Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sofia José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Alexandre de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81120
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581
Resumo: Mesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal.
id RCAP_43b416128d513453d77fc869c4050cee
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em PortugalCultural violence, masculinities, and advertisement: the “É de homem!”3 L’Oréal campaign in PortugalViolencia cultural, masculinidad y publicidad: la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en PortugalPublicidadeMasculinidadesPatriarcadoSemióticaViolência culturalAdvertisingMasculinitiesPatriarchySemioticsCultural violenceMasculinidadPatriarcadoSemióticaViolencia culturalMesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal.Even in contexts of greater advancement in gender equality and with products that challenge stereotypes, advertising tends to reassert the hegemonic since it privileges proft in detriment of social transformation. This may imply a choice for patriarchal communication strategies, even if hybrid, contributing to the perpetuation of violences. To illustrate this, the article applied both critical discourse and semiotics analysis in fve posters of the advertising campaign “It’s manly!”, launched by the L’Oréal brand in Portugal.Incluso en contextos donde se han producido más avanzos en la igualdad de género y con productos que desafían estereotipos, la publicidad tiende a reafrmar el hegemónico una vez que privilegia los benefcios en detrimento de la transformación social. Esto puede implicar una opción por estrategias de comunicación patriarcales, aunque no desprovistas de hibridez, contribuyendo a la perpetuación de violencias. Para ilustrarlo, el artículo aplica un análisis crítico del discurso y la semiótica a los 5 carteles de la campaña “¡Es de hombre!”, lanzada en Portugal por la marca L’Oreal.Universidade de São Paulo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/81120http://hdl.handle.net/10316/81120https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581por2238-2593http://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150581Santos, Sofia JoséCarvalho, Alexandre de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:12:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:17.248905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
Cultural violence, masculinities, and advertisement: the “É de homem!”3 L’Oréal campaign in Portugal
Violencia cultural, masculinidad y publicidad: la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en Portugal
title Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
spellingShingle Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
Santos, Sofia José
Publicidade
Masculinidades
Patriarcado
Semiótica
Violência cultural
Advertising
Masculinities
Patriarchy
Semiotics
Cultural violence
Masculinidad
Patriarcado
Semiótica
Violencia cultural
title_short Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
title_full Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
title_fullStr Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
title_full_unstemmed Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
title_sort Violência cultural, masculinidades e publicidade: a campanha “É de homem!” da L’Oréal em Portugal
author Santos, Sofia José
author_facet Santos, Sofia José
Carvalho, Alexandre de Sousa
author_role author
author2 Carvalho, Alexandre de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sofia José
Carvalho, Alexandre de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Masculinidades
Patriarcado
Semiótica
Violência cultural
Advertising
Masculinities
Patriarchy
Semiotics
Cultural violence
Masculinidad
Patriarcado
Semiótica
Violencia cultural
topic Publicidade
Masculinidades
Patriarcado
Semiótica
Violência cultural
Advertising
Masculinities
Patriarchy
Semiotics
Cultural violence
Masculinidad
Patriarcado
Semiótica
Violencia cultural
description Mesmo em contextos de maior avanço na igualdade de gênero e com produtos que desafiam estereótipos, a publicidade tende a reafirmar o hegemônico, uma vez que privilegia o lucro em detrimento da transformação social. Isso pode implicar uma opção por estratégias de comunicação patriarcais, ainda que não desprovidas de hibridez, contribuindo para a perpetuação de violências. Para ilustrar esse fenômeno, aplicou-se a análise crítica de discurso e semiótica em cinco pôsteres da campanha “É de homem!”, lançada em Portugal pela marca L’Oréal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81120
http://hdl.handle.net/10316/81120
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581
url http://hdl.handle.net/10316/81120
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2238-2593
http://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150581
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133926461014016