Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alizeu, Augusta Filimone Guilima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11181
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados.
id RCAP_40c82ca0ce044d1205e1b0e535bf3bb5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-MoçambiqueEducação a distânciaMediação pedagógicaFeedbackMaputoMoçambiqueDistance educationPedagogical mediationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados.The present research aims to analyze the process of teacher feedback during the online activities of teachers and students in the Center for Open and Distance Education of the Pedagogical University of Maputo - Mozambique, in the first year of the degree course in History Teaching, held during the second semester of 2019. The methodology used was the case study, with a quantitative approach that included learning analytics with evidence extracted from the Moodle platform and the corresponding statistical treatment of the data, as well as using the technique of nonparticipant observation in seven courses. The sample of respondents was 166 students. From the results obtained in this research, it was concluded that when the feedback is done in an effective way, as observed in the case of the subject History of Mozambique until the 15th century, it is possible to achieve positive results and a good performance from the students. We also observed a positive performance that was not explained by the feedback given to the students in the case of four subjects: History of Africa until the 15th century, General Pedagogical Practices, General Didactics and General Psychology. This result may be explained by other reasons that were not studied in this research, and future investigations are needed to assess in more depth this positive achievement that was not explained by the students' feedback. The results obtained in this research may have an impact on the course and on the pedagogical mediation developed and, therefore, will be made available to the Center for Open and Distance Education with the objective of establishing actions for improvement in the quality of the services provided.A investigação realizada no âmbito desta dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Afonso, Ana PaulaMorgado, LinaRepositório AbertoAlizeu, Augusta Filimone Guilima2021-07-012021-10-012024-07-01T00:00:00Z2021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11181TID:202775534porAlizeu, Augusta Filimone Guilima - Mediação pedagógica em ensino a distância [Em linha]: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. [S.l.]: [s.n.], 2021. 129 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.411644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
title Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
spellingShingle Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Alizeu, Augusta Filimone Guilima
Educação a distância
Mediação pedagógica
Feedback
Maputo
Moçambique
Distance education
Pedagogical mediation
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
title_full Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
title_fullStr Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
title_full_unstemmed Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
title_sort Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
author Alizeu, Augusta Filimone Guilima
author_facet Alizeu, Augusta Filimone Guilima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana Paula
Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alizeu, Augusta Filimone Guilima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Mediação pedagógica
Feedback
Maputo
Moçambique
Distance education
Pedagogical mediation
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Educação a distância
Mediação pedagógica
Feedback
Maputo
Moçambique
Distance education
Pedagogical mediation
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
2021-10-01
2021-07-01T00:00:00Z
2024-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11181
TID:202775534
url http://hdl.handle.net/10400.2/11181
identifier_str_mv TID:202775534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alizeu, Augusta Filimone Guilima - Mediação pedagógica em ensino a distância [Em linha]: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. [S.l.]: [s.n.], 2021. 129 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095454433280