Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3084 |
Resumo: | O presente projeto pretende refletir sobre a melhoria de desempenho no setor público e que vem ao encontro do princípio de uma melhor eficiência, traduzindo-se no controlo de resultados, atingindo metas e na melhoria dos serviços públicos. A ferramenta que se propõe para promover essa melhoria é a utilização de um Balanced Scorecard (BSC) como metodologia, nos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior (STUBI). Pretende-se demonstrar que a gestão estratégica aliada às ferramentas propostas pelo BSC é capaz de medir e avaliar, através de indicadores/medidas de desempenho, se os serviços estão a cumprir os seus objetivos. O resultado do trabalho apresenta um estudo de carácter estratégico para os STUBI que busca a melhoria de desempenho na gestão, aumentando a eficácia na tomada de decisão, potenciada no processo de monitorização contido no BSC. O estudo contribui para a implementação do recente Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior - PLANO 2020, sendo motivador para que outros departamentos e serviços façam a ligação dos seus objetivos estratégicos aos gerais da UBI aplicando uma metodologia BSC. |
id |
RCAP_43bd7bd4b247e698e43f5130555bb04d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira InteriorAdministração pública - Gestão estratégicaGestão estratégica - Balanced ScorecardO presente projeto pretende refletir sobre a melhoria de desempenho no setor público e que vem ao encontro do princípio de uma melhor eficiência, traduzindo-se no controlo de resultados, atingindo metas e na melhoria dos serviços públicos. A ferramenta que se propõe para promover essa melhoria é a utilização de um Balanced Scorecard (BSC) como metodologia, nos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior (STUBI). Pretende-se demonstrar que a gestão estratégica aliada às ferramentas propostas pelo BSC é capaz de medir e avaliar, através de indicadores/medidas de desempenho, se os serviços estão a cumprir os seus objetivos. O resultado do trabalho apresenta um estudo de carácter estratégico para os STUBI que busca a melhoria de desempenho na gestão, aumentando a eficácia na tomada de decisão, potenciada no processo de monitorização contido no BSC. O estudo contribui para a implementação do recente Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior - PLANO 2020, sendo motivador para que outros departamentos e serviços façam a ligação dos seus objetivos estratégicos aos gerais da UBI aplicando uma metodologia BSC.This project aims to reflect on the public sector performance improvement and meets the principle of better efficiency, resulting in the control results, achievement goals and improvement of public services. The tool is intended to promote such improvement is the use of a Balanced Scorecard (BSC) methodology as in the Technical Services of the University of Beira Interior (STUBI). We intend to demonstrate that strategic management combined with the tools proposed by the BSC are able to measure and evaluate, through indicators / performance measures, if the services are meeting their goals. The project present results of a study of character for strategic STUBI that seeks to improve performance management, increasing efficiency in decision making, potentiating the process of monitoring contained in the BSC. The study contributes to the recent implementation of the Strategic Development Plan for the University of Beira Interior - PLANO 2020 witch can motivate other departments and services making the connection of its strategic objectives to UBI’s applying a BSC methodology.Ferreira, João José de MatosuBibliorumCruz, José Mendes da2015-02-20T12:26:53Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:36.416778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
title |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
spellingShingle |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior Cruz, José Mendes da Administração pública - Gestão estratégica Gestão estratégica - Balanced Scorecard |
title_short |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
title_full |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
title_fullStr |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
title_full_unstemmed |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
title_sort |
Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior |
author |
Cruz, José Mendes da |
author_facet |
Cruz, José Mendes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, João José de Matos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, José Mendes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública - Gestão estratégica Gestão estratégica - Balanced Scorecard |
topic |
Administração pública - Gestão estratégica Gestão estratégica - Balanced Scorecard |
description |
O presente projeto pretende refletir sobre a melhoria de desempenho no setor público e que vem ao encontro do princípio de uma melhor eficiência, traduzindo-se no controlo de resultados, atingindo metas e na melhoria dos serviços públicos. A ferramenta que se propõe para promover essa melhoria é a utilização de um Balanced Scorecard (BSC) como metodologia, nos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior (STUBI). Pretende-se demonstrar que a gestão estratégica aliada às ferramentas propostas pelo BSC é capaz de medir e avaliar, através de indicadores/medidas de desempenho, se os serviços estão a cumprir os seus objetivos. O resultado do trabalho apresenta um estudo de carácter estratégico para os STUBI que busca a melhoria de desempenho na gestão, aumentando a eficácia na tomada de decisão, potenciada no processo de monitorização contido no BSC. O estudo contribui para a implementação do recente Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior - PLANO 2020, sendo motivador para que outros departamentos e serviços façam a ligação dos seus objetivos estratégicos aos gerais da UBI aplicando uma metodologia BSC. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013 2013-06-01T00:00:00Z 2015-02-20T12:26:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136343286087680 |