Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Mendes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3084
Resumo: O presente projeto pretende refletir sobre a melhoria de desempenho no setor público e que vem ao encontro do princípio de uma melhor eficiência, traduzindo-se no controlo de resultados, atingindo metas e na melhoria dos serviços públicos. A ferramenta que se propõe para promover essa melhoria é a utilização de um Balanced Scorecard (BSC) como metodologia, nos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior (STUBI). Pretende-se demonstrar que a gestão estratégica aliada às ferramentas propostas pelo BSC é capaz de medir e avaliar, através de indicadores/medidas de desempenho, se os serviços estão a cumprir os seus objetivos. O resultado do trabalho apresenta um estudo de carácter estratégico para os STUBI que busca a melhoria de desempenho na gestão, aumentando a eficácia na tomada de decisão, potenciada no processo de monitorização contido no BSC. O estudo contribui para a implementação do recente Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior - PLANO 2020, sendo motivador para que outros departamentos e serviços façam a ligação dos seus objetivos estratégicos aos gerais da UBI aplicando uma metodologia BSC.
id RCAP_43bd7bd4b247e698e43f5130555bb04d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira InteriorAdministração pública - Gestão estratégicaGestão estratégica - Balanced ScorecardO presente projeto pretende refletir sobre a melhoria de desempenho no setor público e que vem ao encontro do princípio de uma melhor eficiência, traduzindo-se no controlo de resultados, atingindo metas e na melhoria dos serviços públicos. A ferramenta que se propõe para promover essa melhoria é a utilização de um Balanced Scorecard (BSC) como metodologia, nos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior (STUBI). Pretende-se demonstrar que a gestão estratégica aliada às ferramentas propostas pelo BSC é capaz de medir e avaliar, através de indicadores/medidas de desempenho, se os serviços estão a cumprir os seus objetivos. O resultado do trabalho apresenta um estudo de carácter estratégico para os STUBI que busca a melhoria de desempenho na gestão, aumentando a eficácia na tomada de decisão, potenciada no processo de monitorização contido no BSC. O estudo contribui para a implementação do recente Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior - PLANO 2020, sendo motivador para que outros departamentos e serviços façam a ligação dos seus objetivos estratégicos aos gerais da UBI aplicando uma metodologia BSC.This project aims to reflect on the public sector performance improvement and meets the principle of better efficiency, resulting in the control results, achievement goals and improvement of public services. The tool is intended to promote such improvement is the use of a Balanced Scorecard (BSC) methodology as in the Technical Services of the University of Beira Interior (STUBI). We intend to demonstrate that strategic management combined with the tools proposed by the BSC are able to measure and evaluate, through indicators / performance measures, if the services are meeting their goals. The project present results of a study of character for strategic STUBI that seeks to improve performance management, increasing efficiency in decision making, potentiating the process of monitoring contained in the BSC. The study contributes to the recent implementation of the Strategic Development Plan for the University of Beira Interior - PLANO 2020 witch can motivate other departments and services making the connection of its strategic objectives to UBI’s applying a BSC methodology.Ferreira, João José de MatosuBibliorumCruz, José Mendes da2015-02-20T12:26:53Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:36.416778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
title Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
spellingShingle Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
Cruz, José Mendes da
Administração pública - Gestão estratégica
Gestão estratégica - Balanced Scorecard
title_short Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
title_full Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
title_fullStr Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
title_full_unstemmed Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
title_sort Balanced scorecard (BSC): o caso dos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior
author Cruz, José Mendes da
author_facet Cruz, José Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João José de Matos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, José Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública - Gestão estratégica
Gestão estratégica - Balanced Scorecard
topic Administração pública - Gestão estratégica
Gestão estratégica - Balanced Scorecard
description O presente projeto pretende refletir sobre a melhoria de desempenho no setor público e que vem ao encontro do princípio de uma melhor eficiência, traduzindo-se no controlo de resultados, atingindo metas e na melhoria dos serviços públicos. A ferramenta que se propõe para promover essa melhoria é a utilização de um Balanced Scorecard (BSC) como metodologia, nos Serviços Técnicos da Universidade da Beira Interior (STUBI). Pretende-se demonstrar que a gestão estratégica aliada às ferramentas propostas pelo BSC é capaz de medir e avaliar, através de indicadores/medidas de desempenho, se os serviços estão a cumprir os seus objetivos. O resultado do trabalho apresenta um estudo de carácter estratégico para os STUBI que busca a melhoria de desempenho na gestão, aumentando a eficácia na tomada de decisão, potenciada no processo de monitorização contido no BSC. O estudo contribui para a implementação do recente Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior - PLANO 2020, sendo motivador para que outros departamentos e serviços façam a ligação dos seus objetivos estratégicos aos gerais da UBI aplicando uma metodologia BSC.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013
2013-06-01T00:00:00Z
2015-02-20T12:26:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3084
url http://hdl.handle.net/10400.6/3084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136343286087680