Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2850 |
Resumo: | No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB foi realizada uma investigação qualitativa com o objetivo de consciencializar os alunos para os perigos na utilização da internet. Foram implementadas atividades onde, para além dos conteúdos explorados, foram transmitidos as principais cuidados para urna navegação segura na internet. Na investigação foram também envolvidos os pais e Os professores do agrupamento de escolas do 1.° CEB no sentido de recolher opiniões acerca da importância da utilização segura da internet em contexto educativa. Dos resultados obtidos, foi possível verificar-se que as professores ainda não dominam aspetos importantes na utilização segura da internet e o facto de muitos pais não terem consciência e conhecimento das utilizações que as respetivos filhos fazem na internet. A utilização segura da internet, na investigação realizada, permitiu vir a esclarecer dúvidas e a promover condições para futuras utilizações mais seguras em contexto educativo. |
id |
RCAP_9d455391e58ca8b23150c65dd6cd61e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionadaPrática de ensino supervisionada1.º CEBInternet seguraTICSupervised teaching practice1.º CEBSafe internetICTNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB foi realizada uma investigação qualitativa com o objetivo de consciencializar os alunos para os perigos na utilização da internet. Foram implementadas atividades onde, para além dos conteúdos explorados, foram transmitidos as principais cuidados para urna navegação segura na internet. Na investigação foram também envolvidos os pais e Os professores do agrupamento de escolas do 1.° CEB no sentido de recolher opiniões acerca da importância da utilização segura da internet em contexto educativa. Dos resultados obtidos, foi possível verificar-se que as professores ainda não dominam aspetos importantes na utilização segura da internet e o facto de muitos pais não terem consciência e conhecimento das utilizações que as respetivos filhos fazem na internet. A utilização segura da internet, na investigação realizada, permitiu vir a esclarecer dúvidas e a promover condições para futuras utilizações mais seguras em contexto educativo.Abstract - Under the Supervised Teaching Practice in the 1st CEB qualitative research was conducted in order to raise awareness arnong students of the dangers in using the internet. Activities were implemented where, in addition to the content explored, the main care for safe navigation on the Internet were transmitted. In the investigation were also involved parents and teachers of the 1st CEB school cluster in order to gather opinions about the importance of safe Internet use in educational context. From the results, we found that teachers have not mastered aspects important in safe use of the Internet and the fact that many parents do not have awareness and knowledge of the uses that the respective children do on the internet. The safe use of the internet, that investigation allowed to come to answer qvestions and to promote conditions for future safer use in an educational context.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueFélix, Carina2015-06-23T10:24:18Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2850porGIL, Henrique ; FÉLIX, Carina (2015) - Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 732-743.978-989-97374-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:02Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:04.588562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada Gil, Henrique Prática de ensino supervisionada 1.º CEB Internet segura TIC Supervised teaching practice 1.º CEB Safe internet ICT |
title_short |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_full |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Félix, Carina |
author_role |
author |
author2 |
Félix, Carina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Félix, Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada 1.º CEB Internet segura TIC Supervised teaching practice 1.º CEB Safe internet ICT |
topic |
Prática de ensino supervisionada 1.º CEB Internet segura TIC Supervised teaching practice 1.º CEB Safe internet ICT |
description |
No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB foi realizada uma investigação qualitativa com o objetivo de consciencializar os alunos para os perigos na utilização da internet. Foram implementadas atividades onde, para além dos conteúdos explorados, foram transmitidos as principais cuidados para urna navegação segura na internet. Na investigação foram também envolvidos os pais e Os professores do agrupamento de escolas do 1.° CEB no sentido de recolher opiniões acerca da importância da utilização segura da internet em contexto educativa. Dos resultados obtidos, foi possível verificar-se que as professores ainda não dominam aspetos importantes na utilização segura da internet e o facto de muitos pais não terem consciência e conhecimento das utilizações que as respetivos filhos fazem na internet. A utilização segura da internet, na investigação realizada, permitiu vir a esclarecer dúvidas e a promover condições para futuras utilizações mais seguras em contexto educativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-23T10:24:18Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2850 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique ; FÉLIX, Carina (2015) - Utilização segura da internet como recurso educativo na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 732-743. 978-989-97374-3-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130801862868992 |