The potential of using smartphone in teaching and learning in secondary school: a descriptive study of selected schools in Maputo City

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imwa, Mphatso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10094
Resumo: Atualmente, temos smartphones espalhados por todo o mundo, das cidades às áreas remotas. Eles tornaram-se essenciais e parte integrante de nossas vidas, na qual seu uso tem impacto na maneira como conduzimos os negócios, a política, socializamos, comunicamos e partilhamos informações. Do ponto de vista da educação, os smartphones mostraram ter potencial para criar uma cultura de aprendizagem móvel, útil para o modelo pedagógico sócio-construtivista. Muitas pesquisas, principalmente realizadas em países desenvolvidos, concentraram-se nos benefícios do smartphone no ensino superior. O contexto e o cenário geográficos revelam que há menos estudos em países em desenvolvimento, como é o caso de Moçambique. Apesar das descobertas de investigações anteriores que podem ser extensíveis noutros contextos geográficos ou regionais; é necessário analisar outros contextos, pois cada comunidade ou sociedade é única dos pontos de vista social, econonómico e cultural, entre outros, e Moçambique não é uma exceção. Este estudo teve como objetivo explorar o potencial do uso de smartphones na educação, com foco particular nas escolas secundárias. O estudo usou o método descritivo para avaliar o conhecimento sobre recursos e aplicações, bem como as perceções e desafios que professores e alunos têm em relação ao uso de smartphones no ensino e aprendizagem nas escolas secundárias. Na revisão da literatura realizada foi possível identificar que métodos e o tipo de uso é dado ao smartphone no ensino e na aprendizagem. Na revisão da literatura verificou-se que há um grupo de professores que percecionam positivamente o uso dos dispositivos móveis como ferramentas pedagógicas, mas há um outro grupo de professores que são contra ou têm duvidas em relação à sua inclusão na educação. Adicionalmente, os estudantes consideraram o uso dos smartphones necessários na educação, revelando uma perspetiva mais positiva no seu uso em comparação com os professores. Os dados da revisão de literatura estão em linha com os dos resultados dos inquéritos aplicados nas escolas selecionadas. Pela aplicação dos inquéritos, foi possível verificar que alguns professores provavelmente precisam de formação para usarem os dispositivos móveis na aprendizagem e que nem todos professores e instituições tenham explorado completamente os recursos e usos dos smartphones na educação, em particular no ensino secundário. Atendendo que Moçambique não fornece a tecnologia estipulada no seu Plano de Educação Tecnológica de 2011 (TEP / PET), devido à escassez de recursos financeiros, isso pode justificar o motivo para alguns professores não usarem tecnologia digital no contexto educativo. Os professores do estudo também referem que os smartphones são caros, o que pode estar na origem dos alunos terem estes dispositivos em maior quantidade do que a dos professores e, consequentemente, não terem condições para tirar benefício do seu uso em sala de aula. Do ponto de vista da literatura, pode ser que alguns professores sejam imigrantes; portanto, eles têm dificuldades em adotar ou se adaptar às novas tendências de inovação. O estudo sugeriu que é essencial experimentar alguns projetos, onde, por exemplo, se compare um contexto de ensino com smartphones com o ensino e a aprendizagem tradicionais.
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O contexto e o cenário geográficos revelam que há menos estudos em países em desenvolvimento, como é o caso de Moçambique. Apesar das descobertas de investigações anteriores que podem ser extensíveis noutros contextos geográficos ou regionais; é necessário analisar outros contextos, pois cada comunidade ou sociedade é única dos pontos de vista social, econonómico e cultural, entre outros, e Moçambique não é uma exceção. Este estudo teve como objetivo explorar o potencial do uso de smartphones na educação, com foco particular nas escolas secundárias. O estudo usou o método descritivo para avaliar o conhecimento sobre recursos e aplicações, bem como as perceções e desafios que professores e alunos têm em relação ao uso de smartphones no ensino e aprendizagem nas escolas secundárias. Na revisão da literatura realizada foi possível identificar que métodos e o tipo de uso é dado ao smartphone no ensino e na aprendizagem. Na revisão da literatura verificou-se que há um grupo de professores que percecionam positivamente o uso dos dispositivos móveis como ferramentas pedagógicas, mas há um outro grupo de professores que são contra ou têm duvidas em relação à sua inclusão na educação. Adicionalmente, os estudantes consideraram o uso dos smartphones necessários na educação, revelando uma perspetiva mais positiva no seu uso em comparação com os professores. Os dados da revisão de literatura estão em linha com os dos resultados dos inquéritos aplicados nas escolas selecionadas. Pela aplicação dos inquéritos, foi possível verificar que alguns professores provavelmente precisam de formação para usarem os dispositivos móveis na aprendizagem e que nem todos professores e instituições tenham explorado completamente os recursos e usos dos smartphones na educação, em particular no ensino secundário. Atendendo que Moçambique não fornece a tecnologia estipulada no seu Plano de Educação Tecnológica de 2011 (TEP / PET), devido à escassez de recursos financeiros, isso pode justificar o motivo para alguns professores não usarem tecnologia digital no contexto educativo. Os professores do estudo também referem que os smartphones são caros, o que pode estar na origem dos alunos terem estes dispositivos em maior quantidade do que a dos professores e, consequentemente, não terem condições para tirar benefício do seu uso em sala de aula. Do ponto de vista da literatura, pode ser que alguns professores sejam imigrantes; portanto, eles têm dificuldades em adotar ou se adaptar às novas tendências de inovação. O estudo sugeriu que é essencial experimentar alguns projetos, onde, por exemplo, se compare um contexto de ensino com smartphones com o ensino e a aprendizagem tradicionais.Today, Smartphones have spread all around the globe, from cities to remote areas. They have become essential and an integral part of our lives in which their use has and keeps impacting the way we conduct businesses, politics, socializing, communicating, and information sharing. From the education perspective, smartphone technology has shown its potential to create a mobile learning culture and enhance a socio-constructivist pedagogical model. A lot of research, mainly from the developed world, has focused on the benefits of the smartphone in higher education. Despite those findings from previous research that can apply in other geographical or regional settings; still, there are limitations as each community or society is unique in regards to social, economic, and cultural factors, among others. And Mozambique is not an exemption to the situation. This study aimed at exploring the potential of smartphone use in education with a particular focus on secondary schools. The study used the description method, and challenges that teachers and students have around the use of smartphones in teaching and learning in secondary schools. The literature review provided massive methods and applications of the smartphone in teaching and learning. In the literature review it is possible to identify that there is a group of teachers who perceive the use of the devices as pedagogical tools, and another group of teachers that are against or have a reservation towards its inclusion in education. Moreover, Students deemed the smartphones as highly necessary in education compared to teachers. The data retrieved from the literature review is align with the results obtained in the applied survey from the selected schools. The study documents that perhaps some teachers need the training to use such devices in teaching or that not all teachers and institutions have fully exploited the features and uses of smartphones in education, in particular, secondary school, and therefore, its use can be overlooked. As Mozambique fails to provide the technology stipulated in its Technological Education Plan of 2011 (TEP/PET) due to scarcity of financial resources, such can justify some teachers who overlook the reason at such technology like smartphones. From a literature perspective, it can be that some teachers are immigrants; therefore, they have difficulties in adopting or adapting to the trend. The study suggested that it is essential to try out some projects, such as teaching students with smartphones to yield comparison against traditional teaching and learning.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação /Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cabral, Pedro BarbosaRepositório AbertoImwa, Mphatso2020-10-28T16:52:49Z2020-09-292020-10-282020-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10094TID:202535827engImwa, Mphatso - The potential of using smartphone in teaching and learning in secondary school: a descriptive study of selected schools in Maputo City. [S.l.]: [s.n.], 2020. 104 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:45.737085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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