As crianças como pistas de memória: impacto nas barreiras percebidas e no consumo de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Milene Filipa Torcato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10709
Resumo: Durante os últimos anos tem vindo a aumentar o nível de alerta para os problemas ambientais que nos rodeiam. No entanto, muitas vezes as tentativas que fazemos por ajudar o meio ambiente falham, mesmo quando tentamos executar pequenas tarefas no meio doméstico. Existem barreiras e constrangimentos que inibem a execução de comportamentos e desta forma, há a necessidade de criar estratégias para combater estas barreiras/constrangimentos. Neste âmbito, o presente estudo, dividiu-se em duas fases, em que numa primeira procurou-se validar um conjunto de escalas, bem como perceber quais as barreiras percebidas mais fortes, aos hábitos de poupança de energia. Numa segunda fase, pretendeu-se perceber quais as melhores estratégias para ultrapassar as barreiras, em contexto real, assim como perceber o impacto de uma intervenção com feedback normativo, utilizando para isso crianças como catalisadores da mudança dos pais tendo por base o seu papel enquanto “pistas de memória”; ### ABSTRACT:Children as memory cues: Impact on perceived barriers and energy consumption During the last few years the level of alert to environmental problems that surround us, has increased. However, often the attempts we make to help the environment fail, even when we try to implement small household measures. There are barriers and constraints that inhibit the implementation of behaviors and thus there is a need to develop strategies to fight these barriers/constraints. In this regard, this study was divided in two phases, the first aimed at validating a set of scales as well as realize which were the strongest perceived barriers to energy saving habits. In a second phase, it aimed at assessing the best strategies to overcome barriers in a real context, as well as realize the impact of a normative feedback intervention, using children as catalysts for their father’s behavioural change based on their role as a "memory cues".
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