Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8084 |
Resumo: | Este artigo aborda duas questões centrais no estudo da obra do artista cinético latino-americano Jesús Soto (1923-2005): o uso de métodos combinatórios para gerar novos esquemas de estruturação da imagem, renunciando aos conceitos tradicionais de harmonia e composição, e a incorporação de elementos aleatórios na configuração das obras, com o intuito de multiplicar ad infinitum as possibilidades de performance das mesmas. A análise da produção do artista permitiu reconhecer a repetição, a permutação e a liberdade de ação como ideias fundamentais no processo de configuração formal e conceitual das obras. Assim, fruidor e obra artística agem como uma unidade cujo dinamismo é apenas uma parcela de um domínio físico mais extenso. |
id |
RCAP_43973a6e34446c808dbebfa4f1b4f635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús SotoMUSEOLOGIAARTESOTO, JESÚSMUSEOLOGYARTEste artigo aborda duas questões centrais no estudo da obra do artista cinético latino-americano Jesús Soto (1923-2005): o uso de métodos combinatórios para gerar novos esquemas de estruturação da imagem, renunciando aos conceitos tradicionais de harmonia e composição, e a incorporação de elementos aleatórios na configuração das obras, com o intuito de multiplicar ad infinitum as possibilidades de performance das mesmas. A análise da produção do artista permitiu reconhecer a repetição, a permutação e a liberdade de ação como ideias fundamentais no processo de configuração formal e conceitual das obras. Assim, fruidor e obra artística agem como uma unidade cujo dinamismo é apenas uma parcela de um domínio físico mais extenso.This paper deals with two key issues in the study of the work of kinetic Latin-American artist Jesús Soto (1923-2005): the use of combinatorial methods to generate new schemes for structuring the image, renouncing to traditional concepts of harmony and composition, and the incorporation of random elements in the configuration of his works, with the purpose of multiplying ad infinitum the possibilities of their performance. The analysis of the artist production allowed us to recognize the repetition, the permutation and the freedom of action as fundamental ideas in the process of formal and conceptual configuration of his works. In this way, spectator and work of art act as a unit whose dynamism is only a portion of a much broader physical domain.Edições Universitárias Lusófonas2017-06-12T15:35:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8084por1646-3714Brazón Hernández, Marielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:09.637321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
title |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
spellingShingle |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto Brazón Hernández, Mariela MUSEOLOGIA ARTE SOTO, JESÚS MUSEOLOGY ART |
title_short |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
title_full |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
title_fullStr |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
title_full_unstemmed |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
title_sort |
Atingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Soto |
author |
Brazón Hernández, Mariela |
author_facet |
Brazón Hernández, Mariela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brazón Hernández, Mariela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MUSEOLOGIA ARTE SOTO, JESÚS MUSEOLOGY ART |
topic |
MUSEOLOGIA ARTE SOTO, JESÚS MUSEOLOGY ART |
description |
Este artigo aborda duas questões centrais no estudo da obra do artista cinético latino-americano Jesús Soto (1923-2005): o uso de métodos combinatórios para gerar novos esquemas de estruturação da imagem, renunciando aos conceitos tradicionais de harmonia e composição, e a incorporação de elementos aleatórios na configuração das obras, com o intuito de multiplicar ad infinitum as possibilidades de performance das mesmas. A análise da produção do artista permitiu reconhecer a repetição, a permutação e a liberdade de ação como ideias fundamentais no processo de configuração formal e conceitual das obras. Assim, fruidor e obra artística agem como uma unidade cujo dinamismo é apenas uma parcela de um domínio físico mais extenso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-12T15:35:32Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8084 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131208608645120 |