deCalhorda, Maria José Diogo da Silva, 1949-Repositório da Universidade de LisboaRuivo, Andreia Filipa Cardoso2010-07-27T08:57:36Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1333porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000564030info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:58.132091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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