Deformis in tenebris: o autorretrato surrealista e a noção de realidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19788 |
Resumo: | Desafiando os limites da percepção da realidade, o presente projecto vai ao encontro do paradoxo entre a relevância e credibilidade do papel que o surrealismo exerce sobre a nossa própria consciencialização da noção de realidade, e o papel de um simples meio de conduta da narrativa visual presente em, praticamente, todas as nossas influências visuais diárias. Propõe-se assim, colocar a matéria surrealista visual, transposta através de autorretratos fotográficos autorais que nos fazem questionar o sentido de “realidade”, a desempenhar, neste caso, o papel que a figura humana possui no que toca a narrativa visual. Expõe-se o seguinte projecto: se a figura humana é o principal meio condutor visual, cativando o espectador através da sua familiaridade, e se a figura surrealista é uma contestação à realidade, pode esta substituir o papel da figura humana, mantendo a mesma credibilidade, sendo isto representado numa série de autorretratos que põe em causa a veracidade da figura retratada? |
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