Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/81120 https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581 |
Resumo: | Mesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal. |
id |
RCAP_43b416128d513453d77fc869c4050cee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/81120 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em PortugalCultural violence, masculinities, and advertisement: the “É de homem!”3 L’Oréal campaign in PortugalViolencia cultural, masculinidad y publicidad: la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en PortugalPublicidadeMasculinidadesPatriarcadoSemióticaViolência culturalAdvertisingMasculinitiesPatriarchySemioticsCultural violenceMasculinidadPatriarcadoSemióticaViolencia culturalMesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal.Even in contexts of greater advancement in gender equality and with products that challenge stereotypes, advertising tends to reassert the hegemonic since it privileges proft in detriment of social transformation. This may imply a choice for patriarchal communication strategies, even if hybrid, contributing to the perpetuation of violences. To illustrate this, the article applied both critical discourse and semiotics analysis in fve posters of the advertising campaign “It’s manly!”, launched by the L’Oréal brand in Portugal.Incluso en contextos donde se han producido más avanzos en la igualdad de género y con productos que desafían estereotipos, la publicidad tiende a reafrmar el hegemónico una vez que privilegia los benefcios en detrimento de la transformación social. Esto puede implicar una opción por estrategias de comunicación patriarcales, aunque no desprovistas de hibridez, contribuyendo a la perpetuación de violencias. Para ilustrarlo, el artículo aplica un análisis crítico del discurso y la semiótica a los 5 carteles de la campaña “¡Es de hombre!”, lanzada en Portugal por la marca L’Oreal.Universidade de São Paulo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/81120http://hdl.handle.net/10316/81120https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581por2238-2593http://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150581Santos, Sofia JoséCarvalho, Alexandre de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:12:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:17.248905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal Cultural violence, masculinities, and advertisement: the “É de homem!”3 L’Oréal campaign in Portugal Violencia cultural, masculinidad y publicidad: la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en Portugal |
title |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal |
spellingShingle |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal Santos, Sofia José Publicidade Masculinidades Patriarcado Semiótica Violência cultural Advertising Masculinities Patriarchy Semiotics Cultural violence Masculinidad Patriarcado Semiótica Violencia cultural Santos, Sofia José Publicidade Masculinidades Patriarcado Semiótica Violência cultural Advertising Masculinities Patriarchy Semiotics Cultural violence Masculinidad Patriarcado Semiótica Violencia cultural |
title_short |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal |
title_full |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal |
title_fullStr |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal |
title_full_unstemmed |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal |
title_sort |
Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal |
author |
Santos, Sofia José |
author_facet |
Santos, Sofia José Santos, Sofia José Carvalho, Alexandre de Sousa Carvalho, Alexandre de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alexandre de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sofia José Carvalho, Alexandre de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Masculinidades Patriarcado Semiótica Violência cultural Advertising Masculinities Patriarchy Semiotics Cultural violence Masculinidad Patriarcado Semiótica Violencia cultural |
topic |
Publicidade Masculinidades Patriarcado Semiótica Violência cultural Advertising Masculinities Patriarchy Semiotics Cultural violence Masculinidad Patriarcado Semiótica Violencia cultural |
description |
Mesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/81120 http://hdl.handle.net/10316/81120 https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/81120 https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-2593 http://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822178802218827776 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581 |