Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2871 |
Resumo: | Na escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do processo de ensino c de aprendizagem e os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Neste sentido, esta investigação teve corno objetivo principal averiguar se a Internet é segura para as crianças do r 0 ciclo c quais os procedimentos preventivos mais adequados para melhorar essa segurança. |
id |
RCAP_438cfd60b1969baa0dc0df7464aef538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2871 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionadaInternet safe in the 1st cycle of basic education : the internet as an educational resource in supervised teaching practiceTecnologias de informação e comunicaçãoSegurançaInternet1º Ciclo do Ensino BásicoInformation and communication technologiesSecurityInternetPrimary schoolNa escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do processo de ensino c de aprendizagem e os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Neste sentido, esta investigação teve corno objetivo principal averiguar se a Internet é segura para as crianças do r 0 ciclo c quais os procedimentos preventivos mais adequados para melhorar essa segurança.Abstract - At school, ICT become a constituent element of the teaching process and learning and teachcrs should providc to all students the same opportunities and conditions at the Ievel of digital literacy, particularly through new and ditTerent approaches of content. In this sense, this research aimed to find out whether the Internet is safe for children in lhe primary school and the most suitable preventive procedures to improve that security.AISTI-Universidade de AveiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueFélix, Carina2015-07-07T08:55:05Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2871porGIL, Henrique : FÉLIX, Carina (2015) - Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada. In 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Águeda, 17-20 de junho : atas. Aveiro : AISTI Universidade de Aveiro. p. 118-123.978-898-98434-5-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:06.036267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada Internet safe in the 1st cycle of basic education : the internet as an educational resource in supervised teaching practice |
title |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada Gil, Henrique Tecnologias de informação e comunicação Segurança Internet 1º Ciclo do Ensino Básico Information and communication technologies Security Internet Primary school |
title_short |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_full |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Félix, Carina |
author_role |
author |
author2 |
Félix, Carina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Félix, Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação Segurança Internet 1º Ciclo do Ensino Básico Information and communication technologies Security Internet Primary school |
topic |
Tecnologias de informação e comunicação Segurança Internet 1º Ciclo do Ensino Básico Information and communication technologies Security Internet Primary school |
description |
Na escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do processo de ensino c de aprendizagem e os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Neste sentido, esta investigação teve corno objetivo principal averiguar se a Internet é segura para as crianças do r 0 ciclo c quais os procedimentos preventivos mais adequados para melhorar essa segurança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07T08:55:05Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2871 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique : FÉLIX, Carina (2015) - Internet segura no 1º ciclo do ensino básico : a internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada. In 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Águeda, 17-20 de junho : atas. Aveiro : AISTI Universidade de Aveiro. p. 118-123. 978-898-98434-5-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISTI-Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
AISTI-Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130802892570624 |