Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2768 |
Resumo: | O objetivo geral do estudo consistiu em avaliar o impacto do programa de economia de fichas associado com o custo da resposta, sobre os comportamentos “fora da tarefa”, “distração”, “agitação” e “vocalização” de dois adolescentes diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para testar a igualdade das variâncias levamos a cabo a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias utilizamos o t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi altamente significativa (p < 0.0001) e reveladora da eficácia do tratamento para os dois participantes. Excecionalmente o participante dois no que respeita à categoria “vocalização” apesar da média de registos se situar no pré-teste em 3.66 e baixar na fase de pós-teste para uma média de 0.36 não evidenciou uma evolução significativa nesta variável (p = 0.059). Os procedimentos de ensino comportamentalista mostraram-se eficazes na modificação dos comportamentos dos dois sujeitos. Concluímos que a ação convergente dos programas comportamentalistas baseados no reforço e na punição são adequados na resolução dos comportamentos disruptivos e atencionais das crianças com PHDA em contexto da sala de aula. |
id |
RCAP_43a14d00d2b16eacdf2ab2c3a38becb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoEducação especialHiperatividadeDistúrbio de défice de atençãoDistraçãoAgitaçãoVocalizaçãoEconomia de fichasCusto da respostaFora da tarefaO objetivo geral do estudo consistiu em avaliar o impacto do programa de economia de fichas associado com o custo da resposta, sobre os comportamentos “fora da tarefa”, “distração”, “agitação” e “vocalização” de dois adolescentes diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para testar a igualdade das variâncias levamos a cabo a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias utilizamos o t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi altamente significativa (p < 0.0001) e reveladora da eficácia do tratamento para os dois participantes. Excecionalmente o participante dois no que respeita à categoria “vocalização” apesar da média de registos se situar no pré-teste em 3.66 e baixar na fase de pós-teste para uma média de 0.36 não evidenciou uma evolução significativa nesta variável (p = 0.059). Os procedimentos de ensino comportamentalista mostraram-se eficazes na modificação dos comportamentos dos dois sujeitos. Concluímos que a ação convergente dos programas comportamentalistas baseados no reforço e na punição são adequados na resolução dos comportamentos disruptivos e atencionais das crianças com PHDA em contexto da sala de aula.The aim of this study was to evaluate the impact of a token economy program associated to response cost for a set of behaviours (off-task, distraction, agitation, and vocalization) emitted by two adolescents officially diagnosed as suffering from Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Levene's test and Student's T test showed that the differences were statistically significant (p < 0.0001) revelling the intervention's efficacy in changing both participants' behaviours. It is concluded that behavioural programs anchored on the presentation and removal of reinforcing stimuli contingent to a response are efficacious in changing disruptive behaviours and attention problems in adolescents with ADHD in the classroom context.2013-10-07T16:32:55Z2013-10-07T00:00:00Z2013-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2768porMarafão, Agostinho Jorge Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:29:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:24.649974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
spellingShingle |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção Marafão, Agostinho Jorge Assunção Educação especial Hiperatividade Distúrbio de défice de atenção Distração Agitação Vocalização Economia de fichas Custo da resposta Fora da tarefa |
title_short |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_full |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_fullStr |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_full_unstemmed |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_sort |
Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
author |
Marafão, Agostinho Jorge Assunção |
author_facet |
Marafão, Agostinho Jorge Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marafão, Agostinho Jorge Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Hiperatividade Distúrbio de défice de atenção Distração Agitação Vocalização Economia de fichas Custo da resposta Fora da tarefa |
topic |
Educação especial Hiperatividade Distúrbio de défice de atenção Distração Agitação Vocalização Economia de fichas Custo da resposta Fora da tarefa |
description |
O objetivo geral do estudo consistiu em avaliar o impacto do programa de economia de fichas associado com o custo da resposta, sobre os comportamentos “fora da tarefa”, “distração”, “agitação” e “vocalização” de dois adolescentes diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para testar a igualdade das variâncias levamos a cabo a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias utilizamos o t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi altamente significativa (p < 0.0001) e reveladora da eficácia do tratamento para os dois participantes. Excecionalmente o participante dois no que respeita à categoria “vocalização” apesar da média de registos se situar no pré-teste em 3.66 e baixar na fase de pós-teste para uma média de 0.36 não evidenciou uma evolução significativa nesta variável (p = 0.059). Os procedimentos de ensino comportamentalista mostraram-se eficazes na modificação dos comportamentos dos dois sujeitos. Concluímos que a ação convergente dos programas comportamentalistas baseados no reforço e na punição são adequados na resolução dos comportamentos disruptivos e atencionais das crianças com PHDA em contexto da sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-07T16:32:55Z 2013-10-07T00:00:00Z 2013-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2768 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137087725764608 |