Identificação organizacional, intenção de turnover e satisfação com os papéis de vida : estudo com uma amostra da geração dos millennials no setor tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Beatriz Pinto Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41656
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
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Proporcionar satisfação com os papéis de vida e equilíbrio entre os diferentes domínios de vida, identificação organizacional e obter menores taxas de intenção de turnover, contribuem, entre outras medidas, para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis a um bom desempenho no trabalho e a um sentimento de bem-estar. A presente investigação tem como principal objetivo estudar a relação entre Identificação Organizacional, Satisfação com os Papéis de Vida (profissional, familiar e de lazer) e Intenção de Turnover, numa amostra da Geração dos Millennials. Para a recolha de dados aplicaram-se as Escalas de Identificação Organizacional, de Intenção de Turnover e de Satisfação com os Papéis de Vida, a uma amostra de 99 colaboradores da Geração dos Millennials de uma Consultora de Tecnologias de Informação. Os resultados revelaram que estes profissionais estão satisfeitos com os papéis de vida, principalmente com as atividades de lazer e que se identificam com a Organização onde trabalham. Considerando os níveis moderadamente elevados da Satisfação com os Papéis de Vida e da Identificação Organizacional, os participantes revelaram intenções de turnover moderadas. Verificou-se, ainda, uma relação direta e significativa, ainda que fraca, entre Identificação Organizacional e Satisfação Profissional, na amostra total e numa subamostra de colaboradores com intenções mais altas de abandonar a Organização, uma relação inversa, moderada e significativa entre Identificação Organizacional e Intenção de Turnover. No final, apresentam-se, ainda, os contributos e as limitações do presente estudo e sugestões para futuras investigações.Regarding the Millennials’ generation, representing most of the workforce nowadays, these professionals have a critical impact on Organizations and are currently part of the biggest challenges for employers. This challenge forces organizations to understand the Millennials and requires a capacity of motivating them and keeping them. Providing satisfaction with life roles and helping them keeping the balance between these different domains of life, organization identification, and obtaining lower turnover rates, contribute towards the development of attitudes and favourable behaviours to a good performance at work, and a feeling of wellbeing. This investigation’s main objective is to study the relationship between Organization Identification, Satisfaction with Life Roles (Professional, Familiar and recreation) and Turnover Intention, in a sample taken from the Millennials’ Generation. For the collection of data, there were applied the Scales of Organization Identification, of Turnover Intention and Satisfaction with Life Roles, to a sample of 99 employees from the Millennials’ Generation working for an Information Technologies Consultant. The results shown that these professionals are satisfied with their life roles, especially with their leisure activities, and that they feel identified with the Organization they work for. Considering the high and moderate levels of Satisfaction with Life Roles and Organization Identification, the participants revealed moderated levels of turnover intentions. This study verified a direct and significant relationship, even though weak, between Organization Identification and Professional Satisfaction in the overall sample, and in a subsample of employees with higher turnover intentions, a negative relationship, moderated and significant between Organization Identification and Turnover Intention. In the end, there will be presented, the contributions, limitations of the current study and suggestions for future investigations.Lima, Rosário, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCruz, Ana Beatriz Pinto Ferreira da2020-02-06T11:39:59Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41656TID:202465683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:54.946625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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